Patricia C
Prata DIVISÃO 2 , Não InformadoGostaria de saber se alguém poderia me ajudar em relaçao a APURAÇAO DE PIS E COFINS NO LUCRO PRESUMIDO.
Eu nunca fiz a apuração e preciso entender como fazer.
Muito Obrigada!
respostas 77
acessos 108.544
Patricia C
Prata DIVISÃO 2 , Não InformadoGostaria de saber se alguém poderia me ajudar em relaçao a APURAÇAO DE PIS E COFINS NO LUCRO PRESUMIDO.
Eu nunca fiz a apuração e preciso entender como fazer.
Muito Obrigada!
Clovis Mario da Cunha
Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar ContabilidadeBoa Tarde
Tenho uma empresa Lucro Presumido, quando eu apuro o IR trimestral, eu faco as somas e subitrai a rentencao ou tem que fazer alguma conta mais. Com despesa bancarias etc.
sem mais
Clovis
Patricia C
Prata DIVISÃO 2 , Não InformadoAdalberto José Pereira Junior
Consultor Especial , Contador(a)Patricia,
Dê uma lida no link abaixo, irá lhe ajudar bastante.
Regime de Incidência Cumulativa
Esta mensagem é referente a sua primeira pergunta, de como calcular o pis e cofins no lucro presumido.
Att.
Adalberto
Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial , Contador(a)Patricia,
Para obter informações sobre cálculo de IRPJ e CSLL, pesquise no banco de dados do fórum.
Oculto469&cof=FORID%3A13%3BAH%3Aleft%3BCX%3AContabeis%3BL%3Ahttp%3A%2F%2Fwww.contabeis.com.br%2Fforum%2Fimages%2Flogo%2Fcontabeis-menu.jpg%3BLH%3A50%3BLC%3A%230000ff%3BVLC%3A%23663399%3BDIV%3A%23336699%3B&adkw=AELymgW2hJ7AsLY6HEahDu2BauHZ1oROsT9GDmNQr4prK7GjyvsBWr-vdKZpYr9RqnYGqUIECSeTwvCLUN9GZyri2l7UiJXIgfkCtmDBCdwF2Ey4-9zu2Z8&boostcse=0&ie=ISO-8859-1&oe=ISO-8859-1&q=Lucro+presumido+irpj&btnG=Pesquisar&cx=partner-pub-Oculto469%3Ajgr23wms47u" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">Lucro Presumido IRPJ
Oculto469&cof=FORID%3A13%3BAH%3Aleft%3BCX%3AContabeis%3BL%3Ahttp%3A%2F%2Fwww.contabeis.com.br%2Fforum%2Fimages%2Flogo%2Fcontabeis-menu.jpg%3BLH%3A50%3BLC%3A%230000ff%3BVLC%3A%23663399%3BDIV%3A%23336699%3B&adkw=AELymgW2hJ7AsLY6HEahDu2BauHZ1oROsT9GDmNQr4prK7GjyvsBWr-vdKZpYr9RqnYGqUIECSeTwvCLUN9GZyri2l7UiJXIgfkCtmDBCdwF2Ey4-9zu2Z8&boostcse=0&ie=ISO-8859-1&oe=ISO-8859-1&q=Lucro+presumido+irpj&btnG=Pesquisar&cx=partner-pub-Oculto469%3Ajgr23wms47u" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">Lucro Presumido CSLL
Tenho certeza que esclarecerá muitas dúvidas pertinentes.
Att.
Adalberto
Nurian de Souza Corrêa
Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar ContabilidadePatricia,
Primeiramente você deverá saber se a empresa Lucro presumido vai utilizar o regime CUMULATIVO ou NÃO-CUMULATIVO
Alíquotas CUMULATIVA
PIS 0,65%
COFINS 3%
Alíquotas NÃO-CUMULATIVA
PIS 1,65%
COFINS 7,6%
Sendo que o não-cumulativo você se beneficia de deduções como por exemplo alugueis, energia elétrica.
Aqui todas as empresas do Lucro Presumido são cumulativo, então o cálculo fica assim:
EX: Na competência 01/2011 seu faturamento foi de R$ 10.000,00
PIS = 10.000,00 x 065% = R$ 65,00 - retenção se houver
COFINS = 10.000,00 x 3% = R$ 300,00 - retenção se houver
Espero ter ajudado
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa noite Nurian,
Não existe em lei a possibilidade de empresas tributadas pelo Lucro Presumido calcularem o PIS e a COFINS no Regime Não-Cumulativo.
O Regime de Não-Cumulatividade para o cálculo do PIS e da COFINS é próprio das empresas tributadas pelo Lucro Real. Estas sim podem em alguns casos ter receitas sujeitas ao Regime Cumulativo e outras ao Não Cumulativo.
As tributadas pelo Lucro Presumido (repito) só podem calcular estas duas contribuições nos moldes do Regime Cumulativo.
...
Ricardo Timóteo Taube
Iniciante DIVISÃO 3 , Técnico ContabilidadeBom dia a todos, Parabéns ao grupo tenho visto informações de qualidade, espero poder ajudar também.
Um cliente do Simples Nacional, ramo de serviços, a ECF está no conserto desde 10/11, somente tendo as receitas dos cartões. O simples não foi declarado, a empresa poderá emitir uma NF -1 no valor das receitas dos 3 meses 10 -11 -12/2011 e lançar em 12/2011? Enviando 10/11 e 11/11 zeradas?
Desde já agradeço
Gislene Giraldelli
Bronze DIVISÃO 4 , Analista FiscalBoa Tarde Ricardo!
Seria interessante somar o movimento por meio das receitas dos cartões e emitir 01 nota fiscal para cada mes (10, 11 e 12/2011), informando em dados adicionais o motivo da emissão de nf.manual ao invés de ECF, e declarar no Supersimples estes períodos, recolhendo o DAS destas referências, mesmo que em atraso.
Att,
Eduardo Lopes
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Não sei se vai ajudar muito mais desenvolvi uma planilha que calcula os impostos para lucro presumido que tem IR trimestal de 8%.
Eduardo Lopes
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Como que faz para anexar?
Elias Gabriel
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Bom dia, Eduardo.
Planilha muito útil, mas protegida ficamos restritos a usá-la somente nos moldes que você usa, e cada empresa tem um perfil.
Mas, mesmo assim, excelente trabalho.
Elias Gabriel
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Bom dia a todos.
Gostaria de um auxílio.
Estou fazendo apuração de PIS/COFINS de uma empresa enquadrada na Apuração do Lucro Presumido, o ramo de atividades da empresa é revenda de mercadorias de tintas, vernizes e afins. Minha pergunta é se há produtos nesse ramo que sejam de substituição tributária de PIS/COFINS e, caso haja, se possível a legislação pertinente para que possa ler e ter melhor entendimento sobre o assunto,
Desde já, agradeço a todos pela atenção e a quem possa me ajudar.
Elias Gabriel.
Luis Urtado
Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)Bom dia,
Alguem saberia de algum Software Free ou planilhas em Excel para apuração Pis e Cofins de uma empresa optante pelo Lucro Presumido.
Obrigado !!
Arnaldo Nogueira Brito Bastos
Iniciante DIVISÃO 3 , Proprietário(a)Boa Tarde,
Alguém pode me ajudar ?
Quero entrar no ramo de representação comercial, queria saber quais e quanto a taxa de cada dos imposto que terei que pagar.
Sei que tem impostos mensais e trimestrais.
alguém, me exemplifique, por favor, sabendo que vou tirar R$ 60.000,00 por mês em notas fiscais.
Lucro presumido.
Representação comercial.
Arnadlo Brito.
Luis Urtado
Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)Boa Noite, Caros amigos do Forum
Alguem saberia de algum Software Free ou planilhas em Excel para apuração Pis e Cofins de uma empresa optante pelo Lucro Presumido.
Ramo Auto Peças e Maquinarios ....
Obrigado !!
Eduardo Lopes
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)ola pessoal ,
esse planilha que envie voce pode alterar a porcentagem do IR,
quem quiser a senha para alterar me envia um email , @Oculto , não cobro valor algum , não a deixo desprotegida porque a muita gente mal intencionada que as vezes pode alterar e cobrar para disponibiliza-la , entao por esses e outros motivos quem realmente tiver interesse em alterar e usar para a rotina de trabalho só enviar um email eu envio a senha.
Eduardo Lopes
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Caro Luis Urtado ,
a planilha em anexo serve para as empresas lucro presumido (que tem o IR a 8%) em geral , caso ela tenha algum regime especial com pis e cofins tributados a aliquota zero e etc.. voce pode aprimorar para a sua necessidade.
Douglas Martinez de Paula
Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a)Bom dia pessoal, me tirem uma dúvida por favor.
Sou comerciante de SP.
