x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 145

acessos 19.499

Lançamento Contábil

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 11 outubro 2011 | 11:26

Olá Luciane !

Os lançamentos para recebimento de compras de mercadorias devem ser preferencialmente feitos da seguinte forma:

1. Pela entrada das meracdorais:

D - Compras de Mercadorias (CR)
D - ICMS à recuperar (AC)
C - Fornecedores (PC)

2. Pelo pagamento dos fornecedores:

D - Fornecedores (PC)
C - CAixa/Bancos (AC)

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2011 | 07:50

Bom dia Luciane !

Podem-se lançar também as compras em conta de estoques, mas aí precisa ter um controle e baixar o saldo na medida em que a empresa vai vendendo as mercadorias para compor a conta de compras de mercadorias nas contas de resultado.

Mas, a maioria das empresas prefere lançar diretamente em contas de resultado, salvo em alguns casos que a empresa possua este controle de baixa de estoque contábil.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GRACIEMA NUNES CAVALCANTE

Graciema Nunes Cavalcante

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2011 | 08:54

Tenho que contabilizar Contrato de Seguros contra incendio com vigencia de 3 anos, sendo que o valor total será pago em 3 parcelas ainda no ano de 2011. A minha dúvida é como fazer o lançamento de apropriação das despesas de seguros por quotas. No caso desta contratação eu devo apropriar somente a 1ª parcela do seguro e dividir por 12 quotas, ou pegar o valor total e dividir por 36 quotas? Observando que o valor total do seguro é de R$ 27.000,00 e será pago em 3 parcelas iguais de R$ 9.000,00. Até o momento só havíamos contabilizado contrato de seguros de até 1 ano de vigência. Agradeço desde já pela atenção. Fico no aguardo.

Hely Souza Pereira

Hely Souza Pereira

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2011 | 22:57

Graciema,

a maneira de contabilizar é a mesma que contabilizaria para 12 meses. Você divide em 36 parcelas e apropria mensalmente as despesas. Desta maneira, vale ressaltar que 24 parcelas ficará a longo prazo.

Ou seja, você tera na aquisição do seguro:

D: seguros a apropriar (cp).......9.000
D: seguros a apropria (lp)........18.000
C: Seguros a pagar..................27.000

Abs..

Hely Souza Pereira
HSP Serviços Contábeis Ltda
[email protected]
Msn: [email protected]
Rose Alves Sant´Ana

Rose Alves Sant´ana

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 14 outubro 2011 | 09:04

Bom dia, Gostaria de saber como lançar os seguintes lançançamentos:

Uma Companhia, contratou, um SEGURO contra incendio em 01/08/2011 para sua fábrica, com prazo de cobertura de 03 anos imediato.

O seguro foi de R$ 27.000,00, pago em 3 parcelas iguais mensais, sem juros, sendo a ultima parcela paga em 01/11/2011.

A) Como lançaria APROPRIAÇÃO como despesa na 1ª.parcela em 31/08/2011.

Obrigado

Hely Souza Pereira

Hely Souza Pereira

há 13 anos Sexta-Feira | 14 outubro 2011 | 18:45

Graciema,

Esta "separação" é referente a apropriação mensal. Mesmo você pagando o seguro integralmente, vc tem uma despesa a apropriar a longo prazo, logo, os índices financeiros, sofrem alterações.

É o mesmo critério que você utilizaria para um empréstimo ou direito a receber a longo prazo.

abs..

Hely Souza Pereira
[email protected]
Hely Souza Pereira

Hely Souza Pereira

há 13 anos Sexta-Feira | 14 outubro 2011 | 18:50

Rose,

sua pergunta é semelhante a da graciema, interessante que até os valores são iguais.

O lançamento da apropriação das despesas são:

D: despesas com seguros----750,00
C: seguros a apropriar--------750,00

obs: utilize a mesma resposta que passei a cima no ato da contratação.

espero ter lhe ajudado.

Abs..

Hely Souza Pereira
[email protected]
Cristiane Fernandes

Cristiane Fernandes

Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 anos Domingo | 16 outubro 2011 | 22:12

Boa noite a todos.

Estou fazendo a contabilidade de uma empresa pertencente ao Simples Nacional. Foi adquirido um veículo este ano no valor de 38.000,00.
Fiz o seguinte lançamento:

D - imobilizado
C - banco

No final do ano, o lucro apurado será distribuido entre os sócios. Neste caso, haverá +/- um lucro de 78.000,00, mas não haverá dinheiro suficiente em caixa por causa da compra do veículo. Como proceder neste caso?

Obrigada.

há 13 anos Segunda-Feira | 17 outubro 2011 | 13:23

Boa Tarde Hely,

Na verdade eu e a Rose trabalhamos juntas. A pergunta que fizemos e que você respondeu , refere-se a um teste proposto pelo escritório onde trabalhamos. A pessoa que colocou a questão disse que poderíamos pesquisar, por isso nos cadastramos no Forum Contábeis. O teste já foi digamos "corrigido" e sua orientação valeu bastante. Mais uma vez muito obrigada pela sua ajuda. Se nós pudermos ajudá-la em alguma coisa conte conosco. Até mais.

há 13 anos Segunda-Feira | 17 outubro 2011 | 13:58

Cristiane,

Você pode distribuir o lucro para os sócios dentro do limite do saldo do Caixa. E o saldo do lucro que não for distribuído poderá ser transferido para Conta Reserva Legal(PL) ou permanecer na Conta Lucros a Distribuir (Passivo) até que haja saldo suficiente na Conta Caixa (AC) prá fazer a distribuição que poder ser no ano seguinte. Só observando que quando for fazer a Declaração de Ajuste Anual PF dos sócios, no campo dos rendimentos isentos , informar só o valor que foi efetivamente pago e não o valor apurado. Espero ter ajudado.

Um abraço

Mário Sérgio Silva Faria

Mário Sérgio Silva Faria

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Segunda-Feira | 24 outubro 2011 | 16:53

Boa tarde!

Minha situação é a seguinte.

Uma empresa comprou um carro novo na concessionaria, da seguinte forma.

ela deu um carro de menor valor como entrada e pagou o restante a vista.

Gostaria de saber como ficaria todos os lançamentos.

Baixa do Ativo.
Ganho ou perda de capital
Entrada do Ativo.

At,

Mário Faria

Atte;

Mário Faria

há 13 anos Quarta-Feira | 26 outubro 2011 | 13:01

Boa tarde a todos!

Temos um cliente que está no Lucro Presumido, cujo sócio comprou alguns bens financiados em seu próprio nome, mas colocou as parcelas do financiamento no débito automático da C/C da empresa. Tivemos a orientação para abater estas parcelas da Distribuição de lucros deste sócio. Pergunta: Como fazer esse registro contabilmente? Eu teria que pagar o lucro neste valor todo mês e depois lançar o pagto. das parcelas baixando da conta Lucros Distribuidos ?? Se alguém puder me ajudar ficarei muito agradecida. Abraço.

Graciema

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 26 outubro 2011 | 13:14

Boa tarde Mário,

Informe valores (ainda que hipotéticos) para que alguém possa orientá-lo a contento.

Tenha em conta que para todos os efeitos houve alienação do primeiro veiculo e aquisição do segundo, servindo o resultado da operação primeira apenas como parte do pagamento da segunda.

Nestes termos temos que saber o custo de aquisição, a depreciação acumulada e o valor da alienação do primeiro como também do valor da aquisição segunda para determinarmos os registros contábeis corretos.

....

há 13 anos Quinta-Feira | 27 outubro 2011 | 10:01

Bom Dia a todos!

Estou em dúvida com relação a ativar um equipamento usado, financiado (negociado) em 20/08/2009 até 20/07/2011. O Contrato diz que o comprador (nosso cliente) só será proprietário do equipamento quando for efetuado o pagamento da última parcela. Pergunto: Eu deveria ter ativado este bem já no ato da compra ou deveria ter esperado o pagamento da ultima parcela prá poder ativar e começar a depreciar? E como ficaria o lançamento contábil sem a ativação se for o caso. Porque, de qualquer maneira, se trata de um compromisso assumido em forma de contrato e o equipamento em questão está sendo usado normalmente.
E aí gera mais uma dúvida: Porque não depreciar se o equipamento está sendo utilizado e consequentemente sofrendo desgaste pelo uso? Fico no aguardo.

Abraços

JUSSARA S SILVA

Jussara s Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 27 outubro 2011 | 16:33

Boa tarde pessoal por favor me ajude estou c/ uma empresa que vem com saldo de exercicio anterior totalmente irregular, É UMA EMPRESA DE REPRESENTAÇOES na verdade gostaria de saber o seguinte:
1-exitem recebimentos no banco dessa empresa e não foi emitida a NF.
2-o socio ( e recebe comissoes desses serviços)tem varias despesas pagas pela empresas,diz que seria pelo recebimento que esta no banco.
3-pergunta:como varia para baixar essas despesas que ele emitiu com os cheques da empresa?já que não emitiu NF p/ eles
4-como ficaria a conta corrente,no 1º momento achei que seria p/contas correntes dele.
5-E essa empresa não trabalha com o caixa.

desde já agradeço

Bruna

Sandri  assessoria contabil

Sandri Assessoria Contabil

Bronze DIVISÃO 3 , Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 28 outubro 2011 | 09:46

lançameto contábil
Bom dia peço ajuda em um lançameto.
houve um pagamento de fornecedor e o banco fez o pagamento a maior gerou um creditro de 194,00 à maior, já ligamos no banco e avisamos mais eles dizem que está tudo ok . mais contabilmente fico com esse credito á maior, em que conta que eu jogo . é uma receita ? se for é operacional?

grata,
Zu

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 13 anos Sexta-Feira | 28 outubro 2011 | 09:53

Bom dia Zuleide,

Se entendi sua dúvida, foi feito um pagamento de uma duplicata de um fornecedor de sua empresa a maior em R$ 194,00.

Caso seja isto, pode lançar o valor de R$ 194,00 em "Adiantamentos a Fornecedores (AC) e posteriormente, tentar recuperar este valor pago a maior juntamente ao Fornecedor, quer seja através de devolução do numerário ou caso seja um Fornecedor habitual, através de mercadorias.

Débito : Adiantamentos a Fornecedores (AC)

Crédito : Fornecedores (PC)

AC= Ativo Circulante

PC = Passivo Circulante

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
karen cristina santana barbosa

Karen Cristina Santana Barbosa

Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 28 outubro 2011 | 17:39

Boa Tarde
Estou ainda com duvida neste assunto. Por favor senhores, se alguem poder me ajudar... Vejam meu caso:

Minha empresa contabilmente deu um pequeno prejuizo. Porém, muitas das despesas contabilizadas nao são consideradas dedutiveis do IR. Apurei o Lucro real no LALUR.
Como contabilizo as provisões do IR e CS sobre o Lucro real, uma vez q contabilmente esta um prejuizo?

Por favor alguem me orinte, se possivel.
Obrigada

Página 3 de 5
1 2 3 4 5

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade