x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 116

acessos 73.581

Planilha Price X Planilha Gauss

Heider Costa

Heider Costa

Iniciante DIVISÃO 5, Estagiário(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 21 setembro 2012 | 11:46


Grande Luis, você está me ajudando muito fera. muito obrigado.

No caso, se é 1,70% e a taxa de mercado permite 1,78%. não está abusiva estou certo?...

Então se eu fizer a 1 % em juros composto e simples, poderei apresentar na peça da revisional? nessa situação, é correto apresnetar esses calculos a juizo?

OBS: A formula correta de juros simples para prestação é essa?

PMT = C . [ ( 1 + i . n ) / n . [ 1 + ( i . ( n – 1 ) / 2 ) ] ]

Abraço, Heider Costa.

Luiz Cláudio Trevizam

Luiz Cláudio Trevizam

Iniciante DIVISÃO 5, Economista
há 11 anos Sexta-Feira | 21 setembro 2012 | 13:53

Heider

Realmente a taxa se comporta dentro da média de mercado. Quando aos cálculos, quando você fala de juros compostos, monte uma Tabela PRICE, juros simples é pela Tabela GAUSS. Tem inclusive para download no fórum.

Luiz Cláudio Trevizam
Campinas - SP

Heider Costa

Heider Costa

Iniciante DIVISÃO 5, Estagiário(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 21 setembro 2012 | 18:44

.. é estou bem complicado amigo.

Se a taxa está dentro do padrão do mercado. Ainda tenho como articular a minha revisional? apesar da taxa está a 1,70%, a lei estabelece 1%. ainda posso fazer os calculos baseado nisso?

Abraço.

Luiz Cláudio Trevizam

Luiz Cláudio Trevizam

Iniciante DIVISÃO 5, Economista
há 11 anos Sexta-Feira | 21 setembro 2012 | 21:38

Heider

Sendo juro simples ou composto a taxa não muda. Quando se fala em juro simples a taxa é calculada multiplicando ela pelo prazo (1,7% vezes 12 meses = 20,4% ao ano). No juro composto se usa a exponenciação (1,7% elevado a 12 meses = 22,42%). Viu a diferença?
Contudo, esse juro simples que expliquei é diferente do juros simples usado pelo Método GAUSS (o cálculo é outro). Você precisa estuda-lo. Quanto a usar o 1% que determina a lei (código civil) pode usa-lo sim, e seja ele simples ou composto será inferior ao 1,7%.

Luiz Cláudio Trevizam
Campinas - SP

Heider Costa

Heider Costa

Iniciante DIVISÃO 5, Estagiário(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 21 setembro 2012 | 21:57


Hum.. então Luís. como devo representar na reviosional? será melhor eu usar a taxa a 1% a juros simples e anexar somente ela a revisional?

vc confere, essa é a formula?

PM = C . [ ( 1 + i . n ) / n . [ 1 + ( i . ( n – 1 ) / 2 ) ] ]

Luiz Cláudio Trevizam

Luiz Cláudio Trevizam

Iniciante DIVISÃO 5, Economista
há 11 anos Sábado | 22 setembro 2012 | 09:46

Heider

Você pode apresentar as duas, para efeito de comparação. Quanto à fórmula que você mostrou, O GAUSS é muito mais complexo do que isso. Tem material pronto no fórum para download.

Luiz

Heider Costa

Heider Costa

Iniciante DIVISÃO 5, Estagiário(a)
há 11 anos Sábado | 22 setembro 2012 | 10:01


Ok. então farei com a taxa atual a juros composto como esta e compararei com a taxa a 1% a juros simples. ok?!

É estou com a planilha já, porém ainda não sei usa-la.

Existe algum tutorial dela?

Os campos como: prazo, valor financiado, taxa de financiamento eu substitui..

Porém os campos de taxa de inflação, coeficiente do juros.. não sei o que boto.

os numeros estão aparecendo menos a prestação que também não especifiquei já que procuro encontra-la.

Abraço.