Na emissão da guia de PIS e COFINS, devo abater todas as vendas que foram devolvidas de clientes à empresa com cfop 1202 (marcadoria tributada) e 1411 (mercadoria com substituição tributária)?
Fico no aguardo.
Obrigado pela força.
Arnaldo Nogueira Brito Bastos
Iniciante DIVISÃO 3 , Proprietário(a)Boa Tarde,
Alguém pode me ajudar ?
Quero entrar no ramo de representação comercial, queria saber quais e quanto a taxa de cada dos imposto que terei que pagar.
Sei que tem impostos mensais e trimestrais.
alguém, me exemplifique, por favor, sabendo que vou tirar R$ 60.000,00 por mês em notas fiscais.
Lucro presumido.
Representação comercial.
Arnaldo Brito.
Luis Urtado
Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)Eduardo Lopes
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Eduardo Lopes
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Boa tarde Arnaldo,
Vou anexar aqui a planilha de serviço ela contem todo o procedimento.
Eduardo Lopes
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Eduardo Lopes
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Luis Urtado,
Não sei se anexou de qualquer forma a lista esta na Solução de Consulta n°41 de 12 de setembro de 2011 , disponivel no site da receita federal.
Elias Gabriel
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Bom dia, Arnaldo Nogueira.
Representação comercial tem de estar enquadrada no mínimo na forma de tributação pelo lucro presumido, e os impostos a serem recolhidos são: PIS/COFINS/IRPJ/CSLL e ISS.
- PIS (recolhimento mensal) - 0,65% s/ faturamento total
0,65% x 60.000,00 = R$ 390,00
- COFINS (recolhimento mensal) - 3% s/ faturamento total
3% x 60.000,00 = R$ 1.800,00
- IRPJ (recolhimento trimestral) apura-se 32% (no caso de representação comercial) do faturamento como base de cálculo e depois calcula-se 15% sobre essa base
32% x 180.000 (soma dos 3 meses) = 57.600
15% x 57.600 = R$ 8.640,00
- CSLL (recolhimento trimestral) apura-se 32% do faturamento como base de cálculo e depois calcula-se 9% sobre essa base
32% x 180.000 (soma dos 3 meses) = 57.600
9% x 57.600 = R$ 5.184,00
- ISS, bom, no caso do ISS por ser um imposto municipal sugiro que verifique junto a secretaria de fazenda da prefeitura da sua cidade o valor da alíquota a ser aplicada pois representação comercial está elencada como serviços.
- Há ainda o INSS, pois se houver funcionários e/ou retirada de prolabore, a empresa arca com despesas de 25,8% aproximadamente sobre a folha de salários + prolabore.
Espero ter ajudado Arnaldo, e quaisquer dúvidas, podendo ajudar, estou às ordens.
Abraços e sucesso em sua empreitada.
Eduardo Lopes
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Bom dia Elias Gabriel ,
Tintas, vernizes e outras mercadorias da indústria química
Item 16 do Anexo I do Livro II do RICMS/RJ
Convênio ICMS 74/94
AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RO, RN, RR, RS, SC, SE, SP e TO.
esses são todos os dispositivos legais que eu conheço sobre ST com Tintas no estado do Rio de Janeiro
Acredito que o intem 16 é sobre a st interna e o convenio interestadual.
Eduardo Lopes
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)voce tem a NCM da tinta em questão?
Elias Gabriel
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Bom dia, Eduardo
Fico enormente agradecido pela ajuda.
Não tenho a NCM específica, pois a empresa é do ramo de comércio de tintas em geral, então são várias NCM que terei de analisar e preparar os produtos para a emissão do SPED PIS/COFINS que já terei de emitir a partir de julho próximo.
Abraços e tenha um ótimo dia.
Luis Urtado
Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)Boa Noite a todos amigos do Forum....
Temos uma empresa Lucro Presumido no estado de São Paulo;
Atividade - Revenda de Auto-peças e maquinas agricolas;
Atividade de prestação de serviços;
Com seguinte faturamento mensal:
Revenda de Auto-Peças R$-300.000,00
Revenda de Maquinas Agricolas R$-600.000,00
Prestação de serviços R$- 150.000,00
Total no mes R$- 1.050.000,00 (Vendas no mês)
Sendo esta empresa LUCRO PRESUMIDO como seria a tributação do Pis e Cofins desta empresa, seria 0,65% (Pis) e 3,00% (Cofins) sobre o valor de R$-1.050.000,00 - estaria correto desta forma ???
Desde ja muito Obrigado !!!!
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade