Roberto S. Pinto
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Marley, você pode retroagir o pagamento sim, mas antes vou lhe informar a situação desastrosa da qual estou passando por causa disso e dessa forma possa agir da melhor forma.
Estava pagando diretamente por meu internet bank as guias retroativas, com juros e tal, assim como os codigos corretos que são 1910 e 1295, dependendo da epoca.
Eu mesmo vinha efetivando as atualizações (estava colocando aos poucos em dia)pois não tem muito segredo, mas grande engano meu, pois em um determinado mês não consegui efetivar o pagamento on-line, liguei para o Banco e informaram que não estava mais liberado para pagamentos em atraso. Entrei em contato com o 135 e informaram que todos os pagamentos que havia feito eu perderia, caso não fosse ate uma agencia para regular e aí começou meu calvario..
Fui em 3 postos do inss em Curitiba e região e por incrivel que pareça chequei a ouvir até mesmo que "nunca ouvi falar de mei" no posto de Campina Grande do sul. Estou até agora sem conseguir regularizar esses recolhimentos.
Isso tudo ocorreu pois quando efetivamos o recolhimento em atraso com esses códigos de recolhimento, o sistema do inss deve gerar um controle que vai informado no identificador, ou seja, o identificador deixa de ser o NIS e passa a ser esse codigo e eles desconsideram se for efetivado de forma diferente.
Como eu estava calculando por minha conta, estava colocando o meu NIS no identificador e somente após o travamento do internet bank é que fiquei sabendo, pois não achei em local algum essa informação.
Bom, resumindo pois você não tem nada a ver com meus problemas:
1- Recolha os atrasados, porém tem que ir até uma agencia para que eles façam a GPS. Se não for pagar tudo de uma vez, terá que ir quantas vezes necessárias até que elimine os atrasados. Lá, eles irão gerar uma GPS para os meses que for efetivar o pagamento. O identificador será um controle e seu NIS estara informado no corpo da GPS.
2- Com o complemento que não estiver atrasado, pode efetivar o pagamento da diferença todo mês com o codigo 1910, pois esse irá conseguir pagar normalmente. Se atrasar, tem que ir na agencia.
Seria tudo bem mais simples se eles disponibilizassem o calculo dos atrasados via on-line, assim como fazem com outros codigos, pois nesse sistema tambem é emitido um controle, conforme exigem...mas não, nunca facilitam...