x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 9

acessos 5.253

OPÇÕES PELO SIMPLES

ANTONIO GOMES

Antonio Gomes

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 17 maio 2007 | 10:29

Bom dia
sempre fico em dúvida quanto a opção pelo simples, em alguns casos em que a receita não deixa claro se pode ou não, e aqui no Portal, noto que muitos tem as mesmas dúvidas.

em conversa com uma pessoa do posto da receita federal, ele me passou que quando eu tiver alguma dúvida qto ao Simples, fazer o seguinte:

no programa do CNPJ, do qual nós preenchemos e enviamos para termos o DBE, preencher e não colocar nome de empresa, colocar qualquer dado que não de erro, um cpf qualquer, e no nome colocar ccccc cccccc, por exemplo, um nire qualquer, mas colocar a opção pelo simples e colocar todos os cnaes que tem dúvida.

envia o arquivo,, em minutos, tem resposta, com erro no cpf informado divergendo com o nome, isto porq colocamos ccccccc cccccc, isto quer dizer q este documento será invalidado, nao tendo problemas futuros.

o bom, é que nesta exigencia q aparecerá no site, a propria RECEITA FEDERAL nos dirá q o cnae informado pode pi não optar pelo SIMPLES.

se não aparecer nada dizendo sobre a atividade da empresa, quer dizer que pode, caso contrario aparece, cnae nao pode ser optante pelo SIMPLES.

é uma forma segura, pois já interpretei uma atividade podendo optar, abri a empresa e na hora da receita nao pode, um problema danado com o cliente, desta forma nao perdemos tempo e temos a segurança, pois pra mim, existem muitas atividades que fico na dúvida.

Este tramite, é comum, segundo ele e o envio é cancelado pelo motivo dos erros encontrados.

fica minha dica e espero que nos ajude.

abraço

Reinaldo Hassen Junior

Reinaldo Hassen Junior

Ouro DIVISÃO 1, Representante
há 16 anos Quinta-Feira | 17 maio 2007 | 13:44

Muito legal a dica Antonio! Útil mesmo!!!!

Muito obrigado por compartilhá-la conosco!!!!

Antes de perguntar, pesquise;
Após receber uma resposta, classifique-a;
Ajude na corrente do fórum: Quando fizer uma pergunta, busque dar também uma resposta.
Jonas dos Santos

Jonas dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 13 junho 2007 | 18:39

Antonio,

Por favor me tire uma dúvida sobre CNAE´s possíveis de inclusão no simples.
Fiz exatamento como você sugeriu, mandei o CNPJ com as atividades que tenho dúvida.
Recebi exatamente a resposta que você mencionou, então entendi que as atividades que informei podem ser cadastradas no simples, só que tenho uma dúvida.
No "Status" da consulta, na última linha veio a mensagem"Sua Solicitação foi analisada e está sendo objeto de verificações complementares" Orgão SEFAZ-SP, pergunto: Por estar sendo feita verificações complementares, será que posso ter surpresa posteriormente sobre estes CNAE´s? ou somente devido a SRF não ter me dado a resposta negativa já basta?
No aguardo de seu parecer ou também de outros colegas.
Um abraço

Carla Monteiro Borba

Carla Monteiro Borba

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 16 anos Segunda-Feira | 17 setembro 2007 | 14:28

Antonio, eu já havia feito isso que você sugeriu e realmente funciona, na época eu informei tudo fictício, e na em 20 minutos eles tinham recusado meu CNAE que era despachante aduaneiro. Funciona realmente. MAs como foi fictício eu cancelei o pedido. Fica no sistema para analise até expirar o prazo, mas é bom cancelar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.