x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 72

acessos 26.057

RESULTADO OPÇÃO SIMPLES NACIONAL

NEIVA DIAS DE SOUZA

Neiva Dias de Souza

Iniciante DIVISÃO 3 , Account Manager
há 1 ano Quinta-Feira | 29 fevereiro 2024 | 14:05

Boa tarde, colegas!

Alguém saberia dizer como proceder caso o pedido de reconsideração do simples for indeferido? Pelo o que vi podemos fazer o pagamento do simples nacional tendo o número do processo.  Com relação as obrigações acessórias e o INSS
Porque teremos a DCTF , SPED contribuições.  Minha preocupação é ter que entregar atrasado e pagar multa. Algúem saberia responder por gentileza. 

Muito obrigada
Neiva 

Rafael Navarro

Rafael Navarro

Prata DIVISÃO 1 , Analista
há 1 ano Sexta-Feira | 1 março 2024 | 12:03

Prezado Mauricio Souza,

Agradeço a sua observação. Entrei no DEC e lá constavam os Termos. Desta maneira consegui protocolar o processo no SAV.

Saudações,
Rafael Navarro.

RICARDO JACKOW

Ricardo Jackow

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 12 abril 2024 | 15:16

Eu entrei porém não aceitaram, falaram que o pedido não tinha fundamento!! rss. O Pior que paguei a pendência bem antes e por PIX, e não deram baixa no pagamento, mas o pagamento está lá eu peguei até o Comprovante no site da RECEITA! 
Descaso total com os contribuintes e inclusive com os CONTADORES!!

Silvia Cristina Fornazari das Graças

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 semanas Quarta-Feira | 22 janeiro 2025 | 09:47

Bom dia 

Alguém consegue me ajudar? 

Empresa MEI desenquadra em 31/12/2024 do Simples Nacional por falta de pagamento 

Na consulta de opção está aparecendo a seguinte mensagem: "Pendência cadastral e/ou fiscal com o estado: São Paulo"

Já saiu todas as pendencias da Situação Fiscal da empresa e CND do Estado também tudo OK...consultei até IPVA e Multas e também tudo Ok. 

Agradeço a ajudar. 

Murilo Gomes Teixeira

Murilo Gomes Teixeira

há 13 semanas Quarta-Feira | 22 janeiro 2025 | 12:42

Muitos casos de empresas com pendências no ESTADO DE SÃO PAULO, sendo que:

Inscrição Estadual Ativa,
Posto Fiscal alega estar sem pendência para optar pelo simples nacional,
Situação Fiscal do Contribuinte no Posto Fiscal OK,
CND Estadual OK, 
CND Divida Ativa Estadual OK,

alguem encontrou alguma outra coisa? será que vai ser só questão de aguardar?

Murilo Gomes Teixeira
GT Contabilidade & Tecnologia
Contador e Programador | CRC/SP: 311864/O-1 |
(12) 99726-8344 - [email protected]
ANDRÉ RICARDO PILAN

André Ricardo Pilan

Prata DIVISÃO 1 , Não Informado
há 13 semanas Quarta-Feira | 22 janeiro 2025 | 15:09

Em relação ao posto fiscal o que precisa ser feito é enviar o ultimo PGDAS com o faturamento de dezembro de 2024, foi isso que aconteceu com umas das minhas empresas anos atras, se for lucro presumido ou real enviar o SPED FISCAL, ai espera alguns dias que o posto fiscal aceita

Maria Cristina

Maria Cristina

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Depto. Pessoal
há 13 semanas Quarta-Feira | 22 janeiro 2025 | 16:53

Boa tarde!

Estou com uma dúvida. Um cliente foi excluído em 2023 e ficou fora do simples em 2024. Ele está com parcelas de parcelamento atrasadas. Fizemos a opção pelo simples esse ano de 2025 e a empresa regularizou os débitos que apareciam como impedimento, mas as parcelas atrasadas do parcelamento não apareceram e foi deferido o pedido de opção pelo simples.
Existe o risco de chegar dia 17/02 e a receita voltar atrás nesse deferimento? Alguém já teve alguma situação assim?

Angela Rodrigues da Silva

Angela Rodrigues da Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 semanas Quinta-Feira | 23 janeiro 2025 | 12:16

Bom Dia!!!!!

Gostaria muito da ajuda dos colegas. Tenho um cliente que tem Débitos inscritos na Dívida Ativa referente ao Simples, a parte da PGFN foi feito o parcelamento e foi pago a 1ª parcela e já consta no sistema como débitos em exigibilidade suspensa, porém estou com problema na Prefeitura de SP, pois os débitos referente ao ISS também foram parcelados e foi pago a 1ª parcela, mas continua indeferindo a Adesão ao Simples por pendências na Prefeitura, ao entrar em contato me informaram que esse débito só sai do sistema se for pago integralmente, e que nao tem outra opção. Alguém sabe dizer se existe outra forma de resolver isso?

Grata.

Angela

há 13 semanas Quinta-Feira | 23 janeiro 2025 | 18:00

Boa tarde a Todos 

Estou com o caso de uma empresa do MEi que foi desenquadrada do Simples. 
Após toda a regularização, a opção do Simples apresentando a seguinte mensagem - Pendência cadastral e/ou fiscal com o estado: São Paulo

Entrei em contato com o chat da Receita Federal, segue respostas: 

Silvia - Por favor gostaria de saber se vocês estão com relatos de MEI que regularizou as pendencias e que não consegue optar pelo Simples ?

Chat receita Federal - Vários, todos os dias, é uma grande parte do nosso atendimento de Simples Nacional. Porém, não temos o que fazer aqui na Receita Federal.
As orientações para a Opção do Simples Nacional 2025 em âmbito Estadual estão descritas nesse link:
portal.fazenda.sp.gov.br
Em caso de maiores dúvidas deverá buscar o atendimento na Fazenda Estadual: https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/atendimento
Os Entes (Estados, DF e Municípios) enviam um arquivo digital para a base de dados do Simples Nacional com os CNPJ que possuem pendências. Se a situação mudar, o ente correspondente deve enviar um outro arquivo atualizado, e há um prazo limite para isso ocorrer, a depender de cada ente.
O fato de não aparecer nenhuma pendência na consulta deles, não quer dizer que eles já enviaram o arquivo do Simples nacional sem as pendências. 
O Estado tem que informar no Sistema do Simples Nacional, que é um sistema integrado de todos os entes, não só da Receita Federal.
Tem um cronograma com o envio dessas informações., que é o seguinte .... 09/01*, 16/01, 23/01, 30/01 e 06/02 (final)

Resumindo, se a Secretaria da Fazenda não informar que a empresa não tem mais irregularidades, o processamento da opção do Simples e do MEI ficarão  pendentes. 

Dois outros detalhes importantes, empresa MEI que desenquadrou do Simples Nacional, o contribuinte tem que fazer as duas opções, primeiro a do Simples Nacional e depois do SIMEI. 
Os processamentos ocorrerão uma vez por dia, sempre que o contribuinte acessar o serviço Acompanhamento da Formalização da Opção e Enquadramento.  Atenção: Se o contribuinte não acessar a sua página de acompanhamento, a situação da solicitação de opção será modificada apenas no processamento final.

Vamos ficar na luta acompanhando. 
Espero que  estas informações os ajudem.

Página 3 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade