Amanda Gomes Lima da Silva
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar AdministrativoWesley Bastos
Muito obrigado pela ajuda!
respostas 132
acessos 174.796
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar AdministrativoWesley Bastos
Muito obrigado pela ajuda!
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar AdministrativoMuito obrigado Wesley Bastos.
Antonio Henrique Santos Costa
Bronze DIVISÃO 2 , Assistente AdministrativoPessoal a Empressa Unipessoal, não se dissolve se passar dos 180 dias. A junta cria um impedimento ou as vezes nem há impedimentos podendo ser procedida alterações de transforação e adição de sócio. é sempre bom pedir uma triagem do processo na junta antes de dar entrada para ver se há impedimento ou não e se não houver pode proceder com a alteração.
Claudenir
Prata DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade1)Numa transformação de Microempresa-ME para sociedae limitada-ltda é obrigado o enquadramento de ME?
2)Em um contrato de sociedade ltda, sei que os socios fazem as rubricas, as testemunhas também são obrigadas rubricarem?
Heber Patricinio Dias
Prata DIVISÃO 2 , Assessor(a) ContabilidadeNa alteração Ltda para Individual pode aproveitar e alterar o endereço?
Os "Demais documentos exigidos para alteração contratual, conforme o caso " esta se referindo o FCN e a DBE?
Bronze DIVISÃO 2 , Assistente AdministrativoHeber Patricinio Dias - Em uma transformação de LTDA para individual a única alteração que pode haver é a do capital fora isso todos os outros dados tem que estar iguais a situação da junta comercial. (OBS: ja fez a alteração retirando o sócio e deixando a sociedade no prazo de 180 dias?)
Documentos para alteração:
1 - Capa do processo
2 - DAM
3 - DARF
4 - Documento dos sócios( se for corrigir algum dado dos sócios atuais ou se o sócio se casar depois da constituição da empresa e na entrada de novo sócio.)
5 - 3 vias da alteração
6 - Viabilidade se for necessário
7 - FCN se em seu estado ainda não tiver dispensado o documento.
8 - DBE.
Bronze DIVISÃO 2 , Assistente AdministrativoJose Claudenir Reinaldo dos Anjos - Desculpe por não responder mais cedo tive problemas com a minha internet.
1) - Não se transforma Micro empresa em LTDA, Pois uma LTDA pode ser enquadrada como ME. se você tiver um MEI (Micro empreendedor individual é um outro procedimento que esta dando dor de cabeça a muitos contadores. mas se for esse o caso me mande um e-mail que te explico melhor como fazer. - @Oculto - Antonio Henrique)
2)As rubricas são obrigatórias apenas para os sócios, as testemunhas assinam apenas no local especificado para as mesmas.
Heber Patricinio Dias
Prata DIVISÃO 2 , Assessor(a) ContabilidadeAntônio Henrique -Ainda não fiz nada, estou estudando primeiro aqui no forum...rsrs
Primeiro tem que tirar o sócio, para depois fazer a transformação, né.
Eu precisarei de um contrato de Alteração normal?
FNC1 E FCN2 (com os dados do sócio que vai ficar)?
DBE com quais códigos?
Desde já obrigado Antônio!
Bronze DIVISÃO 2 , Assistente AdministrativoHeber Patricinio Dias - Vamos lá, 1ª pense só na alteração retirando um sócio.É nesta alteração que deve-se retirar um socio e mudar qualquer dado da empresa se necessário.
Você deve fazer uma alteração normal com a retirada e transferencia das quotoas do sócio retirante para o remanescente e vai fazer outras alterações se quiser.
Não pode esquecer de fazer uma cláusula dizendo que a sociedade se comprometerá a recompor o quadro societário no prazo de 180 dias e a da Adiministração, pois saiu um sócio e é preciso definir quem fica administrando.
Aqui na Bahia as FCN 1 e 2 ja foram dispençadas, mas não olhei se no seu estado elas permanecem obrigatórias mas se for obrigatorio basta apenas a fcn do socio que ficou.
DBE - Não lembro os códigos...(risos) mas lembro os textos. - 1 - (entrada / saida de sócio), (Alteração do Responsavel.)(Alteração do Quadro societário).
Heber Patricinio Dias
Prata DIVISÃO 2 , Assessor(a) ContabilidadeEntendi Antônio!
Aqui em Goiás é obrigado apresentar as FCN.
Obrigado pela aula!!
Bronze DIVISÃO 2 , Assistente AdministrativoPor nada Heber, Este é meu e-mail: @Oculto. Trabalho na junta comercial da Bahia por isso fica facil explicar a maioria dos tramites aqui. qualquer coisa pode mandar um e-mail que assim que eu puder eu respondo ou a gente se fala por aqui mesmo por aqui mesmo.
