Bom dia!
Estava com o mesmo problema de não conseguir entregar as DCTF sem movimento. Tentei entregar de associações ou empresas comuns sem movimento.
Analisando atentamente, levando em consideração os seguintes fatos:
1. Veja a mensagem que aparece quando se escolhe o regime de competência:
"
Esta indicação é restrita aos casos em que a pessoa jurídica deseje optar pelo critério de reconhecimento das variações monetárias dos direitos de crédito e das obrigações do contribuinte, em função da taxa de câmbio segundo o regime de competência. O direito de optar pelo regime de competência somente poderá ser exercido no mês de janeiro ou no mês do início de atividades. A informação deverá ser prestada na DCTF relativa ao mês de adoção do regime. Adotada a opção pelo regime de competência, o direito de sua alteração para o regime de caixa, no decorrer do ano-calendário, é restrito aos caos em que ocorra elevada oscilação da taxa de câmbio comunicada mediante a edição de Portaria do Ministro de Estado da Fazenda.
"
2. A própria instrução normativa :
"
INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.258, DE 13 DE MARÇO DE 2012
Art. 1º Os arts. 2º, 3º, 6º a 8º e 10-A da Instrução Normativa RFB nº 1.110, de 24 de dezembro de 2010, passam a vigorar com a seguinte redação:
"Art.2º
.............................
§1º..........................
d) em relação ao mês de janeiro de cada ano-calendário, ou em relação ao mês de início de atividades, para comunicar o regime segundo o qual as variações monetárias dos direitos de crédito e das obrigações do contribuinte, em função da taxa de câmbio, serão consideradas para efeito de determinação da base de cálculo do IRPJ, da CSLL, da Contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), bem como da determinação do lucro da exploração.
"
Cheguei a seguinte conclusão: A DCTF de Janeiro deve ser entregue sem movimento, somente as empresas que vão apurar pelo regime de competência, que leva em conta a variação da taxa cambial. As outras, a grande maioria, não precisa entregar.
Parece bem claro neste sentido. Será que interpretei errado ?