Lucivando Coelho Guimaraes Coriolano
Prata DIVISÃO 3, Contador(a)Boa tarde. Abri meu escritorio de contabilidade e preciso saber informações sobre ITR. O que preciso saber sobre ITR e como proceder?
respostas 45
acessos 10.330
Lucivando Coelho Guimaraes Coriolano
Prata DIVISÃO 3, Contador(a)Boa tarde. Abri meu escritorio de contabilidade e preciso saber informações sobre ITR. O que preciso saber sobre ITR e como proceder?
Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial , Contador(a) Lucivando,
Primeiramente leia a IN RFB 1.166/2011, pois a mesma dispõe sobre a apresentação da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) referente ao exercício de 2011 e dá outras providências.
Att.
Adalberto
Eliz
Prata DIVISÃO 2, Autônomo(a) Boa Tarde Colegas....
É a primeira vez que estou fazendo a declaração do ITR.....
Já baixei o programa da DITR 2011, já li o manual, também já deu uma olhada na internet sobre o assunto, mais ainda restam muitas dúvidas, se alguem tiver algum material que pode me auxiliar agradeço?? O documento necessário para fazer a declaração é a escritura do terreno?? Quais documentos precisam???
Agradeço a atenção!!!
Abçs
Att,,,
Eliz
Prata DIVISÃO 2, Autônomo(a) oiee colegas
Estou começando a preencher a declaração ITR, porém na escritura só consta o n° do INCRA e não o Nirf que solicita na declaração, onde posso obter, como proceder???
Sergio Hoffmeister
Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo Boa tarde Béti, o NIRF é obtido na Receita Federal, isso quando ainda não existe, acredito o seu caso já existe um nirf cadastrado, seria isso?
no aguardo
Sergio
Eliz
Prata DIVISÃO 2, Autônomo(a) Boa Tarde Sérgio
Isso já tenho o n° do Nirf, pois consta na declaração de 2010 que foi outro escritorio que fez, porém quando abre o programa da declaração do ITR 2011 pede o n° do Nirf, so que na escritura só consta o n° do incra, onde consigo verificar se o n° do Nirf que o outro declarante informou esta correto??
Sergio Hoffmeister
Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo Béti tenta emitir a certidão negativa de imoveis rurais no site da receita federal , se conseguir emitir vai constar os dados!
@Oculto (msn)
Sergio
Eliz
Prata DIVISÃO 2, Autônomo(a) Ok, Sérgio deu certo
Deu certo,,,, obrigadão
Então só consigo o n° do Nirf se tirar uma certidão atualizada da matricula do terreno????? estou perdida
Sergio Hoffmeister
Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo Béti.....geralmente na matricula do imóvel tem o nirf!!!! se você tem em mãos uma matricula antiga, nela deveria constar, mas...
Espero ter ajudado....deixei o msn...de vc precisar!!!
até!!!!
Eliz
Prata DIVISÃO 2, Autônomo(a) Nesta matricula que tenho não consta, mais valeu;;;
obrigadãoo
Té ++
Eliane Silva
Prata DIVISÃO 1, Controller Boa tarde,
Estou precisando da relação do sistema de preço de terra para ITR/2011, alguém utiliza?e aonde posso encontrar essa realção?
Sergio Hoffmeister
Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo olá Eliane , você esta se referindo ao valor de pauta?
S@Oculto (msn)
Eliane Silva
Prata DIVISÃO 1, ControllerOlá Sergio, provavelmente deve ser a mesma coisa, valor de pauta e sistema de preço de terra acredito eu, sabe onde encontro?
Sergio Hoffmeister
Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo Eliane, é bem provavel que a prefeitura da sua cidade tenha divulgado uma pauta para a sua cidade, pois aqui na região os municipios já divulgaram esta pauta, através da secretaria de fazenda.
até mais
Sergio
Eliane Silva
Prata DIVISÃO 1, Controller Ok vou verificar aqui obrigada mesmo.
Eliane Silva
Prata DIVISÃO 1, Controller Boa tarde
Como faço para obter a tabela de preço de terras para o ITR na Receita Federal? Alguem pode me ajudar.
Solange
Prata DIVISÃO 5, Autônomo(a) Boa tarde pessoal, estou fazendo um ITR, onde consta o titular, porém tem mais pessoas na escritura que tbem sao proprietaria de pequena parte juntamente com o titular, como devo preencher o ITR, coloco o titular e o restante como condôminos, são mais de 30 pessoas. E a parte que pertence a cada um nao ultrapassa o limite da gleba rural, Posso colocar como isento ou nao^?
Att
Solange
Consultor Especial , Contador(a) Solange,
Art. 39. O imóvel rural que for titulado a várias pessoas, enquanto for mantido indiviso, deve ser declarado por somente um dos titulares, na condição de condômino declarante
Fonte: IN SRF 256/2002
Portanto, o imóvel será declarado pelo condômino declarante, e os demais, serão indicados na ficha "Condôminos".
Att.
Adalberto
William Marchl
Bronze DIVISÃO 3, Contador(a) Bom dia Pessoal,
Tenho uma dúvida:
Estou preenchendo a ITR de um cliente que vendeu este imóvel em março/2011 (venda total). porém não consigo informar esta venda na declaração, já li o manual da ITR 2011 e nada me ajudou. Alguém sabe como informo esta venda na declaração? Ou se é o caso do envio de uma outra declaração?
Obrigado desde já pela atenção de todos,
Att;
William
Consultor Especial , Contador(a) Willian,
Quando da alienação total de imóvel rural, o alienante deve informar a RFB através do formulário Diac - Comunicação de Alienação
Para saber mais acerca do assunto, clique no link abaixo.
Cafir - Cadastro de Imóveis Rurais
Att.
Adalberto
William Marchl
Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)Obrigado Adalberto!!
Rogerio de Souza Santos
Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade William,
É o adquirente do imóvel é que vai fazer a declaração do ITR e na mesma vai constar aquisição do mesmo imóvel em tal data, e o mesmo vai usar o o mesmo nirf usado p/você, por se tratar de aquisição total.
Um abraço,
Claudio de Souza Chayn
Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Informática OI BOA TARDE A TODOS
Como posso transmitir a ITR 2006,2007 e 2008 NO ANO DE 2011 ESTOU PRECISANDO PARA UM CLIENTE MEU
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador , Sócio(a) Proprietário Boa tarde Cláudio,
Pode baixar os programas para geração das declarações, no site da Receita Federal do Brasil, no link a seguir:
Baixar também, o programa Receitanet, para transmissão das declarações.
www.receita.fazenda.gov.br
http://www.receita.fazenda.gov.br/Pessoafisica/receitanet/default.htm
Claudio de Souza Chayn
Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Informática oi muito obrigado mais já estou com todos os itr de 2006 a 2011
quando tento envia da a seguite mensagem ERRo Validador do itr esta declaração foi gerada por uma verão antiga do programa ....
ai manda eu entra no site e baixa a versão atualizada mais não fuciona..
muito obriga pela sua ajuda
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador , Sócio(a) Proprietário Cláudio,
Sua versão do receitanet esta atualizada ?
Maurozan
Iniciante DIVISÃO 3, Suporte Técnico Boa Tarde, quero acessar a area do itr 2008 so que quando vou tenar abrir um arquivos que ja esxise ele demora, demora e não abre.
O que pode ser?
Luiz Carlos Manganelli
Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)Estou precisando de ajuda, tenho um ITR no qual a area era 34,6 hectares, porem foi vendido para o filho 16,9 ha e foi feito escritura e esta registrado em cartorio como area em comum, nao foi aberto nova matricula em cartorio, a minha duvida é se eu coloco o filho na condição de condômino com percentual de 49%? ou mantenho na mesma condição que eswta até que seja aberto nova matricula no cartorio separando as áreas....
Maurozan
Iniciante DIVISÃO 3, Suporte TécnicoBoa Tarde, Luiz Carlos Manganelli para essa situação oriento que você primeiro procure um contador para fazer a sua contagem da area e em seguida voce vai fazer o cadastro de um novo documento porque se torna um novo terreno.
Rogerio de Souza Santos
Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade Luiz,
Neste caso, duas areas continuas com uma só matricula, é sim condominio, não há dúvidas.
Agora;
Se você não quiser deixar o problema p/frente, deve procurar o cartório para fazer a dissolução de condominio(vão pedir mapa, memorial descritivo e etc), e vão fazer uma nova matricula para o novo adquirente.
Procure o cartório de registro que ele te informa.
Um abraço,
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.