x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 66.972

Calcular CMV sem controle de estoque

giovani pereira

Giovani Pereira

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 23 novembro 2010 | 12:32

Boa Tarde.

Como consigo calcular CMV, para empresas que não tem controle de estoque.
Como contabilizar CMV, e quando uma empresa faz um invetário e o mesma da diferença entre estoque físico, com no sistema como fazer o ajuste Contábil.
Sem mais, aguardo

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 23 novembro 2010 | 22:37


Giovani, boa noite!!!

Para apurar-se o CMV, imprescindível que voce tenha em mãos, o inventário de mercadorias fornecido pelo cliente.

A apuração do CMV é determinante para que se apure o resultado do exercício de qualquer empresa, motivo pelo qual deverá insistir para que o seu cliente mantenha tal controle, até para não ser penalizado em eventual levantamento específico por parte do fisco.


Sobre as diferenças de estoque:

Caso o estoque do sistema em relação ao físico esteja maior, representa que o cliente omitiu vendas. Escriture o estoque e após, emita documento fiscal baixando o excedente.

Caso o estoque do sistema esteja negativo, quer dizer que foi vendida mercadoria sem q houvesse nota fiscal de compra, situação mais complexa de resolver.

Resguardada as proporções, uma das alternativas seria fazer denúncia espontânea, recolher os impostos com encargos e efetuar anotação no RUDFTO.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Everton Pereira da Silva

Everton Pereira da Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 25 novembro 2010 | 17:19

Infelizmente, nem todas as empresa fornecem as informações devidas para nós contabilistas, ja me deparei com situação parecida com esta, onde fiz o seguinte:

Fiz uma pesquisa do percentual de margem de lucro que a sefaz estadual considera sobre a comercialização das mercadorias (aqui em MT é de 40%), então da receita bruta deduzi esse percentual, e lancei no cmv, baixando o estoque.

"O sucesso geralmente vem para aqueles que estão muito ocupados para estarem procurando por ele" - Henry David Thoreau
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 26 novembro 2010 | 15:14

Boa tarde,

O custo das mercadorias vendidas quando "estimado" pelo contador, nunca traduz a realidade do negócio. Concordo plenamente quanto ao descaso dos empresários no que se refere a este assunto, assim como concordo com o inquestionavel fato de que "empresas pequenas não têm programas que controlem os estoques".

Entretanto, considerem que ao tomarem para si a responsabilidade de estimar os custos, estão se responsabilizando também por quaisquer notificações fiscais decorrentes da aquisição e ou alienação de mercadorias sem a cobertura de Notas Fiscais. Afinal quem passou as informações (obrigatórias) para o fisco e deu-lhe condições de autuar foi o contador.

Se a empresa é pequena, pequeno será seu estoque. A contagem física é obrigatória e de inteira responsabilidade da empresa, ou seja, não deve (nem pode) ser substituída por estimativa em percentuais indicados pelo contador.

...

Jailson Nascimento

Jailson Nascimento

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 29 novembro 2010 | 15:31

Boa tarde Saulo,

O que eu pude entender das suas explicações é que, se a empresa não tiver o programa de controle de estoque ela terá que contar fisicamente cada um dos produtos. E o que o Sr. nos orienta a fazer, uma vez que os clientes não querem ficar contando produto por produto.

Jailson Nascimento
Contador

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 29 novembro 2010 | 17:47

Boa tarde Jailson,

Imagino que estejamos falando de empresas Optantes pelo Simples Nacional.

O Livro Registro do Inventário anual para empresas optantes pelo Simples Nacional é obrigatório e previsto na determinação do Inciso II, Artigo 3º da Resolução CGSN 10/2007 cuja integra dispõe:

Art. 3º As ME e as EPP optantes pelo Simples Nacional deverão adotar para os registros e controles das operações e prestações por elas realizadas:

II - Livro Registro de Inventário, no qual deverão constar registrados os estoques existentes no término de cada ano-calendário, quando contribuinte do ICMS;


Se você atribui um percentual de custo ao total das mercadorias vendidas, como irá escriturar, encadernar e registrar o Livro Registro de Inventário? Quais mercadorias, quantas unidades e quais os custos irá atribuir à cada item até que "feche" com o valor que você determinou como estoque em 31 de Dezembro?

Entretanto, este não é o real motivo para se evitar atribuir percentuais de custos com vistas a evitar a contagem física dos estoques. O principal ainda é a responsabilidade assumida de forma gratuita e sem outro propósito que não a de "diminuir o trabalho" do cliente.

Reúna-se com ele, informe-o da necessidade, notifique-o por escrito desta obrigação, mencione a legislação e sobretudo faça-o ver que manter o controle dos estoques irá beneficiá-lo em diversos aspectos, principalmente no que diz respeito a custos. Não será dificil conscientizá-lo de que a obrigação é dele e que mesmo que você queira, não há como ajudá-lo, pois atribuir custo às mercadorias vendidas significa alterar os estoques e ter que "inventar" itens, quantidades e valores unitários no Livro Registro de Inventário.

Nota
O acima exposto deve servir também para empresas tributadas pelo Lucro Presumido, que igualmente são obrigadas a escrituração e registro do Livro Registro de Inventário.

...

luiz sergio da silva

Luiz Sergio da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 16 dezembro 2010 | 13:07

Boa tarde pessoal
Obrigado Saulo pelas explicaçãoes, pelo o que eu entendi, só as empresas simples nacioanal contribuintes do ICMS é que tem a obrigação de manter o livro registro de invetario, estou correto? por que aqui no Parana as empresas simples que tem o faturento bruto até R$ 360.000,00 são isentas.

LUIZ SERGIO DA SILVA
CONTADOR
PONTA GROSSA - PARANA
FRANCISCO HUDSON FERREIRA DE CARVALHO

Francisco Hudson Ferreira de Carvalho

Bronze DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 16 dezembro 2010 | 19:33

Mas e quanto ao que se refere o RIR, conforme a integra abaixo:

Art. 294. Os produtos em fabricação e acabados serão avaliados pelo custo de produção (Lei nº 154, de 1947, art. 2º, § 4º, e Lei nº 6.404, de 1976, art. 183, inciso II).

§ 1º O contribuinte que mantiver sistema de contabilidade de custo integrado e coordenado com o restante da escrituração poderá utilizar os custos apurados para avaliação dos estoques de produtos em fabricação e acabados (Decreto-Lei nº 1.598, de 1977, art. 14, § 1º).

§ 2º Considera-se sistema de contabilidade de custo integrado e coordenado com o restante da escrituração aquele:

I - apoiado em valores originados da escrituração contábil (matéria-prima, mão-de-obra direta, custos gerais de fabricação);
II - que permite determinação contábil, ao fim de cada mês, do valor dos estoques de matérias-primas e outros materiais, produtos em elaboração e produtos acabados;
III - apoiado em livros auxiliares, fichas, folhas contínuas, ou mapas de apropriação ou rateio, tidos em boa guarda e de registros coincidentes com aqueles constantes da escrituração principal;
IV - que permite avaliar os estoques existentes na data de encerramento do período de apropriação de resultados segundo os custos efetivamente incorridos.

Art. 295. O valor dos bens existentes no encerramento do período de apuração poderá ser o custo médio ou o dos bens adquiridos ou produzidos mais recentemente, admitida, ainda, a avaliação com base no preço de venda, subtraída a margem de lucro (Decreto-Lei nº 1.598, de 1977, art. 14, § 2º, Lei nº 7.959, de 21 de dezembro de 1989, art. 2º, e Lei nº 8.541, de 1992, art. 55).

Art. 296. Se a escrituração do contribuinte não satisfizer às condições dos §§ 1º e 2º do art. 294, os estoques deverão ser avaliados (Decreto-Lei nº 1.598, de 1977, art. 14, § 3º):

I - os de materiais em processamento, por uma vez e meia o maior custo das matérias-primas adquiridas no período de apuração, ou em oitenta por cento do valor dos produtos acabados, determinado de acordo com o inciso II;
II - os dos produtos acabados, em setenta por cento do maior preço de venda no período de apuração.

§ 1º Para aplicação do disposto no inciso II, o valor dos produtos acabados deverá ser determinado tomando por base o preço de venda, sem exclusão de qualquer parcela a título de Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicações - ICMS.

§ 2º O disposto neste artigo deverá ser reconhecido na escrituração comercial.



Se aplica só a indústria?

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 20 dezembro 2010 | 18:43

Boa noite, Francisco


De acordo com as próprias palavras do artigo, este conceito se aplica exclusivamente às indústrias:

Art. 294. Os produtos em fabricação e acabados serão avaliados pelo custo de produção
(grifei estes trechos de propósito)


Saudações

Ricardo C. Gimenez
Contador | CRC Ativo desde 1995
Professor de Matemática
Autor de análises e estudos técnicos publicados em Procedimentos Contábeis
Edna Ione Sampaio

Edna Ione Sampaio

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 2 maio 2012 | 16:10

Boa tarde..

é possível calcular o CMV sem ter o controle estoque do cliente.. calcular somente com os saldos contábeis.. no caso seria inventário permanente?

Digamos que a empresa fez sua primeira compra agora...

Contabilizo:

Pela compra
valor 580,00
icms a recuperar 12% 69,60

D= estoque 510,40
D= icms a recuperar 69,60
C= fornecedor a pagar 580,00

Pela venda
Margem 10% 638,00

D= Caixa 638,00
C= receita c/ vendas 638,00

D= CMV (CR)
C= estoque

Formula CMV = EI + C - EF = (0,00 + 538,00-127,60)= 410,40
EF = EI + C - Imp. a recuperar - vendas = 127,60

eu tenho lido varias postagens mas nao consigo calcular o cmv de um modo satisfatorio que eu entenda..

Para mim o cmv deveria ser o mesmo valor que entrou no estoque R$ 510,40.. porque estoque é ativo e precisa zerar..

desde ja agradeço..

Edna.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies