x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 55.755

Contabilização de Entradas para Industrialização

THIAGO HERDY

Thiago Herdy

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 14 abril 2011 | 23:34

Boa noite,

especifique suas dúvidas para eu poder te ajudar

1901 Entrada para industrialização por encomenda
Classificam-se neste código as entradas de insumos recebidos para industrialização por encomenda de outra empresa ou de outro estabelecimento da mesma empresa.

1924 Entrada para industrialização por conta e ordem do adquirente da mercadoria, quando esta não transitar pelo estabelecimento do adquirente
Classificam-se neste código as entradas de insumos recebidos para serem industrializados por conta e ordem do adquirente, nas hipóteses em que os insumos não tenham transitado pelo estabelecimento do adquirente dos mesmos.



att

Jhordanna Basanulfe de Souza

Jhordanna Basanulfe de Souza

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 15 abril 2011 | 08:26

Bom dia Thiago,

Minha dúvida é quanto a forma de contabilizar essas entradas, em qual conta e grupo de contas, se elas transitam pelo ativo ou transitam pela conta de resultado. E também quanto a forma de contabilização dessas mescadorias no momento da sua saída da empresa também. Em quais contas devo debitar e creditar?!

Desde já agradeço sua atenção.

Jhordanna Basanulfe

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 15 abril 2011 | 08:41

Jhordanna Basanulfe De Souza.

Muito embora no banco de dados do Fórum Já há literatura que trate desse assunto (uma pesquisa básica e você já teria sanado sua dúvida), vamos transpor para cá como se faz esse registro contábilo.

Na empresa autora da encomenda, a movimentação poderá ser controlada utilizando contas de compensação da seguinte forma:

Na remessa:
D - Materiais remetidos para industrialização (CCA);
C - Remessas para industrialização (CCP).

No retorno dos produtos remetidos:
D - Remessas para industrialização (CCP);
C - Materiais remetidos para industrialização (CCA).

Pelo valor cobrado pela empresa executora da encomenda:
D - Industrialização por encomenda (Custos de produção = CR);

ou
D - Estoques (AC);

ou
D - Conta transitória (CR) junto às contas de custo dos produtos vendidos;

e
C - Fornecedores (PC).

Na empresa que EXECUTA a encomenda, os registros de movimentação das mercadorias recebidas para industrialização poderão ser efetuados utilizando as contas de compensação:

Pelo recebimento das mercadorias:
D - Entradas para industrialização (CCA);
C - Materiais recebidos para industrialização (CCP).

Pelo retorno:
D - Materiais recebidos para industrialização (CCP);
C - Entradas para industrialização (CCA).

Pelo valor cobrado:
D - Clientes (AC);
C - Industrialização por Encomenda (Receita Bruta de Vendas de Produção e Serviços - CR).

Legendas:
CCA = Contas de Compensação Ativas
CCP = Contas de Compensação Passivas
AC = Contas do Ativo Circulante
CR = Contas de Resultados
PC = Contas do Passivo Circulante

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade