x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 11

acessos 31.140

Empresario individual com razão diferente do nome

Luana  Allegretti

Luana Allegretti

Prata DIVISÃO 1, Analista Administrativo
há 13 anos Terça-Feira | 25 janeiro 2011 | 16:31

´Boa tarde a Todos!

Um cliente quer abrir uma empresa, ele será empresario individual, gostaria de saber se ele pode abrir a empresa dele com a razão social diferente do nome dele?

Explemplo:
Ele se chama Marcos dos Santos, no caso sua empresa teria o nome de Marcos dos Santos - me certo? Porem ele que abri a empresa com o nome Engelight Eletrica e Engenharia Ltda - me.

posso abrir a empresa com essa razão ele sendo empresario individual??

Desde já agradeço a atenção

Luana Allegretti

Luana Allegretti
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 25 janeiro 2011 | 17:27


Luana, boa tarde.

O nome da entidade de empresário individual é o nome próprio do seu proprietário.

Para empresas limitadas, há a necessidade de se ter no mínimo duas pessoas no quadro social.

Então, a resposta é não. Salvo se resolva constituir uma sociedade.

O nome sugerido, só poderia ser utilizado a título de fantasia.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Mauricio Martinez Rodrigues Eiras

Mauricio Martinez Rodrigues Eiras

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 13 anos Quarta-Feira | 26 janeiro 2011 | 17:00

Luana,
verifique, pq não necessariamente o nome da empresa individual tem que ser o nome do proprio empresário. Tenho um cliente no ramo de floricultura e o nome empresarial é J.L. Feitosa Floricultura ME. claro que o J.L. referem-se as iniciais do seu nome e sobrenome, mas veja no teu caso pode sugerir ao empresário M.S Engenharia ME, pois como ele é individual não entrará o ltda. E esse nome tmb estara sujeito a verificação e aprovação da jucesp.
abrçs.

Adm. Mauricio Eiras
CRA/SP 78377
MBA Gestão Financeira e Controladoria
Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 27 janeiro 2011 | 21:09

Mauricio,

"M S Engenharia" também não seria possível. "M. dos Santos Engenharia" seria o correto, mas, com ressalvas, não em relação a Junta Comercial e sim ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), que só permitiria o uso da palavra como aditivo ao nome empresarial, se o titular Marcos dos Santos tivesse a graduação no curso e situação regular perante o Conselho. Pelo menos aqui no Estado de Alagoas são estes os procedimentos.

Recomendações.

Mauricio Martinez Rodrigues Eiras

Mauricio Martinez Rodrigues Eiras

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 13 anos Sexta-Feira | 28 janeiro 2011 | 16:31

Olá Jacyara,

pois é como disse acima pra Luana, precisa verificar e ainda sim estar sujeito aos orgãos de aprovação, realmente não sabia que os conselhos de atividades tinham essa decisão de barrar nomes empresariais. Mas foi bom pq assim pdemos arientar tmb a verificação nesses orgãos.
Obrçs.

Adm. Mauricio Eiras
CRA/SP 78377
MBA Gestão Financeira e Controladoria
Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 3, Perito(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 26 setembro 2011 | 17:27

pra fazer o CNPJ de primeiro estabelecimento, pede-se para colocar a sigla "ME" ao final do nome empresarial quando do preenchimento da FCPJ. alguém confirma isso pra mim?

não deveria ser somente na ocasião da primeira alteração?

agradeço antecipadamente

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 12 anos Segunda-Feira | 26 setembro 2011 | 19:29

Rafael

Esta informação não procede, aconselho procurar um contabilista de sua confiança caso esteja interressado em abrir sua empresa.

Existe empresas de diversos regime de apuração e só um profissional da aréa contábil pode auxiliar você nesta questão.

Até

Marcelo

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 3, Perito(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 setembro 2011 | 01:35

Marcelo, apesar do meu perfil dizer que sou pedreiro, heheheheheh na verdade sou contador e estou abrindo a empresa de um cliente.

esqueci de informar aqui no topico que a empresa é um "Empresário Individual" enquadrada na junta comercial como microempresa.

é que fiz este procedimento hoje e a receita barrou o pedido dizendo que teria q por o ME no FCPJ, mas não encontrei nenhuma IN-SRF dizendo que eu deveria fazer deste modo e também porque na junta comercial inclui-se o ME somente na primeira alteração.

mas enfim, vou encaminhar hoje o novo processo com ME e depois digo se deu certo.

obrigado pela atenção.

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 12 anos Terça-Feira | 27 setembro 2011 | 01:45

Rafael, Boa Noite

Tenho muito respeito com qualquer cidadão não gosto de julgar ou desprezar os menos favorecidos, dei uma orientação basíca mesmo sendo um pedreiro poderia ser um mei da vida com um monte de duvídas e ninguém ajudar o cidadão.

Mas confesso quê fiquei pensando quê pedreiro moderno com twitter facebook coisas do século 21

Satisfação

Marcelo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.