José Horácio dos Santos
Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Contabilidadeboa tarde !
alguém sabe quais os lançamentos para um contrato de alienação fiduciaria referente uma compra de uma maquina para ativo imobilizado?
obrigado
respostas 5
acessos 21.951
José Horácio dos Santos
Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Contabilidadeboa tarde !
alguém sabe quais os lançamentos para um contrato de alienação fiduciaria referente uma compra de uma maquina para ativo imobilizado?
obrigado
Luiz José
Emérito , Contador(a)Boa tarde José Horácio dos Santos
Primeiramente solicito amigos que ao fazerem um questionamento coloquem o maior numero possivel de detalhes do fato contabil para facilitar o racionicio de quem se propõe a responder. Isto posto e como você não forneceu mais detalhes da operação, segue um procedimento padrão que os amigos poderão adptar as suas necessidades.
Tratando-se de bens adquiridos por Alienação Fiduciaria, a empresa deverá registrar o referido bem em seu Imobilizado, no Realizável a Longo Prazo, tendo como contrapartida uma obrigação no Passivo conforme abaixo:
Na aquisição do bem:
a) Valor do bem R$ 40.000,00.
b) Parcelado em 48 meses.
c) Total a pagar à financeira R$ 50.000,00.
d) Total dos juros = R$ 10.000,00.
e) Aquisição do bem em 12/2010.
f) Vencimento da 1ª parcela em 01/2011.
g) Valor de cada parcela fixa e mensal R$ 833,33.
h) Valor de cada parcela fixa e mensal dos juros R$ 208,33
Lembrando que, o valor dos juros do financiamento deve ser debitado numa conta Passiva com o título de Juros a Transcorrer que é uma conta redutora de Financiamentos a Pagar.
Tanto conta Financiamentos a Pagar, como a Juros a transcorrer, a parte que vencer após o exercício seguinte ao da aquisição deverá ser reclassificada para o Passivo Não Circulante.
Nesse caso a CONTABILIZAÇÃO seria a seguinte:
D -Imobilizado (RLP) R$ 40.000,00
D -Juros a Transcorrer (PC) R$ 2.499,96
D -a Juros a Transcorrer (PNC) R$ 7.500,04
C - Financia,emto a pagar (PC) R$ 12.500.04
C - Financiamento a pagar (PCN) R$ 37.499,96
Pelo Pagamento das Prestações Mensais
D - Financiamento a pagar (PC)
C -Caixa/Bancos (AC) 833,33
Pela Apropriação Mensal dos Juros
D - Juros Passivos (CR)
C - Juros a Transcorrer (PC) 208,33
Como os valores são hipotéticos e ditádicos, existir uma diferença de centavos.
O assunto não se esgota, esperamos manifestações dos amigos.
José Horácio dos Santos
Iniciante DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadeBoa Tarde !!
obrigado Luiz Jorge pela ajuda.
não forneci mais informação porque só tenho em mãos a nf de compra.
estou entrando em contato com o banco para pedir mais informação sobre o contrato.
abs
Carlos Denelli
Prata DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadeLuiz,
A amortização dos Juros, deverá seguir a tabela Price?
RESPOSTA DO MODERADOR.
Isso vai depender do contrato firmado entre as partes, o normal é o juros pre fixado amortizado pro rata tempore.
Agnaldo do Espírito Santo
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Bem, como me aprimoro através das respostas do pessoal aqui do forum que utilizo como ferramenta de reciclagem, me chamou a atenção, este trecho da resposta dada qo questionamento acima:
Tratando-se de bens adquiridos por Alienação Fiduciaria, a empresa deverá registrar o referido bem em seu Imobilizado, no Realizável a Longo Prazo, tendo como contrapartida uma obrigação no Passivo conforme abaixo: (eu grifei)
Minha pergunta é a seguinte: Reali~zável a longo prazo??? Não seria no grupo Ativo Não circulante - imobilizado?
Vejamos o conceito de Ativo Realizavel a Longo Prazo:
Ativo realizável a longo prazo: são direitos que podem ser convertidos em dinheiro em períodos acima de um ano, como certas aplicações financeiras.
Note se que o bem adquirido, não é para fins de venda, mas para compor o imobilizado, logo em minha opinião deve ser classificado no imobilizado dentro do ativo permanente e nao no Realizável independente do fato de ser alienação fiduciária.
NOTA DA MODERAÇÃO:
Perfeito Agnaldo, mas nesse caso específico, a empresa detém a posse e não a propriedade.
Outra forma de contabilizar um bem nessas condições seria criar contas de compensação.
Jussara Pereira de Paula
Iniciante DIVISÃO 3 , Coordenador(a) ContabiliddeAproveitando este gancho... como devo proceder quanto aos valores debitados em C/C, sendo que estes valores são totalmente variáveis: juros, seguro, amortização, e taxa de cobrança.Quanto as contas não vejo problema, mas os valores...
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade