x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 46

acessos 209.158

bancos saldo negativo

DANIEL MOREIRA

Daniel Moreira

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 13 agosto 2007 | 16:33

gostaria de saber se há alguma instrução ou orientação da classe contabil (CVM e IBRACON , etc)a respeito de saldos negativos de contas bancarias no ativo ??
Gostaria de saber se devo manter contas de banco negativas no passivo ou se podem permanecer no ativo como credora (c) mesmo estas contas sendo de movimento. qual o procedimento correto que devo adotar na contabilidade? ?

PAULO DA COSTA MACHADO

Paulo da Costa Machado

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 13 agosto 2007 | 16:43

Olá, Daniel: A partir do momento que a conta-corrente fica negativa ela aparece no ativo como credora (redutora).

Quando o jogo termina o peão e o rei vão prá mesma caixa.
DANIEL MOREIRA

Daniel Moreira

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 13 agosto 2007 | 16:52

sim, mas posso permanecer com uma conta credora(redutora) no ativo?? este prodecimento esta correto?? ouvi dizer que contas de banco saldo credor deve permanecer no passivo, o que me gerou esta duvida.. existe alguma instrução a este respeito??

Alex Guedes

Alex Guedes

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 14 agosto 2007 | 07:56

Daniel,

como o banco está "virado" o eu faço é abrir uma conta no passivo como conta titularizada de "emprestimos bancários" ou "conta garantida" e com isso o banco no ativo fica zerado e o passivo com o saldo e depois você a zera, esta conta é apenas transitória.

abraços.

alex guedes

Wilker Tiburcio

Wilker Tiburcio

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2007 | 16:34

procedimento correto é o do Sr. Alex Guedes, as contas do AC não podem ser redutoras... já pensou a conta caixa ou estoque negativo..? não existe... assim também se procede com a conta banco.

Abç,

Wilker

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 10 julho 2008 | 10:21

Bom dia, Sauro


Debatemos sobre a clasificação contábil de saldo bancário negativo neste tópico.

Neste mesmo local você também encontrará referências técnicas a respeito disto.

Bom proveito

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 10 julho 2008 | 10:37

Bom dia Sauro Jorge.

Não existe base legal para este tipo de situação, existe os Princípios a Concepções Contábeis, as Nbts e a Teoria Contábil. Nos é ensinado nas escolas que as contas do Ativo tem natureza devedora e diz também que representam um direito da empresa, logo, a conta Caixa segrega os valores em espécie, cheques a receber e coisas do gênero, ou seja, valores que estão disponíveis a qualquer instante. Se a dita conta "vira" ou seja, fica com saldo credor, quer dizer que em vez de direito, passou a ser uma obrigação, e tal, deverá figurar no passivo para que seu balanço esteja tecnicamente correto. Está ai um bom motivo para que o saldo credor do Caixa seja evidenciado no Passivo e não no Ativo.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Sauro Jorge Silva da Cruz Filho

Sauro Jorge Silva da Cruz Filho

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 10 julho 2008 | 10:57

Valeu Luiz,
Apesar de sempre fazer esse lançamento fui questionado quanto a procedência deste e fiquei meio sem ter como respoder "porque é assim", sendo assim tive que procurar algo que fundamenta-se este lançamento (de modo teorico).
O link a cima sitado já solucionou este problema, muito Obrigado!

Marcos Soares

Marcos Soares

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 10 julho 2008 | 11:09

Caro, Wilker.

Concordo com o Alex, porém, não sei se o Caixa também deveria ir para o Passivo.

Eu acho que Caixa virado é sinal de problema, como eu vou pagar algo que eu não tenho dinheiro? banco tudo bem mais caixa?

Enfim, um grande abç.
E um ótimo trabalho.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 10 julho 2008 | 13:13

Boa tarde Marcos Soares.


Eu acho que Caixa virado é sinal de problema, como eu vou pagar algo que eu não tenho dinheiro? banco tudo bem mais caixa?



Concordo com você, sem dúvida conta do Ativo virada é sinal de problema sim, veja neste tópico minha resposta para uma questão identica

Porém aqui estou me referindo no caso em que depois de feita as análises de praxe, a conta apresentou saldo negativo

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Edson J Hurmus

Edson J Hurmus

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 24 junho 2010 | 11:37

Bom dia, estou com uma duvida e um problema, na contabilidade da empresa que assumi, pois o antigo contador não costumava contabilizar todas as contas bancarias que a empresa possui, principalemente as que estavam negativas, agora estou contabilizado o ano de 2010 e irei contabilizar todas as contas existente na empresa, sendo assim tenho diversas contas bancarias com saldo negativo em 2009.
A minha pergunta é como irei implantar o saldo dessas contas, no passivo como emprestimo? e qual seria a contra partida.


Obrigado.
Edson

Edson Jorge Hurmus
[email protected]
MARIA AUXILIADORA SIMAS DA SILVA

Maria Auxiliadora Simas da Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 1 março 2011 | 12:48

boa tarde,
gostaria de saber qual o lançamento que irei fazer para:
pgtº com cheque da 1ª parcela do acordo feito em 36 meses conforme contrato para acerto do limite de credito(saldo negativo) da conta corrente bancaria,sendo que o acordo foi somente assinado em janeiro de 2011 e o pgto da parcela foi em dezembro de 2010.

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 1 março 2011 | 15:28

Boa tarde Maria Auxiliadora.
pela quitaçao da 1. parcela, voce ja podera fazer a contabilizacao em dezembro mesmo, visto que o pagamento ja constitui o aceite da negociação.

Pelo valor do Contrato:

DEBITE: Banco conta movimento (AC)
CREDITE: Emprestimos Bancarios (PassivoCirculante e Nao circulante)

Note que 12 parcelas serao registradas no Passivo Circulannte e 24 parcelas no Passivo Nao circulante.

Pelo pagamento da 1. parcela

DEBITE: Emprestimos Bancarios (Passivo Circulante)
CREDITE: Banco/Caixa

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Roberto Alves Alencar Machado

Roberto Alves Alencar Machado

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 2 março 2011 | 01:01

Como o Wilker Tiburcio já disse, não existe conta caixa e conta banco credora, caso estejam com saldo negativo devem ser passadas para o passivo.

Aqui adotamos a conta Limite de cheque especial (PC)

* Lembrando que só jogamos o saldo negativo para o passivo no final do exercício, não fazemos isso mensalmente ou sempre que vier a ficar negativo.

Neto

Neto

Iniciante DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 15:22

Gostaria de recomendações para reverter o saldo negativo num caixa que não fosse encerrar a conta na contrapartida da criação de uma conta de empréstimos aos sócios, pois essa seria uma solução, mas se o empréstimo de fato não ocorrer essa ação resolveria o problema do ativo, mas iria criar um passivo irreal.

Marcos Soares

Marcos Soares

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 15:37

Prezado Neto,

Me desculpa deixa ver se eu entendi, você quer reverter um saldo negativo de um Caixa???

Se for isso acho que tem que ser revista na verdade o razão inteiro, não tem como um caixa ficar negativo, banco pode ser caixa não.

acho que deve existir algum lançamento faltando. grande abç

Neto

Neto

Iniciante DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 18:18

Pois é Marcos... o saldo do caixa está virado, vou olhar de forma mais detalhada a composição do razão, para entender os motivos que fizeram o caixa ficar com o saldo credor.

Brigado Marcos, abraço!!

ROMÁRIO D. TAVARES

Romário D. Tavares

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2011 | 11:21

Caro Neto, geralmente o que faz um caixa ficar negativo são as despesas ñão operacionais da empresa tais como: Despesas que os sócios fazem e não tem a ver com o objeto operacional da empresa e geralmente são reconhecidas na contabilidade, não há possibilidade de uma empresa sobreviver sem caixa, reveja as despesas que estão reconhecidas na contabilidade e analise se as mesmas não alfere o principio da entidade!

Leandro

Leandro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 3 fevereiro 2012 | 15:54

Discordo da conta corrente bancária ser reclassificada para o Passivo.

Se reclassificarmos, a subconta disponível exprimirá um saldo incorreto, por exemplo:
A empresa possui um saldo de Caixa em numerário em R$ 1.000,00 e um saldo de conta Banco Conta Corrente em R$ - 300,00. A subconta disponível ou Caixa e Equivalentes a Caixa ficará com saldo correto de R$ 700,00, pois é o que de fato a empresa possuí.
Caso reclassificasse a conta Banco para o Passivo, a subconta disponível ou Caixa e Equivalente a Caixa ficará com um saldo incorreto de R$ 1.000,00 sendo que usufruímos R$ 300,00 do Banco, no qual no futuro teremos que ressarcir.
A conta corrente Bancária não é um empréstimo, tanto que não é necessário ter um conta corrente num Banco para obtermos um empréstimo deste mesmo. Empréstimo Bancário é cobrado periodicamente, com contrato. Para encerramos uma conta bancária é necessário que este esteja zerado, então esta é uma conta do Disponível de maior liquidez que estará em constante mutação, inclusive negativa, mas jamais será encerrada com saldo.
Se apresentarmos um balanço com o saldo da conta corrente zerado, este por ter sido transportado para o Passivo, a impressão que traz é que é uma conta corrente inutilizada gerando despesas bancárias desnecessária e que pode ser encerrada. (sendo impossível pois este possuí conta negativa). Não haverá qualquer vinculo com uma conta no Passivo, pois se há uma conta no Passivo de empréstimo , este traz a informação da captação de recursos com pagamentos periódicos independentes de uma conta corrente.
Não é novidade alguma termos contas negativas no Balanço, como Depreciação/Amortização, Juros a Apropriar, Ajuste de Avaliação Patrimonial, entre outras.
Na minha opinião o que vale é a essência do que representa aquela conta, e não o valor que nela contém.

Marcelo Augusto

Marcelo Augusto

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 3 fevereiro 2012 | 16:43

Leandro,

Uma conta bancária que possui limite de crédito pré-estabelecido (ch especial) via de regra esta amparado por contrato, geralmente na abertura da conta.

Este valor utilizado da cc além do saldo disponível é considerado como emprestimo, haja vista que mensalmente são pagos juros ao banco/instituição financeira pela utilização deste valor.

Julgo ser interessante verificar os tópicos citados pelos colegas, onde esta bem mais detalhado o raciocinio deste fato contábil.

Abs.,

Leandro

Leandro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 4 fevereiro 2012 | 01:47

Esta certo Marcelo,

Segue CPC 03, em seu item 8, traduzido do IAS 07 da IFRS, para interpretação dos colegas:

''Empréstimos bancários são geralmente considerados como atividades de financiamento. Entretanto, saldos bancários a descoberto, decorrentes de empréstimos obtidos por meio de instrumentos como cheques especiais ou contas correntes garantidas que são liquidados em curto lapso temporal compõem parte integral da gestão de caixa da entidade. Nessas circunstâncias, saldos bancários a descoberto são incluídos como componente de caixa e equivalentes de caixa. Uma característica desses arranjos oferecidos pelos bancos é que frequentemente os saldos flutuam de devedor para credor''

Abs.,

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 7 fevereiro 2012 | 11:49

Bom dia, Leandro


Uma característica desses arranjos oferecidos pelos bancos é que frequentemente os saldos flutuam de devedor para credor
(grifos meus)

Foi oportuna a citação desta norma técnica (apesar de sua adaptação pessoal), todavia, é entendido que realmente o saldo bancário negativo pertence ao Passivo Circulante, até mesmo porque muitas empresas ficam meses a fio somente trabalhando com o limite de cheque especial, e assim, o saldo não flutua (entre positivo e negativo), e sim, permanece indefinidamente "no vermelho". Ademais, meu procedimento está corroborado pelas instruções deste mesmo CPC 03 disponível no seguinte endereço eletrônico: clique aqui.

Ainda analisado este Pronunciamento, o texto apresentado em sua postagem não foi encontrado na fonte citada (especialmente o aludido item 8, que fala de aplicações, e não de saldo estourado). Para melhor interpretação os itens 8 e 9, apresentados abaixo, determinam que:

8. Os equivalentes de caixa são mantidos com a finalidade de atender a compromissos de caixa de curto prazo e não para investimento ou outros fins. Para ser considerada equivalente de caixa, uma aplicação financeira deve ter conversibilidade imediata em um montante conhecido de caixa e estar sujeita a um insignificante risco de mudança de valor.

9. Empréstimos bancários são geralmente considerados como atividades de financiamento. Assim, deverão ser considerados os saldos bancários a descoberto, decorrentes de empréstimos obtidos por meio de instrumentos como cheques especiais ou contascorrentes garantidas. A parcela não utilizada do limite dessas linhas de crédito não deverá compor os equivalentes de caixa.
(grifos meus)

Conclusão:

Até mesmo o Comitê de Pronunciamentos Contábeis oficializou a técnica de se classificar as contas bancárias negativas (cheque especial) como empréstimo, o que, por sua natureza, é uma conta do Passivo Circulante.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Leandro

Leandro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 7 fevereiro 2012 | 15:51

Caro Ricardo,

Não repudio a reclassificação do saldo negativo para o Passivo, apenas expressei meu ponto de vista. Em consulta ao Manual de Contabilidade Societário da Fipecafi, admiti a referida prática de reclassificação apontado nesta referencia.

Na minha última postagem, não manipulei nem adaptei o texto, apenas copiei na integra do CPC 03, item 08, conforme envio com satisfação para sua leitura: CPC03R2_final.pdf
Também envio o link com o IAS 07, em espanhol, do qual é instrumento de tradução para os CPC: IAS7.pdf

É interessante a clareza do trecho

Nessas circunstâncias, saldos bancários a descoberto são incluídos como componente de caixa e equivalentes de caixa.


Acredito ser uma questão de interpretação e oportunidade da situação.
É válido comentar que isto não é uma regra de fato, e que as referidas publicações mencionam sobre a Demonstração de Fluxo de Caixa e não sobre Balanço.

Att,

DANIELE DORNELAS

Daniele Dornelas

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 14:52

Boa Tarde!

Caros colegas, todas esses topicos foram de grande ajuda, porém me restou somente uma dúvida...qual conta utilizar?
LIMITE DE CREDITO DE CHEQUE ESPECIAL ou EMPRESTIMOS?
As contas são no Passivo Circulante ou no Não Circulante?
Espero que possam me ajudar..

Att,
Daniele Dornelas.

Att,

Daniele Dornelas.
Contadora e Educadora Financeira.
@daniele_dornelas
" Todas as coisas contribuem para o bem dos que amam a Deus." Rm 8:28
Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 9 abril 2013 | 18:56

bom base legal parece não haver,mais não acho correto jogar o valor para o passivo uma vez que isto altera o valor das disponibilidades


no momento que a conta do banco estoura, deixa de ser disponibilidade e passa a ser um empréstimo rotativo. é correto sim classificar no passivo. quando a empresa depositar, volta o lançamento- em contabilidade gerencial, ou analise de balanços vários autores orientam esse ajuste.

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.