x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 153

acessos 21.418

abertura de empresas

anderson henrique da silva

Anderson Henrique da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 2 fevereiro 2011 | 23:12

Boa noite!

Gostaria de uma grande ajuda, estou montando um escritorio de contabilidade e ja tenho uma empresa para fazer a abertura so que não tenho muita pratica pra não ficar veio estou querendo uma ajuda!

Tenho que registrar uma empresa de prestação de serviços e consultiria de informatica.

Qual o 1º passo?

Se possivel gostaria de um passo a passo!

Obrigado pela atenção e aguardo retorno!

Josemar Pereira

Josemar Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 3 fevereiro 2011 | 08:59

Nõ ficou muito claro o que na verdade qual é o seu problema. Queres constituir uma empresa para o seu escritório de contabilidade ou você já tem o escritório e queres constituir uma empresa para um cliente seu?

Josemar.

anderson henrique da silva

Anderson Henrique da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 3 fevereiro 2011 | 17:14

Boa tarde! Josemar Pereira

Desculpa ai a pergunta mal formulada.

Vamos la:

Eu estou entrando no ramo agora e gostaria de algumas dicas.

Tenho que registrar uma empresa que vai prestar serviços e assessoria de informatica, bom qual a melhor forma de eu registra-la.

Individual, ltda não sei.
Para ser mais especifico gostaria de saber o passo a passo de fazer um registro de uma empresa, mais tudo que tem direito CNPJ, CFDF, Alvara e tudo mais.

Obrigado pela atenção e aguardo retorno!

MARCIA MARIA DOS SANTOS

Marcia Maria dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Agente Turismo
há 13 anos Sexta-Feira | 4 fevereiro 2011 | 00:08

Boa noite!

Preciso de ajuda...
Me procuraram para abrir uma pizzaria e como não tenho muita experiencia, preciso saber quais são os procedimentos, como orientar este cliente e como devo cobrar pelo serviço...

Desde ja agradeço e aguardo


Att.

MARCIA MARIA
TÉC. CONTÁBIL
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 4 fevereiro 2011 | 23:47


Anderson, boa noite.

Tenho que registrar uma empresa de prestação de serviços e consultiria de informatica.

Qual o 1º passo?

Se possivel gostaria de um passo a passo!


O registro de uma empresa não é complicado, quando se têm alguma prática.

O que te sugiro, é que contate um profissional (de sua inteira confiança) para que possa te assessorar nesse passo a passo que almeja.

Isso porque são vários registros em muitos órgãos e mesmo que voce pague por esta assessoria, será um investimento para o resto da sua vida.

Existem profissionais solidários. Afinal nessa vida, quem já não precisou de um guru?

Boa sorte.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 4 fevereiro 2011 | 23:51


Manoel, boa noite.

Gostaria que alguém me confirmasse se uma panificadora têm obrigatoriedade de ser ltda. ou pode ser registrada como empresário individual ?


Nada impede que seja registrada como limitada ou individual.
Mas pela praticidade (no caso de venda da empresa, admissão de sócio, contratação de financiamentos), sempre que possível, opte pela LTDA.

Em alguns casos, essa modalidade, tende a encurtar caminhos.



Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sábado | 5 fevereiro 2011 | 00:02

Márcia, boa noite.

Me procuraram para abrir uma pizzaria e como não tenho muita experiencia, preciso saber quais são os procedimentos, como orientar este cliente e como devo cobrar pelo serviço...


Um grande canal de empatia entre contador(a) e cliente começa pela segurança nos argumentos que são transmitidos pelo(a) primeiro (a) ao segundo.

Por mais que te dê dicas por aquí, sempre surgirá um questionamento diferente por parte do cliente.

Dessa forma, assim como sugerí ao Anderson, aconselho procurar um (a) profissional amigo(a) (aliás, que seja mais amigo(a) que profissional) aí da sua região para que possa te passar essas dicas in loco.

Detalhe: MAS QUE SEJA PESSOA DA SUA INTEIRA CONFIANÇA.


Ninguém nasce sabendo e essa permuta de informações é válida. Basta que escolha a pessoa certa a te assesssorar. Mesmo que isso lhe tenha um custo, chame de investimento.

Boa sorte.

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sábado | 5 fevereiro 2011 | 00:04

Charles, boa noite.

Como faço para abrir uma empresa limitada , seria primeira quer vou abrir preciso de uma auxilio... quais passos a seguir


Sugiro proceder conforme dicas acima, repassadas aos colegas Anderson e Márcia, ok?

Boa sorte.

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Luiz Carlos Ferreira

Luiz Carlos Ferreira

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 7 fevereiro 2011 | 09:18

Preciso de uma informação

Uma empresa que está localizada em um endereço como matriz e agora vai prestar outro tipo de atividade em outro endereço diferente da matriz, tem obrigação de abrir uma filial, com um novo CNPJ?

A pergunta é sobre a necessidade de criar uma filial devido ao CNPJ, pois a matriz deve ter um CNPJ diferente da filial?

Onde encontro a Lei especifica sobre esse assunto.

