x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 135

acessos 31.603

Cálculo do Super Simples

Sheila Guimarães

Sheila Guimarães

Bronze DIVISÃO 5 , Não Informado
há 16 anos Terça-Feira | 23 setembro 2008 | 11:01

Bom dia a todos! Parabenizo as pessoas responsáveis por este fórum. É de iniciativas assim que a contabilidade precisa.

Minha dúvida é a seguinte: Estou com um cliente novo que é enquadrado no Simples Nacional e ele tem duas atividades a principal que é serviço e a secundária que é comércio. Em qual tabela ele se aplica?

Para o CNAE principal ele fica enquadrado no Anexo III e para o secundário o Anexo I. O que eu faço?

CNAE principal: 95.21-5-0
CNAE secundário: 47.57-1-00

Editado por S. Guimarães em 22 de maio de 2009 às 09:21:59

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 23 setembro 2008 | 12:03

Sheila Christina,

Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do fórum. É um prazer tê-la aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.

Sobre a sua dúvida, como você mesma disse, consultando o CNAE 9521-5/00 neste link, temos que a atividade poderá segregar a receita pelo Anexo III e o CNAE 4757-1/00 poderá segregar a receita pelo Anexo I.
Desta foma, você deverá separar as receitas da atividade de manutenção das receitas da atividade de vendas e tributalas pelos anexos citados acima.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
carlos sousa

Carlos Sousa

Prata DIVISÃO 1 , Não Informado
há 16 anos Sexta-Feira | 13 março 2009 | 17:23

Caros amigos, peço uma pequena ajuda, minha duvida é a seguinte:

O Supersimples ele é acumulativo, ou seja para calculo mediante tabela de aliquotas, devo calcular conforme a receita normal de cada mes ou devo calcular com receita acumulada, exemplo: 1º mes recebi 2.000,00, no 2º 2.000,00.
no 1º calculo emcima de 2.000,00 e no 2º emcima de 4.000,00, essa é minha duvida, se poderem me responder fico mt agradecido, desde ja um forte abraço p vcs...

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 13 março 2009 | 18:26

Carlos Sousa,

A soma das receitas é apenas para a determinação da alíquota da empresa.
Veja que, de acordo com o § 1º, Artigo 5º da Resolução CGSN nº 51, de 22 de dezembro de 2008, Para efeito de determinação da alíquota, o sujeito passivo utilizará a receita bruta total acumulada nos 12 (doze) meses anteriores ao do período de apuração.

Já o Artigo 2º do mesmo dispositivo legal determina que A base de cálculo para a determinação do valor devido mensalmente pelas ME e pelas EPP optantes pelo Simples Nacional será a receita bruta total mensal auferida, segregada na forma do art. 3º

Clique aqui para ver alguns exemplos.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
carlos sousa

Carlos Sousa

há 16 anos Terça-Feira | 17 março 2009 | 08:47

Quero agradecer ao amigo Wilson Fernando pela gentileza da ajuda, obrigado meu caro, se eu puder tb retribuir ajuda conte comigo, um forte abraço.

carlos sousa

Carlos Sousa

há 16 anos Terça-Feira | 17 março 2009 | 08:50

Bom so p esclarecer-mos o caso, o fato é:

o valor das receitas acumuladas é para identificar a faixa da aliquota, a base de calculois será da receita auferida no mes correto meu amigo, mt obrigado...

JULIO CESAR R. DE CAMARGO

Julio Cesar R. de Camargo

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 19 março 2009 | 09:29

Uma empresa do SN faz várias compras de mercadorias no mês de 02/2009.
Algumas dessas mercadorias vêm:

- com base de cálc. ICMS reduzida
- outras com PIS/COFINS retidos na fonte
- outras com ICMS retido por ST
- outras são isentas do ICMS

PERGUNTA: Qdo da venda dessas mercadorias, como seriam tributadas?

- no caso das com BC reduzida, sairiam tbém com BC reduzida?
- as com PIS/COFINS retidos, sairiam sem tributação de PIS/COFINS?
- as com ST e isentas, sairiam sem tributação do ICMS?

Devo então fazer uma separação dessas mercadorias?

Desde já, agradeço!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 4 maio 2009 | 19:54

Boa noite Maria

A CNAE é:
6201-5/00 - SITES NA INTERNET; CONFECÇÃO DE, DESENVOLVIMENTO DE, CRIAÇÃO DE, SERVIÇOS DE

Esta subclasse compreende:

- o desenvolvimento de sistemas para atender às necessidades do cliente, ou seja, as atividades voltadas para a definição dos módulos, especificações funcionais internas, tipos de relatórios e testes de avaliação do desempenho

- a programação com o uso de ferramentas e de linguagens de programação

- o fornecimento de documentação de programas de computador desenvolvidos sob encomenda

- o desenho de páginas para a internet (web design)

- o desenvolvimento de projetos e modelagem de banco de dados sob encomenda

Desde que desenvolvida no âmbito da empresa (não nos dos clientes) esta atividade não impede a adesão à sistemática do Simples Nacional.

As receitas decorrentes da exploração destas atividades estão sujeitas às alíquotas das Tabelas do Anexo V. Neste anexo, as contribuições previdenciárias estão inclusas entre os tributos e contribuições que compõem o Simples Nacional, entretanto, sujeitam-se também a famigerada "Relação R".

Vale dizer que se a relação percentual entre sua Folha de Salários e a Receita Bruta não for significativa, a opção pelo Simples Nacional pode ser "mais cara" que a pelo Lucro Presumido.

Cabe um estudo tributário com vistas a determinar qual a tributação menos onerosa para seu caso.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Terça-Feira | 5 maio 2009 | 14:13

Boa tarde Maria,

Lê-se no Inciso I, Artigo 3º da Resolução CGSN 15/2007 que:

Art. 3º A exclusão do Simples Nacional, mediante comunicação da ME ou da EPP, dar-se-á:

I - por opção

e no Inciso I, Artigo 6º que:

Art. 6º A exclusão das ME e das EPP do Simples Nacional produzirá efeitos:

I - na hipótese do inciso I do art. 3º, a partir de 1º de janeiro do ano-calendário subseqüente, ressalvado o disposto no § 1º deste artigo;

Vale dizer que a empresa pode pedir a exclusão da sistemática do Simples Nacional a qualquer tempo, entretanto só produzirá efeitos a partir do primeiro dia do mês de Janeiro do ano seguinte ao da solicitação.

Nota
Se a exclusão for solicitada no decorrer do mês de Janeiro, terá efeitos a partir do primeiro dia deste mesmo mês. (§ 1º, Artigo 6º, Resolução CGSN Nº 15/07)

...

Editado por Saulo Heusi em 5 de maio de 2009 às 14:16:20

JAIRO MORIVALDO DE OLIVEIRA SANTOS

Jairo Morivaldo de Oliveira Santos

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 21 maio 2009 | 14:09

Boa Tarde!

Por favor me ajudem:

Situação:

Um cliente faz a captação de água em sua chácara, através de poços artesianos e já vem distribuindo caminhões de água.

Quer abrir uma Empresa Ltda, na cidade, em nome da esposa e outra pessoa, para melhor divulgar o negócio.

Conforme pesquisei se enquadrar a Empresa no CNAE 3600-6/02 - Distribuição de água por caminhões, o faturamento pode ser pelo Anexo I do Super Simples.

Já a "Captação de água" CNAE 3600-6/01 é Atividade proibitiva no Super Simples.

Pergunta-se:

1- Uma Empresa pode só Distribuir água por caminhões, CNAE 3600-6/02, ou a captação já está automaticamente inserida?

2- A captação/venda dessa água poderia ser oficilizada mediante um Contrato dele com essa Empresa a ser criada?

3-Distribuição de Água não seria Prestação de Serviço em vez de Comércio ou seja: "frete do Transporte da água"?

Página 5 de 5
1 2 3 4 5

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade