x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 41

acessos 38.204

Rais - Duvidas

luiz antonio rodrigues

Luiz Antonio Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 15 fevereiro 2011 | 13:40

Gostaria de saber qual CBO posso usar para serviços gerais na RAIS?
Os empregados são de uma industria de produtos siderurgicos. Antes eu usava o de empregado doméstico dos serviços gerais, mas agora isso não é mais possivel.

Camila Ferreira Rodrigues

Camila Ferreira Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 13 anos Terça-Feira | 15 fevereiro 2011 | 14:46

Boa tarde colegas, estou com uma dúvida que o suporte da Rais não pode me ajudar.
Na convenção coletiva do Sindicato dos Comerciarios de SP existe uma cláusula chamada "indenização por tempo de serviço" ela é calculada no mês da rescisão do empregado. A minha dúvida é:
Onde eu lanço na GDRais este valor, junto com a remuneração do mês ou no campo gratificações que fica em "verbas pagas na rescisão". Desde já agradeço

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 15 fevereiro 2011 | 15:38

Boa Tarde!

Estou com um probleminha que gostaria de verificar junto aos colegas!

Exportei a RAIS do programa Contabil (SCI) p/ o Rais, durante a conferencia de valores, verifiquei que estão corretos.

Porem ao sair da tela de funcionários aparece o seguinte aviso:

"A remuneração informada no mês de desligamento não corresponde ao total de dias trabalhados. Confirma?"

e em seguida:

"Atenção! Valores referente a verbas rescisórias devem ser informados no campo Verbas pagas na rescisão."

Esse aviso é normal? Alguem teve situação igual?
Alguma orientação?

Olga de Holanda Siqueira

Olga de Holanda Siqueira

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 13 anos Terça-Feira | 15 fevereiro 2011 | 15:49

Limas, é só você conferir se está correto os dias pagos na rescisão. Ás vezes o funcinário faltou e portanto não vai corresponder mesmo.
O outro aviso é para você verificar se nesse funcionário demitido, você lançou os valores das verbas rescisórias.

luiz antonio rodrigues

Luiz Antonio Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 15 fevereiro 2011 | 16:51

Olá Boa tarde a todos
Estou elaborando a RAIS de uma Ind. de Produtos Sid; e não consigo encontrar um CBO em que se enquadra os funcionários que fazem Serviços Gerais, aux. nas entregas e etc.
Na Rais 2009 eu usava o 5121-05 (Emp. Doméstico dos Serviços Gerais), mas na Rais 2010 já não é aceito esse CBO.
Alguém pode me ajudar???

MARCIA

Marcia

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 13 anos Terça-Feira | 15 fevereiro 2011 | 17:19

Pessoal preciso de ajuda, minha rais não esta aceitando menor 16 anos como aprendiz na rais, como devo proceder ??
Erros ocorridos Menor de 16 anos sem alvará judicial não deve ser informado na rais
Alvará =2
Vinculo =55
Data Nascimento= 21/06/1995
O que pode esta ocorrendo para dar este erro??
Agradeço

André M. Reis

André M. Reis

Prata DIVISÃO 3, Chefe Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 5 agosto 2011 | 15:34

"desde 2010" na verdade é apenas a última RAIS que não foi entregue constando as informações relativas ao ano base 2010.

na Rais de 2011 foram enviadas as informações referete ao ano de 2010

VC deve baixar o GDRAIS2010 (e não o GDRAIS Genérico) e fazer as informações destes trabalhadores e posteriormente fazer a transmissão do arquivo utilizando o RAISNET.

Os arquivos para download, bem como, manual e demais informações estão no site da RAIS

Antes de perguntar, pesquise. Nâo seja preguiçoso. A pesquisa enriquece seus conhecimentos.
Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.