x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 115

acessos 30.555

Restituição simples nacional ( falta de pagamento )

DANILO PEDRO ALVES

Danilo Pedro Alves

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 5 semanas Segunda-Feira | 5 maio 2025 | 11:31

Prezados, bom dia!

Alguma novidade a respeito dos valores a serem restituídos? Estou no mesmo barco que vocês com 02 empresas paradas pedidos feitos em 27/01 e 30/01/2025.
Pra quem recebeu alguma mensagem ou tem alguma novidade por gentileza nos informar.
Pensei em cancelar os pedidos e efetuar novamente, porém será que não demoraria ainda mais?
Por ser uma "fila", acredito que se cancelar vai entrar no final está correto meu raciocínio?

Aguardo retorno e vamos pensar positivo, porque realmente esse DESGOVERNO veio pra dificultar a vida de todos e não acrescentar em nadaaaaaa....

PEDRO APOENA SAVIOLI ROCHA

Pedro Apoena Savioli Rocha

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 4 semanas Sexta-Feira | 16 maio 2025 | 07:33

Olá!

Tenho alguns pedidos de Restituição feitos em 08/2024.

Em abril, recebemos a mensagem informando que a Restituição seria paga em 22/04, o que não ocorreu.

Dia 28/04, recebemos a seguinte mensagem:

"A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) informa que foram identificadas falhas no crédito de restituições do Lote de Pagamento Automático de abril/2025. A sua restituição via chave PIX CNPJ , utilizada para o crédito de sua restituição,  foi devolvida por algum dos seguintes motivos:

1) Erro no processamento bancário;
2) Chave PIX-NI indicada para crédito da restituição não está cadastrada junto a instituição bancária alguma.

No caso do problema relatado no item 1, a RFB informa que restituição provavelmente será incluída próximo lote de pagamento automático previsto para ser pago no dia 20/05/2025.
Já no caso do problema relatado no item 2, o contribuinte, para receber a restituição, deve efetuar o cadastramento da referida chave PIX junto à sua instituição financeira ou, se preferir, indicar os dados bancários que deverão ser utilizados em nova tentativa de crédito. Para efetuar a indicação dos dados bancários, utilize o serviço Atualização de Dados Bancários disponível no Portal e-Cac, no sítio da RFB na Internet.
Ressaltamos que não é possível alterar o beneficiário por meio da utilização desse serviço. Para alterar o beneficiário, procure o atendimento no ChatRFB, no serviço Protocolo de Processos.

Atenciosamente,

Secretaria da Receita Federal do Brasil"

Mas, até o momento, não recebemos nada informando o pagamento de maio.

Jéssica

Jéssica

Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 3 semanas Sexta-Feira | 23 maio 2025 | 08:32

Olá, 

Tenho alguns pedidos que até o momento não houve pagamento. Hoje entrei em contato via chat para poder protocolar uma manifestação de inconformidade e obtive a seguinte resposta: 

"Cada tipo de processo é analisado por uma equipe especializada no respectivo assunto.
Essa análise segue a ordem cronológica de protocolo a fim de dar tratamento isonômico e imparcial a todos os interessados, por isso não é possível precisar o tempo de forma individualizada.
A Receita Federal atua para atender as solicitações o mais rápido possível, mas não há como verificar quanto tempo falta para concluir a análise de um processo, seja pelo Chat RFB ou por outro canal. 
Mas se quiser peticionar tem direito."

Ou seja, cada um fala o que quer no chat e eles não tem nenhuma orientação a ser dada sobre o assunto. 

DANILO PEDRO ALVES

Danilo Pedro Alves

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 3 semanas Sexta-Feira | 23 maio 2025 | 08:49

Jéssica,

Na verdade o real motivo para esse atraso acredito seja a GREVE dos Auditores da Receita Federal, está um verdadeiro caos esse GOVERNO DILMO 2.0,  todos os pagamentos atrasados de acordo com notícia daqui mesmo do site.

www.contabeis.com.br

O que nos resta é aguardar a boa vontade deles infelizmente

Paloma S.R

Paloma S.r

Iniciante DIVISÃO 1 , Publicitário(a)
há 2 semanas Quinta-Feira | 29 maio 2025 | 17:48

Olá, boa tarde!

Hoje ao entrar em contato na Receita Federal via chat, recebi a seguinte resposta sobre o atraso no pagamento das restituições:

"Estavam suspensos TODOS os pagamentos das restituições, inclusive os pedidos recentes, já que estava ocorrendo uma triagem por conta de supostas fraudes. Mas, os pagamentos voltaram a ser feitos e seguem uma ordem cronológica com base nos deferimentos, portanto a orientação é ficar monitorando o DTE (Domicílio Tributário do Simples Nacional), acessado pelo Portal do Simples Nacional."
Agora é torcer para ser verdade e que seja normalizado o quanto antes.

João Paulo Queiroz

João Paulo Queiroz

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 1 semana Terça-Feira | 3 junho 2025 | 11:45

Tomara que retorne mesmo, estamos na luta pra manter os escritorios e clientes. 
Uma vergonha um governo que não cumpre com suas obrigações e não se preocupa com as empresas que geram empregos e renda.

RODRIGO ZANONI

Rodrigo Zanoni

Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 1 dia Sábado | 14 junho 2025 | 15:19

Boa tarde a todos, acabei de consultar uns pedidos meus e sumiram do altera dados bancários, e a mensagem é pra chegar na segunda dia 16 por que tem o feriado do dia 19, mais alguém de vocês aconteceu o mesmo? Acho que dessa vez vão pagar com fé em Deus!!

RODRIGO ZANONI

Rodrigo Zanoni

há 20 horas Domingo | 15 junho 2025 | 14:22

Bom dia Elton, os meus sumiram e não voltaram acho se fosse voltar já tinha voltado pois amanhã ficamos sabendo já se vai chegar mensagem, tem mais alguém que os pedidos sumiram e que nao sumiram?

Adriana Silva Augusto

Adriana Silva Augusto

Bronze DIVISÃO 4 , Advogado(a)
há 16 horas Domingo | 15 junho 2025 | 18:24

Rodrigo Zanoni só me tira uma dúvida 
1- que dia você fez a solicitação ? 

2- o método de como o recurso vai cair você colocou como Pix -cnpj? Ou foi agência e conta normal ? 

3- qual é o estado e cidade das empresas ? 

Estou querendo saber pois tenho empresas para receber desde mês 9 , porém fui fazer uma solicitação de uma nova empresa e já de cara ,o ecac teve uma mudança , o recebimentos para o simples nacional só será creditado em pix-cnpj. Não será mais creditado em agência e conta.

Se poder me responder essas 3  perguntas , e também caso receber as mensagem nos avisar por favor 

RODRIGO ZANONI

Rodrigo Zanoni

há 3 horas Segunda-Feira | 16 junho 2025 | 08:05

Bom dia, os meus pedidos coloquei todos via pix cnpj, só que não recebi nenhuma mensagem até agora, creio que vai ser mais um mês sem receber, meus pedidos são de janeiro a março 2025, não sei mais o que falar para os clientes mais um vez sem receber, alguém de vocês receberam as notificações via ecac? 

roger eduardo barbosa

Roger Eduardo Barbosa

Bronze DIVISÃO 4 , Administrador(a) Empresas
há 2 horas Segunda-Feira | 16 junho 2025 | 08:20

Bom dia, aqui alguns pedidos sumidos ainda, acabei de olhar, não veio mensagem de pagamento ainda, mas o ECAC ta bem atrasado nos envios das msg, recebi mensagem de compensação sexta 23:30. 
pedidos aqui tenho empresas de todos os meses sumidos, menos de Janeiro de 2025, nesse mês nenhum pedido sumiu.
aguardando pra ver se cai mensagens e pagamentos, acredito que hoje final do dia ou amanha de manha teremos alguma resposta.

Inaiá Rocha

Inaiá Rocha

Iniciante DIVISÃO 1 , Agente Vendas
há 1 hora Segunda-Feira | 16 junho 2025 | 09:26

"Bom dia! Gostaria de saber se há algum processo de restituição programado para pagamento. Tentei acessar o portal e-CAC para conferir, mas recebi a seguinte mensagem:
'Prezado Usuário, não foi possível validar os seus dados nas bases cadastrais da Receita Federal. Por favor, tente mais tarde.'
Caso alguém tenha informações sobre pagamentos previstos ou esteja enfrentando o mesmo problema no sistema, por favor, me avise."

Luis Alfredo

Luis Alfredo

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 minutos Segunda-Feira | 16 junho 2025 | 10:56

Bom dia Pessoal 

Tenho 3 empresas com os processos no status DEFERIDO TOTAL, todos os pedidos feitos em 2024, 1 dessas empresas é um CNPJ baixado e a restituição será na conta do Sócio indicado no Distrato, valores alto, a outras duas empresas estão ativas e uma delas tem saldo alto a receber! 

Dessas 3, todas haviam sumido do "Alterar Conta", apenas a empresa que esta baixada voltou com a opção de alterar conta, acredito que as outras duas vem notificar pagamento entre hoje e amanha, vou avisando por aqui a todos! 

Fé que isso esta voltando ao normal! 

Página 4 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade