x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1.079

acessos 156.639

Exame de Suficiência 2011

Larissa Cardoso Lima

Larissa Cardoso Lima

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 28 março 2011 | 16:46

Victor...esta havendo muita divergencia...

Voce pode mandar o seu gabarito feito junto com o da Thais?
Para podermos comparar...

Estou vendo que todo mundo esta colocando 41-A, mas nao concordo, pois acho que se a (1) há obrigaçao presente que provavelmente requer uma saída de recursos nao tem provisao nenhuma a ser feita. é somente uma obrigaçao.

Oq acha?

Beijos

Mailson de Oliveira Silva

Mailson de Oliveira Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 28 março 2011 | 16:50

vamos aprofundar um pouco mais na questão 48.

Daniel, em relação ao que se considera objeto da contabilidade socioambiental, eu realmente não tenho certeza se é ou não o patrimônio, porém a questão diz o seguinte "Segundo o Texto, é INCORRETO afirmar que".

Na letra A, diz que a "Contabilidade Socioambiental tem como objeto o relacioamento entre enditade e meio ambiente", porém na Linha 11 está "Com o objetivo de tornar evidente esse relacionamento entre empresa e meio ambiente...", assim o texto diz objetivo enquanto a alternativa diz objeto, para mim, seguindo que o texto é o correto, a alternativa está incorreta.

Em relação a letra D "o progresso mundial implica degradação ambiental", não consegui encontrar no texto trecho que indique esta informação está incorreta.

________________________________________________________
Mailson de Oliveira Silva - Goiânia-Go
Mailson de Oliveira Silva

Mailson de Oliveira Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 28 março 2011 | 16:53

Larissa, no caso a provisão a ser feita é provisão de contingência, seguindo o princípio da prudência.

E se a primeira não carece de provisão, as demais carecem muito menos, portanto, por eliminação, acredito que realmente seja letra A. Qual questão você marcou?

________________________________________________________
Mailson de Oliveira Silva - Goiânia-Go
DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 28 março 2011 | 16:59

Respondendo à questão 41. A base legal para a resposta é a RESOLUÇÃO CFC Nº 1180/09, que APROVA A NBC T 19. 7 – PROVISÕES, PASSIVOS CONTINGENTES E ATIVOS CONTINGENTES

Provisão e passivo contingente

São caracterizados em situações nas quais, como resultado de eventos passados, pode haver uma saída de recursos envolvendo benefícios econômicos futuros na liquidação de: (a) obrigação presente; ou (b) obrigação possível cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade.


Há obrigação presente que provavelmente requer uma saída de recursos.

- A provisão é reconhecida (item 14).
- Divulgação é exigida para a provisão (itens 84 e 85).

Há obrigação possível ou obrigação presente que pode requerer, mas provavelmente não irá requerer, uma saída de recursos.

- Nenhuma provisão é reconhecida (item 27).
- Divulgação é exigida para o passivo contingente (item 86).

Há obrigação possível ou obrigação presente cuja probabilidade de uma saída de recursos é remota.

- Nenhuma provisão é reconhecida (item 27).
- Nenhuma divulgação é exigida (item 86).

Uma contingência passiva também é originada em casos extremamente raros nos quais há um passivo que não pode ser reconhecido porque não pode ser mensurado confiavelmente. Divulgação é requerida para o passivo contingente.

Portanto, a resposta é a alternativa A.

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
Daniel Oliva Barbosa

Daniel Oliva Barbosa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 28 março 2011 | 16:59

Mailson, interpretação de texto é complicado. Tem que ver o que se passou pela cabeça da banca. Na minha interpretação, da mesma forma como o texto não diz que "o progresso mundial implica degradação ambiental" está incorreto, ele também não diz que está correto, ou seja, não está no texto (está em desacordo com o texto). Este foi o motivo que me fez marcar a letra D.

DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 28 março 2011 | 17:06

Na questão 48, pede-se a alternativa incorreta. E, claro, a resposta não estará no texto; depreenderá de sua correta interpretação.

Creio, eu, ser a alternativa D a resposta solicitada pela questão. Por que? O progresso mundial implica em degradação ambiental?

NÃO! Claro que não. O título do texto já fala: "Sustentabilidade", que é o desenvolvimento em harmonia com o meio ambiente. A contabilidade socioambiental vem mensurar isso.



"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
FABIO LUIZ

Fabio Luiz

Bronze DIVISÃO 3, Analista Administrativo
há 13 anos Segunda-Feira | 28 março 2011 | 17:07

Alguém sabe o gabarito dessas questões, falta essas questões para poder saber quanto pontos fiz. Pelo que a Larissa colocou e considerado 50-B teria + 5 pontos

16A
18C
21B
26D
28 d
31 b
38A
45A
49C
50B

A questão de juros faria igual ao Daniel o meu erro foi considerar apenas 2 anos 24 meses não li a questão direito e vi somente dois anos

pedro henrique de oliveira

Pedro Henrique de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 28 março 2011 | 17:08

Bom, estamos tendo muitas coisas diferentes. E algumas questões, muito mal formuladas.
Porem uma coisa tenhamos que concordar, o verdadeiro intuito do CFC com esta prova foi atingido.
Com mais de 16.000 inscritos, sendo cobrado R$ 100,00 para nivel superior, (não sei quanto foi para tecnico). o CFC deve ter arrecado em torno de R$ 1.000.000,00.
Agora ta agente aqui procurando resolver as questões para ver se conseguimos passar, enquanto os caras la vão apresentar o gabarito oficial em 20 dias (devem estar gastando o nosso dinheiro)

Daniel Oliva Barbosa

Daniel Oliva Barbosa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 28 março 2011 | 17:13

Lendo a prova agora vi quanta besteira fiz. Desmarquei algumas certas pra marcar erradas. Acho que errei a Q26 de bobeira.

Mas o Pedro Henrique tem razão. Este trabalho todo, esta agonia não existiriam se o gabarito fosse divuldado, mesmo que de forma preliminar.

DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 28 março 2011 | 17:16

Eu também não entende o porque da demora na divulgação desses gabaritos.. será que ainda não resolveram a prova? kkkkk

Logo mais tá ai.. tem motivo pra demorar tanto não.

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
Mailson de Oliveira Silva

Mailson de Oliveira Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 28 março 2011 | 17:26

Fábio sobre as questões que você pediu a resposta, tenho algumas (pelo menos acredito que tenha)

QUESTÃO 18C - Está correto, pois o custeio variável não considera os custos fixos no estoque, somente os variáveis

QUESTÃO 26D - está correto, pois o departamento de compras adquiriu MP por 25,00 teve um gasto de 5,00, o que gerou um custo total de 30,00. Este custo foi repassado (ou vendido internamente) para o setor de produção pelos mesmos 30,00 ocasionando uma operação nula, e não um prejuizo de 30,00.

QUESTÃO 45A - Está correto, pois o valor que será adicionado ao PL após a reavaliação da empresa será R$ 556.768,29 (valor antes da avaliação - valor após a avaliação). Dessa forma o PL ficará com o saldo de 167.548,36, e 20% deste valor corresponde a R$ 33.509,67.

________________________________________________________
Mailson de Oliveira Silva - Goiânia-Go
DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 28 março 2011 | 17:30

Depende da questão, há muitas que são comuns às duas provas. Creio que são mais bacharéis inscritos, daí a maior manifestação.

Qualquer coisa, coloque a questão aqui no fórum!

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 28 março 2011 | 17:35

QUESTÃO 26D - está correto, pois o departamento de compras adquiriu MP por 25,00 teve um gasto de 5,00, o que gerou um custo total de 30,00. Este custo foi repassado (ou vendido internamente) para o setor de produção pelos mesmos 30,00 ocasionando uma operação nula, e não um prejuizo de 30,00.


Mas a questão não pede a alternativa INCORRETA?

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
Mailson de Oliveira Silva

Mailson de Oliveira Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 28 março 2011 | 17:39

quis dizer que a questão que ele marcou está correta, o incorreto é que o departamento de compras não apurou prejuizo e sim um resultado nulo.

________________________________________________________
Mailson de Oliveira Silva - Goiânia-Go
FABIO LUIZ

Fabio Luiz

Bronze DIVISÃO 3, Analista Administrativo
há 13 anos Segunda-Feira | 28 março 2011 | 17:59


Maison pela post. pelo gabarito aqui fiz entre 31 a 33 pontos. fico muito feliz com meu resultado formei em 2000, não estudei pra prova, a ultima vez que abri um livro foi em 2007 quando fiz concurso, mas vou voltar a estudar achei que errei questão que não poderia ter errado.

Daniel, boa sorte com a Petrobras, fiz um concurso para Petrobras fiquei em 39 e chamaram ate o 38, pedi a vaga por desempate, da colocação 34 ao 41 tinha a mesma pontuação, em 1 e meio e não chamaram ninguém, nesse tempo passei em outro e parei de estudar.

DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 28 março 2011 | 18:02

15 dias por um gabarito? Que triste... rs

Depois tem mais quase 400,00 para contadores que passaram tirar o registro hen!

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
Leonardo Borges Zamboni

Leonardo Borges Zamboni

Bronze DIVISÃO 4, Analista Administrativo
há 13 anos Segunda-Feira | 28 março 2011 | 19:08

Acho que a prova está gerando uma discussão interessante. Dificilmente vejo a classe unida com discussões.

Eu não conhecia esse fórum, e talvez não viesse a conhecer se não fosse o Exame.

Além disso acredito que esse Exame, que não foi tão complexo, consegue demonstrar os profissionais que estão aptos ao exercício da profissão, mesmo que seja um teste com nível bem superficial

DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 28 março 2011 | 19:12

Concordo com o Leonardo, eu acho que a tendência é o CFC aumentar o nível de exigência ao longo dos exames, o que eu acho que seria bastante razoável e benéfico para toda a classe.

Só lembrando, a lei que instituiu o exame prevê que há possibilidade de avaliação do canditato inclusive com questões discursivas.

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
Ribeiro Asessoria Empresarial

Ribeiro Asessoria Empresarial

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 28 março 2011 | 19:45

Técnico em Contabilidade:

1-B 2-D 3-C 4-D 5-B 6-B 7-A 8-A 9-A 10-C 11-B 12-D 13-C 14-A 15-A 16-C 17-C 18-C 19-C 20-A 21-C 22-B 23-B 24-D 25-B 26-B 27-B 28-A 29-B 30-D 31-B 32-C 33-C 34-D 35-B 36-B 37-B 38-A 39-C 40-A 41-A 42-D 43-C 44-B 45-D 46-D 47-C 48-C 49-A 50-D

Página 3 de 36

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.