Graziela Maria Albrigo Cesario

Graziela Maria Albrigo Cesario

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 25 outubro 2012 | 19:39

Boa noite!
Gostaria que me ajudassem a resolver a seguinte situação
Um financiamento onde o valor financiado é de 22.100,00, em 60 parcelas, com a taxa de 1,75% a.m. Gostaria de saber o valor da prestação no método de juros de Gauss?!! Utilizei a fôrmula da tabela anexada do Sr. M. Messias Santos, e encontrei o valor da parcela de 440,57. Por favor gostaria que confirmassem se esta correto ese valor, e se nao, qual seria o valor certo?? Preciso entregar esse calculo amanhã. Desde ja agradeço! Boa noite.

Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2012 | 10:57

oiLuiz Cláudio Trevizam td bem..pode me ajudar tb por favor


Um contrato de financiamento de uma moto em maio de 2012 a juros de 35,28% a.a ous seja 2,55%a.m . Aminha duvida é: para que eu possa recalcular para revisonal devo usar esse mesmo percentual na tabela price e guauss?? Observei que a taxa média de mercado no BC em maio de 2012 onde foi pago a primeira parcela era de 23,43% a.a., sendo 1,769%a.m..neste caso para que eu encontre a parcela correta devo calcular utilizando a taxa de 1,769% ou 2,55% que esta no contrato?

Se eu calcular com 2,55% a juros simples já diminui bem a parcela pois juros sobre juros já é abusivo, porém gostaria de saber se o correto é calcular com a taxa media de mercado? Ou seja
para eu encontrar o valor correto eu calculo 2,55% na tabela price que esta no contrato e depois utilizo 1,769% na tabela guauss ou 2,55% nas duas tabelas??

caso a correta seja a taxa media de mercado, coloquei aqui a do mes da primeira parcela paga, neste caso esta correto ou seria a taxa que o BC apresentava em abril quando foi assinado o contrato?
obrigada

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
Luiz Cláudio Trevizam

Luiz Cláudio Trevizam

Iniciante DIVISÃO 5, Economista
há 11 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2012 | 11:24

Tita

Você deve apresentar os dois cálculos, ou seja, uma tabela com a evolução do financiamento utilizando taxa de juros cobrada pelo banco, e outra com a taxa média de mercado. Depois faça uma terceita tabela apresentando a diferença paga a mais pelo tomados do empréstimo. Lembre sempre de citar as fontes dos dados no final das tabelas.

Luiz Cláudio Trevizam

Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2012 | 13:13

Luiz Cláudio muito obrigada..

deixa ver se eu entendi...no caso eu faço a tabela price com o percentual do banco, depois a guauss com a taxa média de mercado..após apurar essa diferença entre as duas para eu calcular a parcela correta que devo pagar e só fazer a tabela guaus com o novo valor de financimento encontrada na tabela gauss e utilizar as parcelas restantes com a taxa média de mercado?? obrigada

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
Luiz Cláudio Trevizam

Luiz Cláudio Trevizam

Iniciante DIVISÃO 5, Economista
há 11 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2012 | 13:46

Tita

Desculpe. Na pressa eu a orientei mal. Faça duas PRICE (uma com a taxa do banco, outra com a taxa média de mercado). Faça também duas GAUSS (uma com a taxa do banco, outra com a taxa média). Feito isso faça as comparações entre a PRICE BANCO X PRICE TAXA MÉDIA, e GAUSS BANCO X GAUSS TAXA MÉDIA. Tudo isso para explicar a diferença entre as taxas. Finalmente faça uma comparação PRICE BANCO X GAUSS BANCO e PRICE TAXA MÉDIA X GAUSS TAXA MÉDIA. Que rolo menina. Vida de perito não é fácil.

Luiz

Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2012 | 08:34

Ufa!!!rsrs.. que rolo mesmo..rsrsr, mais agora entendi...muito obrigada Luiz..
Tita

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
izabel rubio

Izabel Rubio

Iniciante DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 21 janeiro 2013 | 17:42

Boa tarde pessoal!

Preciso de um favor, se possível, não consegui fazer as alterações na tabela gauss e não consigo usá-la por conta disso. Alguém poderia postar a tabela com a alteração de 12 para E5.

Obrigada!

Karen Gisele Vaz de Lima

Karen Gisele Vaz de Lima

Iniciante DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 10 anos Sábado | 13 julho 2013 | 01:02

Boa noite, como consigo calcular um contrato de veículos que foi feito em 60 meses
parcelas 1 a 24 = 708,45 (VRG 247,42)

parcelas 25 a 60 = 1.296,08 (VRG 835,05)

taxa de juros 1,7% ao mês CET 1,77 ao mês

Se alguém puder me ajudar agradeço imensamente.

Patrícia Guerreiro Soares

Patrícia Guerreiro Soares

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Domingo | 1 setembro 2013 | 21:33

Olá! Acabo de entrar no forum, estou adorando!

Obrigada Messias, planilha ótima!

Fiquei com uma dúvida no laudo sobre uma das possíveis irregularidades:
Cumulação indevida de correção monetária com comissão de permanência.

Alguém pode me explicar isso melhor?

Desde já agradeço,

Patrícia.

luiz djara soares leal

Luiz Djara Soares Leal

Iniciante DIVISÃO 1, Economista
há 10 anos Segunda-Feira | 17 março 2014 | 10:50

Olá!!! Notei que a planilha com o método Gauss tem um campo de "taxa de inflação estimada"...e deixaram com o valor zero. Isso é normal?? Caso não seja, alguém sabe me dizer como posso obter a taxa de inflação estimada para o período 1992-2013 ?? Até 94 as taxas de inflação eram absurdas, e tenho uma planilha de ação revisional de financiamento de imóvel...então não sei como resolver esse problema. Alguém pode me ajudar?

RONDINELE ARAUJO CARVALHO

Rondinele Araujo Carvalho

Iniciante DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 15 outubro 2014 | 10:52

Olá meus colegas contadores!

Estou precisando de ajuda em um cálculo revisional de um contrato de financiamento de veículos. Dados:

Valor do Bem: 34.480,00
Entrada: 10.420,00
Parcela: 814,50
Prazo: 48 parcelas
Taxa: 1,39% a.m.
IOF: 461,90
Tarifa/Cesta de Serviços: 600,00
Despesas/Serviços Financiados: 1.020,00
Registro de Contrato: 248,28
Encargos Totais: 10.705,89
Valor Total da Cédula: 39.096,00
Primeiro Venc.: 05/09/2013
Último Venc.: 05/08/2013

Sabemos que temos que calcular pelo juros simples, minha dúvida qual será o valor financiado? Incluo o IOF? E quais taxas ou gastos ilegais, que não entram no financiamento?

Qual o método de cálculo do juros simples? Gauss, SAC e etc... Tem alguma decisão judicial dizendo qual método de calculo a utilizar?


Agradeço meus colegas.

Luiz Cláudio Trevizam

Luiz Cláudio Trevizam

Iniciante DIVISÃO 5, Economista
há 9 anos Quarta-Feira | 15 outubro 2014 | 11:08

Rondinele

Considere o valor financiado (-) o valor da entrada (+) o IOF, desconsiderando, dessa forma, todos os demais valores cobrados. Verifique a taxa de juros. Se ele não estiver superior à média do mercado, mantenha-a. quanto ao sistema de amortização, o GAUSS, ainda que seja um ótima opção pois trabalha com juros simples ponderado, não tem sido aceito pela jurisprudência de modo geral. Assim, informe seu cliente que pode fazer o cálculo comparativo entre o PRICE, que foi o sistema contratado, e o GAUSS, mas que as chances de sucesso não são boas. No mais, mesmo recalculando pela PRICE, com todos os abatimentos (que superam os R$ 1.800,00), deve melhorar o valor da prestação e do saldo devedor.

JEFFERSON DE FREITAS BARBARA

Jefferson de Freitas Barbara

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 9 anos Sexta-Feira | 5 dezembro 2014 | 22:03

Senhores,
Saudações

Existe alguma possibilidade de enviar uma planilha fazendo comparação entre sistema SAC x sistema GAUSS?

Em linhas gerais, qual é o sistema mais vantajoso para um financiamento de imóvel, pelo prazo de 360 meses? O sistema GAUSS ou o sistema SAC?

O judiciário tem aceito o sistema GAUSS?

Valeu pessoal.

Página 3 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.