Heber Patricinio Dias
Prata DIVISÃO 2 , Assessor(a) ContabilidadeOpa! vou anotar! Qualquer dúvida eu entro em contato
Valeu
Bronze DIVISÃO 2 , Assistente AdministrativoOk!
Andreia Marques
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar ContabilidadeJacyara Alves da Silva
boa tarde!
como faço para fazer essa transformação no sistema?
digo,seria a seguinte: facilita-> alteração-> quadro de sócios/capital ??
quando fiz isso mostra a fcn, porem com os dois sócios que tem na empresa ltda! qual o procedimento para unipessoal?
Afonso Farias Barros Silva Filho
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)Olá, o tópico já é um pouco antigo e pode ter havido algumas alterações de lá pra cá.
O que gostaria de saber é se, no encaminhamento para transformação de sociedade para empresa individual, (ainda) precisa ser feito dois processos, ou seja, primeiro a retirada do sócio(alteração para sociedade unipessoal) e só depois outro referente a transformação em empresa individual. Ou se (já) pode ser feito em um documento só, a saída do sócio e a solicitação de transformação já mencionada.? Caso sim, se possível indicar um modelo.
Desde já, grato pela atenção dos colegas.
Andreia Marques
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar ContabilidadeAfonso Farias,
1º ALTERAR PARA EMPRESA UNIPESSOAL
a) DBE retirando todos os sócios deixando apenas o empresário.
b) Contrato dizendo que a empresa se compromete a recompor o quadro da empresa no prazo de 180 dias.
c) Darf(6621) R$ 21,00 e DAR (32204) R$ 194,00.
d) FCN código : 002 – 021 ( ALTERAÇÃO/ALTERAÇÃO DE DADOS (EXCETO NOME EMPRESARIAL)).
2º TRANSFORMAR PARA INDIVIDUAL
a) EMPRESA:
I. Contrato dizendo que está transformando a empresa em empresário.
II. Capa do processo (ATO: 02 alteração // EVENTO: 046 transformação)
III. DARF R$ 21,00 e DAR R$ 194,00.
b) EMPRESÁRIO:
I. Capa do processo ( ATO: 80 inscrição // EVENTO: 46 transformação)
II. RE
III. DBE ( inscrição do 1º estabelecimento)
IV. DARF R$ 10,00 e DAR R$ 81,00.
c) ENQUADRAMENTO ME.
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)Obrigado Andréia,
1º
Mas, como ela se comprometerá dizendo que irá recompor o quadro da empresa, se a intenção não é essa, mas sim transformar-se em empresário?
Uma das intenções da lei que envolve essa questão não é justamente abrir essa possibilidade aos empresários? É preciso mesmo ficar "escondendo o jogo"? Há algo de ilegal nisso?
2º
Neste "passo" não é mais preciso o preenchimento das FCN's?
3º
Ela já é ME(Micro empresa), mesmo assim tem de fazer nova declaração de enquadramento?
4º
Dependendo da "agilidade" dos servidores da Junta Comercial, é possível fazer esses dois processos no mesmo dia ou não depende apenas dessa agilidade, pois existe "regras"(tipo exegência de certo tempo entre um processo e outro) que impedem que isso seja possível?
Mais uma vez, grato pela atenção.
Andreia Marques
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar ContabilidadeBoa tarde Afonso,
Bom de acordo com as instruções que recebi na junta comercial, para realizar a transformação primeiramente se faz necessário alterar para unipessoal, pois não é permitido fazer a transformação sem que faça essa alteraçao. Não há nada de ilegal pois está no manual do usuário.
Em relação ao preenchimento da FCN, não é necessário pois está sendo feito a transformação, como é pra individual não existe FCN e sim RE.
Já o enquadramento é necessário pois a empresa foi transformada, então a ´´nova empresa´´ precisa ser enquadrada sim.
Não é possível realizar os dois processos juntos pois para transformar a empresa em individual é necessário que a mesma esteja alterada.
Caso tenha alguma dúvida sugiro que procure a junta comercial do seu estado, assim como eu fiz para realizar uma transformação.
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)Obrigado Andreia.
Então a clausula se comprometendo de recompor o quadro seria obrigatório apenas em caso de realmente haver essa intenção, é?
No mais tudo esclarecido! Abraço!
Maria Neres de Oliveira
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidadeboa noite,
alguém pode mim ajudar, estou precisando fazer uma transformação de sociedade ltda em empresário individual,
minha duvida é a seguinte:
a empresa tinha 2 sócios, só que fez uma alteração retirando um e transferindo as quotas todas para um único sócio, e assim depois iriam retornar com outro sócio, como não encontrou outro sócio, resolveram fazer essa transformação, então na alteração consta o capital todo para um único sócio,
minha pergunta é , mesmo com essa alteração tenho que fazer outra ( unipessoal)?
ou agora só a transformação?
desde já agradeço.