Silvana Maria Alves

Silvana Maria Alves

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 8 fevereiro 2011 | 16:11

Hugo Ribeiro

Boa tarde

Estou abrindo duas empresas uma de Comercio Atacadista de Perfume o
CNAE 4646-0 pergunto Neste caso o anexo do Simples nacional é o Anexo I, ja que este tipo de produto é de substituição tributária?

Segunda empresa e de Construção Civil e reforma também pesquisei e ela pode também ser Simples nacional e o anexo é o IV, pergunto Tenho que pagar o INSS por fora do Simples o que é pagar por fora, se eu entendi tenho que pagar o 20% do Pro-labore e Funcionários?

Agradecida

Silvana

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 8 fevereiro 2011 | 21:48

Silvana, boa noite.

Comércio em geral está sim enquadrado no anexo I, notadamente atacadista de perfume.

Dado a particularidades da venda por atacado de mercadoria sujeita a ST, sugiro leitura da Resolução CGSN 51.

De fato, construção de imóveis e obras de engenharia em geral deverá ter sua tributação no anexo IV, onde não estará incluída no Simples Nacional a contribuição do INSS, devendo ser recolhida segundo a legislação prevista para os demais contribuintes, exemplificando, segmentos do Lucro Presumido. É o que determina o Art. 18, § 5º-C - Inc. I da LC 123 de 14/12/2006

Dessa forma, o INSS patronal sobre Pró-Labore, Folha de pagamento, remunerações a autônomos, deverá sim ser pago à parte do DAS.

Att

Hugo.





Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 8 fevereiro 2011 | 21:52


Charles, boa noite.

... abrir um escritorio de contabilidade que tbm pudesse trabalha tanto na area publica como privada seria possivel ou tem algo que não permitar


Muitos de nós contadores dominamos a contabilidade privada, mas são pouquíssimos os que têm conhecimento na área pública, uma contabilidade totalmente diferenciada.

Nada impede que contador com domínio da área de contabilidade pública o faça... é serviço próprio do mesmo.



Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Josemar Pereira

Josemar Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 9 fevereiro 2011 | 09:03

Bom dia Julio Cesar!!

"Boa Noite. Estou com duvidas..... quero saber se é possivel ter dois nomes fantasia para um mesmo CNPJ? "

Nesse caso acho meio impossível, considerando que uma mesma empresa não usaria dois nomes de fantasia e em se tratando de duas empresas distintas, com certeza terão endereços distintos, caso em que não terá como registrar duas empresas distintas no mesmo cnpj.

Não sei se minha colocação foi clara.

Boa Sorte!!
Josemar

EDDYNETE GALON ELLER MACHADO

Eddynete Galon Eller Machado

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 9 fevereiro 2011 | 09:14

Bom dia Pessoal,

Acabei de receber meu CRC e quero começar a trabalhar em casa, como um extra, já tenho uns amigos que vão abrir uma empresa de informática com os CNAEs 4751-2/00 comércio e 9511-8/00 manutenção, pelo o que já consultei essa empresa pode se enquadar no Simples, mas não sei por onde começar, quais programas eu devo ter em casa para dar suporte e fazer a contabilidade dessa Microempresa??

noelia souza santos

Noelia Souza Santos

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 9 fevereiro 2011 | 11:46

Bom Dia.

Preciso abrir uma empresa numa área rural onde sua atividade é a exposição de artes (objetos em madeira), espaço natureza (onde tem bichos, trilhas na mata para apreciação da natureza) também espaço para shows culturais e educativos... atualmente, escolas tem levado seus alunos para vivenciar na prática esse tipo de ambiente. Agora o proprietário quer formalizar pois já esta cobrando pela entrada das pessoas no local e também quer ver se consegue recursos na fatia do governo destinado à cultura pra melhorar o negócio. Em qual cnae essa atividade pode se enquadrar? Poderá ser enquadrada no simples? será uma sociedade por quotas ltda. Também tem a questão da área rural... Preciso de informações desse tipo, se alguem poder me ajudar, agradeço desde já.

julio cesar czarnobay

Julio Cesar Czarnobay

Iniciante DIVISÃO 2, Professor(a) Educação Física
há 13 anos Quinta-Feira | 10 fevereiro 2011 | 07:27

obrigado pela resposta josemar....


e se for possivel, analise a seguinte cituação.

possuo uma academia de musculação, estou registrando a mesma, vou colocar um nome fantasia, mas quero utilizar este mesmo cnpj para realizar atividades de esportes de aventura.
qual a melhor forma de informar a prestação de serviço com esporte de aventura ? aumentando o nome fantasia?ou?...

por ex:
nome fantasia, academia superação e esportes e aventura....

pois não quero abrir outro cnpj!!!


Lucilene

Lucilene

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 11 fevereiro 2011 | 11:30

Bom Dia,

Preciso fazer uma alteração no CNPJ de uma empresa, que foi outro contador que abriu, e o CRC dele está vinculado a empresa.

O que posso fazer para desvincular o nome dela a empresa e incluir o meu?

Obrigada

Lucilene

Lucilene R. Pereira
Josemar Pereira

Josemar Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 11 fevereiro 2011 | 11:32

Bom dia Luciana!!!

Te aconselho a criar uma nova empresa para a oficina, pois, se abrir uma filial, poderá comprometer a receita bruta da matriz, no que diz respeito a tributação.

Abraços,

Josemar

Página 3 de 6

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.