x
2012-01-06T15:21:28-02:00

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 165

acessos 168.431

Transformar ME em MEI

há 8 anos Sexta-Feira | 6 janeiro 2012 | 15:21

Boa tarde.

Preciso URGENTEMENTE transformar uma empresa que é ME em MEI e gostaria de saber exatamente como é o proecesso para alteração.
Como faço com um CNAE na ME que não é permitido no MEI e vice-versa?

Desde já agradeço!

Abraços!

há 8 anos Sexta-Feira | 6 janeiro 2012 | 15:48

Boa tarde Nadia Camila,

Como faço com um CNAE na ME que não é permitido no MEI e vice-versa?

Se o CNAE não é permitido ao MEI não é possivel esta opção.

Preciso URGENTEMENTE transformar uma empresa que é ME em MEI e gostaria de saber exatamente como é o proecesso para alteração.

Para transformar um Empresário Individual ME em MEI voce deve acessar o portal do SN e efetuar a opção pelo SIMEI até 31/01/2012 para que produza efeitos para este ano 2012, desde que atividades permitidas previstas no anexo XIII da Resolução CGSN 94/2011, que voce pode consultar neste link

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
há 8 anos Sexta-Feira | 6 janeiro 2012 | 16:19

Muito obrigada Elisabete!

Simplesmente efetuando a opção pelo SIMEI já começa a produzir os efeitos?

Tenho outra dúvida tb..
Fiz o pedido de desenquadramento de outra empresa SIMEI. Para dar baixa nesta empresa é como em uma empresa 'normal'?

Desde já agradeço!
Beijooos

há 8 anos Sexta-Feira | 6 janeiro 2012 | 16:30

Nádia,

Se a empresa estiver ok, sim produzirá efeitos desde 01/01/2012, assim que voce fizer a opção consulte a situação em optantes pelo Simples Nacional.

Quanto a cancelamento do SIMEI a baixa é normal, porém se está desenquadrada do SN terá que apresentar as Certidões Negativas.

Abraços!

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
há 8 anos Sexta-Feira | 6 janeiro 2012 | 21:42

Pessoal entrei no portal do Simples Nacional, opção Contribuintes, SIMEI, em Seguida SOLICITAÇÃO DE ENQUADRAMENTO NO SIMEI. Após Coloquei os Dados e Aceitei o Sistema de Comunicação Eletrônica, Salvei a Solicitação e o resultado saiu de imediato. Sua Opção pelo SIMEI está Confirmada com efeitos a partir de 01/01/2012. Já abri o PGMEI e emiti os DAS referentes a 2012. Saem normais apenas com o CPF do Empresário abaixo. Espero ter ajudado!

há 7 anos Segunda-Feira | 3 setembro 2012 | 11:16

olá pessoal, tô tentando transformar um ME em MEI, vi que no site do simples tem a opção de Solicitação de Enquadramento no SIMEI, queria saber se tem prazo ou pode ser solicitado a qualquer momento?

Consultor Especial
há 7 anos Segunda-Feira | 3 setembro 2012 | 14:35

Nildo Sales

Olha prazo não tem, mais pra ficar mais certinho tanto para apuração de impostos ou pra acompanhamento contábil é mudar de regime sempre em janeiro.

Mais pode optar em qualquer mês e aguardar deferimento.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Consultoria e assessoria empresarial
Contabilidade geral
Serviços paralegais
Regularização de empresas
-----
Orçamento gratuito
-----
http://www.gamboasolucoes.com.br
gamboasolucoes@gmail.com
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Consultor Especial
há 7 anos Terça-Feira | 11 dezembro 2012 | 09:44

Wadyson Taffarel Silva Lima

A razão social é opcional a mudança. Deverá fazer um ajuste no capital social dependendo de qual foi o valor colocado na constituição.

-----
Contabilidade geral
Serviços paralegais
-----
Orçamento gratuito
-----
gamboasolucoes@gmail.com
Consultor Especial
há 7 anos Terça-Feira | 11 dezembro 2012 | 10:12

Wadyson Taffarel Silva Lima

Creio que neste valor não se faz necessário tal mudança.

A mudança seria mais real se tivesse um capital alto a ponto de ser a margem de faturamento anual do MEI como 60 mil.

-----
Contabilidade geral
Serviços paralegais
-----
Orçamento gratuito
-----
gamboasolucoes@gmail.com
há 7 anos Terça-Feira | 18 dezembro 2012 | 10:48

Bom dia,

- Para alterar de ME para SIMEI basta eu solicitar a migração através do simpmples nacional respeitando a data?
- Quanto a Junta e a Prefeitura preciso fazer alguma alteração?
- Caso o CNAE da ME não seja permitido no SIMEI posso antes solicitar
alteração na Junta?

Grata pela atenção.

Fátima Montagner
há 7 anos Terça-Feira | 18 dezembro 2012 | 10:51

Fátima Montagner

Bom dia, se o CNAE não é permitido é bom vc ja alterar ele na junta comercial, pois vc só consegue optar pelo SIMEI até 31/01 de cada ano, na prefeitura vc vai ter q alterar tbm logo depois que vc optar pelo SIMEI

Att,

Fábio

" Abertura,. alteração, encerramento e legalização de empresas "

E-mail: fabiocom121@hotmail.com

WhatsApp (13) 99789-0607
há 7 anos Terça-Feira | 18 dezembro 2012 | 11:00

bom dia
1º sim
2º na junta não, prefeitura tem que conversar com eles.
3º se o CNAE não não for permitido você não conseguira migrar para o simei, ai sera necessario fazer a alteração na junta

Espero ter ajudado....

há 7 anos Terça-Feira | 18 dezembro 2012 | 15:35

Boa tarde, obrigada pela atenção Fabio e Pingo, mas a empresa está enquadrada nos CNAE´S 85929-01 Ensino de Dança e 90019-03 Produção de espetáculos de dança, e olhando a relação do SIMEI não encontrei estes cnae´s nem um outro que eu possa pedir alteração na junta, o faturamento da empresa é menos de 2.000,00 por mês, mas acho que não posso migrar. Alguma sugestão?

Grata.

Fátima Montagner
há 7 anos Sexta-Feira | 21 dezembro 2012 | 20:01

Olá, passei de ME para MEI em 2010. Tenho o certificado de microempreendedor individual, porém fui abrir uma conta em um banco (BB) e eles querem um DOCUMENTO DE ALTERAÇÃO de ME para MEI mesmo tendo o certificado de MEI. Procurei em toda parte e não consego esse documento aliás não sei nem se existe. Alguém pode informar onde imprimo ou solicito este documento.

Consultor Especial
há 7 anos Sábado | 22 dezembro 2012 | 12:12

Rafael Cavalcante de Almeida

O BB é um dos bancos mais atrasados que tem em termos de legislação empresarial.

Você pode ir no portal do Simples :
http://www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional/servicos/grupo.aspx?grp=9

No link acima ele dará um documento que diz a data de opção sua para MEI, e demais informações, poderá imprimir e levar ao banco.

-----
Contabilidade geral
Serviços paralegais
-----
Orçamento gratuito
-----
gamboasolucoes@gmail.com
há 7 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 19:53

Boa noite!
Preciso mudar uma empresa de ME para MEI. Se a empresa estiver com alguma divida na RECEITA FEDERAL, eu consigo fazer a mudança?

Viviane Mírian Berto
Agente de Orientação Empresarial - SEBRAE
(73) 8134-9248
(73) 9109-7925
Consultor Especial
há 7 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 21:03

Viviane Mírian Berto

Não, para optar para o regime do MEI a empresa deve estar regular. Vocẽ poderá optar pelo parcelamento, ao parcelar dos débitos poderá mudar o regime.

Quando você fizer a solicitação do MEI com algum débito, imediatamente ele aparecerá na tela dizendo quais são e pedindo para regulariza-los.

-----
Contabilidade geral
Serviços paralegais
-----
Orçamento gratuito
-----
gamboasolucoes@gmail.com
há 6 anos Segunda-Feira | 9 setembro 2013 | 10:15

Tafarel Toledo,

A empresa foi excluída do Simples em 2008 e desde então o proprietário (empresário individual) não teve faturamento entregando apenas declaração de PJ Inativa, isso influencia ou ainda assim ele pode optar pelo MEI?

Lu Magnino
há 6 anos Segunda-Feira | 9 setembro 2013 | 11:22

Tafarel Toledo,

Até onde consegui documentos a empresa foi excluída por conta de uma multa por atraso na entrega de declaração anual, o pagamento foi regularizado, mas o contador anterior não solicitou nova inclusão e passou a fazer a entrega da PJ Inativa... só que o proprietário tinha solicitado ao mesmo que realizasse a baixa da empresa, agora quando me procurou fui verificar e junto a receita ele tem a empresa, ela está ativa no CNPJ, no Estado e na Junta, e tem algumas pendências de falta de emprega de GFIP desde 01/2008 e essas declarações como Inativa.

Ele me procurou porque queria abrir um MEI, e então quando fui solicitar ele já tinha esta empresa em aberto... agora não sei posso transformar em MEI ou fazer o procedimento de baixa.

Lu Magnino
há 6 anos Segunda-Feira | 9 setembro 2013 | 11:26

Entendi, antes de mais nada Luciane, você terá de sanar essas pendências , para logo assim solicitar opção pelo SIMEI.

As atividades não impedindo, e o faturamento dentro do limite, e a empresa estando sem pendências, acredito dar tudo certo.

Página 1 de 6
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.