Claudenir
Prata DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeNão precisa fazer outra unipessoalidade por que está dentro de 180 dias. Como você parou na unipessoalidade, agora é fazer a viabilidade com nome da nova empresa individual o código do ato: 080 inscrição e código do evento: 046 transformação, digitar as novas novas informações imprimir check list e também relatorio consulta viabilidade, fazer novo DBE para empresário com novas informações dar entrada na junta comercial do seu estado e recolhimentos das taxas no seu caso só referente ao requerimento no boleto o ato: inscrição e transformação com respectivo valor e DARF com código: 6621.
Qual quer dúvidas pode postar.
Érica de Fatima Moraes Penha
Bronze DIVISÃO 4 , Gerente ContabilidadeBom Dia!!!
Lendo os comentários, surgiu uma dúvida.
Como deverei fazer um DBE de 1º estabelecimento como Empresário Individual, o meu CPNJ será outro?
Luciano Castelo Branco Rebouças Filho
Bronze DIVISÃO 3 , Analista ContabilidadeDaiana Padovez
Esse prazo de 180 dias é uma lei, que você tem esse prazo para colocar um outro socio, e não pode constar menos que isso no contrato social. e para fazer o processo 1ª faz uma contrato da saida no socio e faz a documentação no redesim da transformação de ltda para empresario individual. segue abaixo o texto final nesse contrato.
PARAGRAFO ÚNICO: A sociedade tem um prazo de 180 dias para admitir outro sócio, previsto no inciso V do art. 1.033 do CCB. Ultrapassando este prazo todas as quotas da sociedade ficarão concentradas sob sua titularidade.
CLÁUSULA TERCEIRA: Todas as demais cláusulas deste contrato primitivo, não alteradas permanecerão em pleno vigor.
E por estarem assim justos e contratados assinam o presente instrumento, em 03(Três) vias.
Michelle Jaqueline Ramos Ferreira
Bronze DIVISÃO 3 , Técnico ContabilidadeBom dia.
Quero transformar uma Limitada em Unipessoal, porém também terei que fazer alterações como o objetivo, a razão social e endereço.
Então gostaria de saber se consigo fazer essas alterações no mesmo contrato de transformação em Unipessoal.
Entenderam?
Felipe M
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Michelle Jaqueline Ramos Ferreira já passei por isso e consegui alterar tudo que foi preciso no mesmo contrato, não tive problemas.
Bronze DIVISÃO 2 , Assistente AdministrativoBoa Tarde, Michelle Jaqueline Ramos Ferreira.
Sobre a sua duvida, nesse caso será uma alteração normal, basta você retirar os sócios deixando só 1 e abrir um paragrafo ou cláusula informando que a sociedade permanecerá uni pessoal pelo prazo de 180 dias, devendo recompor o quadro ou transformar a sociedade neste período. Uma duvida a sociedade uni pessoal que você esta em mente seria uma empresa EIRELI, porque se for os passos para transforma-la não são só esses.
Paulo Suzuki
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Se for EIRELI nessa alteração voce precisará aumentar o capital social tambem para R$ 72.400,00 (100 vezes o salario minimo)
Rebeca Costa
Bronze DIVISÃO 5 , Administrador(a)Ola Pessoal, preciso de ajuda...
Uma sociedade que ja esta Unipessoal, porem preciso alterar dados dela no contrato social alguem tem modelo?
Alteraçãoes a serem feitas: Atividades , endereço, nome empresarial, endereço do socio remanescente e como ficaria no caso do capital que esta em tesouraria? continua o mesmo como coloco esta descrição no contrato pois no DBE esta dando divergencia no valor das cotas em 100% sendo o tottal de 10 mil 9.500 esta com o socio e 500 em tesouraria...alguem poderia me ajudar? tem modelo deste contrato? como usaria o titulo ? Alteração contratual sociedade limitada ou sociedade unipessoal limitada?
atenciosamente
Lucinadia Siqueira
Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a) EmpresasBoa tarde a todos,
Gostaria de saber se na transformação para empresa Limitada a empresario individual pode se retirar da sociedade.
Neste caso as alterações de inclusão de dois novos sócios e retirada do empresario individual?
Edilene Cristina Silva Moura
Prata DIVISÃO 3 , Técnico ContabilidadeBom dia! Por favor, preciso de ajuda!
Estou fazendo um processo de transformação de sociedade para individual. A Junta Comercial esta me pedindo para primeiro arquivar o contrato unipessoal. Não estou sabendo como processar este, pois montei um processo so e achei que ja estava incluso. Mas eles dizem que não e tem que ser protocolado separado. Alguem tem modelo ou pode me ajudar com essa questão?
Obrigada
Edilene
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade