Elaine D e da Silva
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar AdministrativoOi, boa tarde! Estou um pouco confusa, o Cnae 49230/02 pode ser optante do simples nacional? E o Cnae 4929-9/02
respostas 53
acessos 88.409
Elaine D e da Silva
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar AdministrativoOi, boa tarde! Estou um pouco confusa, o Cnae 49230/02 pode ser optante do simples nacional? E o Cnae 4929-9/02
Charleson Martins Resende
Bronze DIVISÃO 4 , Escriturário(a)4923-0/02 - Serviço de transporte de passageiros - locação de automóveis com motorista
Lista de Atividades do CNAE
Atividade Permitida - O CNAE 4923-0/02 não está incluso nos Arts. 2º ou 3º da Resolução CGSN nº 6 de 2007
A atividade acima poderá segregar a receita pelo Anexo III
Atenção: Este aplicativo foi elaborado para ajudar na segregação das receitas pelo CNAE, não pode ser tomado como regra a ser aplicada, cabendo ainda avaliação das particularidades de cada atividade.
Fonte: LC 123/2006 com alterações das LC 127/2007, LC 128/2008 e LC 133/2009. Resolução CGSN nº 51/2008 e CONCLA/IBGE Tabela de CNAES
Para estar consultando os CNAES permitidos aconselho utilizar a ferramenta disponibilizado no site contabeis para consulta!
Regina Vitoria Rastrelli Teixeira
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeMeire, boa noite!
Estou com dúvidas em relação a Emissão de Notas Fiscais para envio de bens móveis para locação.
Eu entendo que para transitar com um bem você necessita de uma Simples Remessa, certo?
No caso, o locador tem que ter a inscrição estadual, correto? E o locatário se for PJ irá exigir a NF para entrar com o bem, certo?
Mas se o locatário for PF?
Deu um nó...
Você poderia me dar uma orientação?
Muito obrigada,
Regina
Solange
Prata DIVISÃO 5 , Autônomo(a)Boa tarde pessoal, qual seria o cnae ou a atividade mais apropriada para o transporte coletivo de passageiros (VAN) municipal e intermunicipal e interestadual. Tem algum que posso optar pelo simples nacional.
E qto a atividade de locacao com motorista (pode fazer esse tipo de atividade)?
ATt
Solange
Juliano Br
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Regina, nesse caso se o locatário for PF vc deverá pedir na Coletoria do seu Estado uma nota fiscal avulsa para acompanhar a circulação do bem movel, pois o mesmo poderá ficar retido na barreira por falta de comprovação da real operação(locação de equipamentos)
Juliano Br
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Caros colegas, apos ler todas mensagens postadas, tenho uma duvida, pois só consegui ver comentarios sobre o ISSQN, e quanto aos outros impostos como o IRRF, pois eu paguei um recibo de locação de empilhadeira e retive o IRRF, isso é o correto? Abraços
Regina Vitoria Rastrelli Teixeira
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeJuliano, boa noite.
Eu acredito que a retenção foi indevida.
Entretanto, sugiro que você veja no fórum se há algum tópico especifico sobre o IRRF sobre locação de bens móveis.
Abraço
Rogério Cruz
Iniciante DIVISÃO 5 , Bancário(a)Prezada Meire,
O entendimento contido nesse informativo do SESCON poderia ser expandido a âmbito nacional?
Rogério Cruz
Iniciante DIVISÃO 5 , Bancário(a)Prezada Meire,
O entendimento contido nesse informativo do SESCON poderia ser expandido a âmbito nacional?
E, se uma empresa emitiu uma "NOTA FISCAL FATURA DE SERVIÇOS SÉRIE A"?
Agradeço a atenção desde já.
Rogério Cruz
Iniciante DIVISÃO 5 , Bancário(a)Pessoal,
Gentileza desconsiderar as duas mensagens anteriores, pois estou tendo problemas na hora da postagem.
Meire Rodrigues Herrera
Bronze DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeCaros Amigos
A locação de bens móveis, não se emite mais nota fiscal...pois não é tributada pela prefeitura e nem pelo estado, mas é tributada federal...
Pode-se emitir RECIBO ou como faço NOTA DE LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS ( mas não é nota fiscal )
Mesmo sendo PF se emite a remessa de locação para transporte do equipamento.
Não se retem o IR pelo menos para optantes pelo Simples Nacional, caso a empresa esteja fora do Simples ...tem que verificar a lei federal vigente.
Quanto as atividades de locação que locam mão de obra, nem todas são aceitas no Simples Nacional.
Rogério Cruz
Iniciante DIVISÃO 5 , Bancário(a)Meire,
Entendido essa questão do Recibo. Mas, e os documentos que vem com as denominações abaixo:
- NOTA FISCAL FISCAL FATURA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Série FCF2;
- NOTA FISCAL FISCAL FATURA DE SERVIÇOS Série A.
Obrigado.
Meire Rodrigues Herrera
Bronze DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeRogerio
A locação de bens não pode ser emitida em NOTA FISCAL já que não é tributada nem pelo ISS e nem pelo ICMS/IPI
Se estiver sendo emitida está errado e sujeito a multa pela Prefeitura da cidade em questão.
Luciana
Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar ContabilidadeEntão nesse caso, se eu emitir uma Fatura de Locação no valor de R$ 10.000,00 e a empresa estiver enquadrada no simples nacional, mesmo assim eu terei q recolher o PGDAS sobre esse faturamento? é isso q eu entendi? Mesmo q não seja Nota fiscal, tenho q recolher o imposto neh?
Aguardo respostas
Grata
Luciana
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador , Sócio(a) ProprietárioBoa tarde Luciana,
Se o município não autorizar a emissão de Notas Fiscais, mesmo assim, deve oferecer a tributação esta receita, quer seja no regime do Simples Nacional, Lucro Presumido e ou Lucro Real, independente do documento a ser emitido (Recibo, Fatura, Nota de Locação etc..).
Débora Rafaely Gomes de Oliveira
Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar ContabilidadeEstou fazendo inscrição de uma empresa simples nacional e a empresa e de transportes de pessoas entre municipio qual cnae posso usar?
Vania Zanirato
Moderador , Encarregado(a) PessoalBoa tarde Débora,
Sua pergunta deve ser postada na sala correta "Registro de Empresas".
clique aqui
Att,
Kelly Fernandes
Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Escrita FiscalBom dia!
Estive pesquisando a respeito do fornecimento de condutor na locação de bems moveis e continuo com algumas duvidas.
Os informativos fiscais que temos aqui na contabilidade, deixam bem claro que, conforme a lei 123/2006 a locação de bens moveis com o condutor, seria impeditivo.
Mas em algumas pesquisas, já tive resposta contrária.
a solução de consulta interna nº 2 - cosit de 27/janeiro 2012
esta falando a respeito disso.
A empresa no caso, tem como atividade principal a locação de bens moveis, mas ela tambem faz serviço de paisagismo como atividade secundaria.
Ela loca os tratores exatamente para complementar o serviço de paisagismo.. mas ela cede o motorista.
Nesse caso, seria permitido ou não, no simples nacional?
Roseli
Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita FiscalBom dia,
Abrimos a empresa com os seguintes cnaes: 49230-02 e 7711000, mas pelas postagens entendo que o cnae 4923002 é só para o serviço dentro do municipio em que a empresa está estabelecida correto?
O cliente disse que vai pegar a pessoa na cidade dele e levar para São Paulo Capital por exemplo, nesse caso já seria outra atividade?que tipo de nota emitir nesse caso ou entraria nos recibos de locação?
N prefeitura me disseram que deve ser a nf de Icms e uma consultoria que devo usar a mod.7?
Pela pesquisa vi que esses cnaes podem ser nexo III, mas com que documentos para comprovar as receitas?
att,
Rose
Amanda da Silva Fonseca
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Bom dia colegas!
Tenho um cliente em Minas Gerais que adquiriu um ônibus com a finalidade de locação.
Minha dúvida é a seguinte:
O CANE a ser utilizado neste caso é o 7711-0/00?
Como a locação de bens móveis não incide o ISS por não configurar uma prestação de serviço, pelo o que li em pesquisas pela internet não é obrigatório a emissão de nota fiscal, mas qual documento irá substituir a nota fiscal e ter força legal?
Roseli
Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita FiscalBom dia,
Fiz a pesquisa e localizei esse tópico aberto(no qual já postei em 2013 sobre o mesmo caso).
Tenho um cliente que abriu empresa transporte executivo em 2013 com os CNAEs 49230/02 E 77110-00, ele está no Simples, na época a Prefeitura me disse que seria a nf mod 7, pois ele presta o serviço em outros municípios e que se ele prestar no município aí sim usaria a nf serviço.
No entanto, eu fico em dúvida no uso da modelo 7, está correto isso?O transporte de passageiro nesse caso, pode ser simples?E qual anexo eu uso o III?
Exemplo: A empresa é de Sumaré/SP, pega o passageiro em Campinas e leva para São Paulo.
Carlos Madureira
Bronze DIVISÃO 2 , Agenciador(a)Ola estou abrindo uma locadora de carros mas como minha frota e muito pequena, estou cadastrando pessoas que tem carros disponíveis para sublocar para minha locadora, a minha duvida seria que tipo de contrato devo fazer com essas pessoas legalmente.
Muito obrigado desde ja pelo seu feedback !
CM
Elizabete Aniz
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Boa Tarde!
Olá caros colegas, estou tentando resolver uma situação:
Um Empresário Individual, no ramo de escola de futebol, que tem uma van particular e faz o transportes dos alunos. A fiscalização pede para regularizar a situação do transporte, a minha duvida é:
Posso incluir esta atividade da van na mesma empresa individual, visto que a atividade é escola de futebol ou terei que abrir uma nova empresa sendo no ramo de fretamento de vans e se assim for, pode ser locado para a escola já que serão os mesmos donos ?
Por favor, se alguém puder ajudar , ficarei muito grata.
sem mais, agradeço desde já.
Elizabete
Kely Gonçalves
Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar ContabilidadeBom dia. Temos uma Locadora de Veículos (sem condutor) e gostaria de saber como classifico a despesa com serviços mecânicos nos veículos da frota. A empresa não é Lucro Real.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade