x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 46

acessos 209.158

bancos saldo negativo

Anderson Borges Figueiredo

Anderson Borges Figueiredo

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 10 abril 2013 | 09:54

Daniel,

Veja os posts dos colegas L e Ricardo acima que demonstram a base legal.
Lembrando que os pronunciamento do CPC tem valor contábil legal.

O CPC 03, em seu item 8, traduzido do IAS 07 da IFRS, para interpretação dos colegas:

''Empréstimos bancários são geralmente considerados como atividades de financiamento. Entretanto, saldos bancários a descoberto, decorrentes de empréstimos obtidos por meio de instrumentos como cheques especiais ou contas correntes garantidas que são liquidados em curto lapso temporal compõem parte integral da gestão de caixa da entidade. Nessas circunstâncias, saldos bancários a descoberto são incluídos como componente de caixa e equivalentes de caixa. Uma característica desses arranjos oferecidos pelos bancos é que frequentemente os saldos flutuam de devedor para credor''

Att

e pluribus unum ad Infinitum!
twitter:@Andersonborfig

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Sábado | 13 abril 2013 | 19:28

ola

Tenha em mente que as contas redutoras do ativo servem para ajustes e adequaçoes de valores aos saldo nominais como é o caso da depreciação que ajusta valor dos bens

No caso do bancos com conta negativa NÃO se trata de ajuste algum e SIM de uma OBRIGAÇÃO real da empresa, enquadrando-se assim no Passivo.

lance a contrapartida na conta no Passivo e quando do deposito em valores que cubram a conta faça o lançamento do pagamento e o saldo novamente no Ativo

Sucesso

Gonçalo Guedes

Gonçalo Guedes

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 10 anos Sábado | 4 maio 2013 | 02:17

Bom dia aos colegas Contábeis,

Me perdoem se estou publicando no lugar errado, mas já tentei abrir um novo tópico e ao confirmar diz que a página não existe.

Estou precisando da ajuda de vocês para resolver um problema sério referente ao famoso "Jogo de Empresa" dado na faculdade no 7ª Semestre. Fizemos a 1ª rodada (ano) e ficamos com a Tesouraria negativa e no passivo 'descoberto bancário' ficamos devendo 6.540.740, o resultado do exercício ficou negativo -8.882.664.

Na 2ª rodada aumentamos o preço dos veículos tentando compensar o custo unitário do produto, fizemos empréstimos para pagar o 3º e ai a coisa foi pro brejo, não houve venda do produto e estamos no vermelho. O professor disse que estamos em concordata e que devemos fazer algo urgente para não abrir falência.

Acredito que apenas essas informações não sejam necessárias para um análise do quadro mas, se precisarem do relatório completo das rodadas tenho a disposição para envia-los.

As rodadas se dão todas as quintas-feiras, temos ainda mais 4.
No relatório aparece apenas o nome do programa "CARWORD", seria bom tê-lo para fazermos alguns simulados, mais que isso, saber interpretar o relatório e ver onde estamos pecando.

Agradeço a cooperação,

Obrigado

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 6 maio 2013 | 08:21

Olá Gonçalo!

Publique esta sua pergunta na sala "Acadêmicos", você pode fazer a pesquisa dentro da sala mesmo e abrir um tópico se não encontrar este assunto desejado.

Grato.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Jeferson Rodrigo Ramos Cussolim

Jeferson Rodrigo Ramos Cussolim

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 19 junho 2013 | 13:59

Boa tarde, caros colegas.

Estou com dúvida referente ao saldo negativo do banco. O meu cliente está com o saldo negativo de R$ 0,10, eu tenho que transferir esse valor para o passivo? ou posso deixar ele no ativo como conta redutora?


Att.

Jeferson Cussolim

daniel de sousa

Daniel de Sousa

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Domingo | 23 junho 2013 | 12:27

contudo nao sou a favor de transferir o saldo de banco para o passivo pois nao se trata de uma regra e sim de uma instrucao, tendo em vista que as demonstraçoes devem exprimir claramente a situaçao da empresa tenho que nao é evidenciado a clareza das demonstraçoes e sim uma manobra para melhorar a estetica das demonstraçoes contabeis o que deve ser banido da contabilidade qualquer manobra que afasta a verdadeira situaçao da empresa

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 24 junho 2013 | 09:01

Estou com dúvida referente ao saldo negativo do banco. O meu cliente está com o saldo negativo de R$ 0,10, eu tenho que transferir esse valor para o passivo? ou posso deixar ele no ativo como conta redutora?

bom dia Jeferson. não existe nenhum problema de a conta banco estar com saldo negativo. isso é comum face aos limites concedidos pelo banco. por outro lado, a transferência para o passivo, não é manobra contábil e sim uma técnica utilizada para proceder a analise das demonstrações financeiras. Enão prejudica em nada, haja vista que não altera a situação patrimonial em nenhum aspecto.

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Lidiany Cristina

Lidiany Cristina

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 6 maio 2014 | 11:13

bom dia! estou com duvida quanto ao lançamento de uma movimentação bancária. meu cliente tinha um debito de 34 mil na conta corrente do banco do brasil, o banco zerou este debito informando um "saldo transferido para perdas". este caso é totalmente novo para mim, já pesquisei sobre o assunto e não obtive resposta. gostaria de saber como proceder com o(s) lançamento(s).

desde já agradeço
lidiany

Will Lima

Will Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 6 maio 2014 | 11:31

Lidiany, para saber como fazer esse lançamento, primeiro você precisa entender a essência da operação.

Parece-me que estamos falando de algum bloqueio judicial, procure se informar, se for isso, volte aqui que te esclareço o que pode ter ocorrido e oriento como classificar.

Espero ter ajudado

Lidiany Cristina

Lidiany Cristina

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 8 maio 2014 | 11:24

Will bom dia!

Liguei para o banco do brasil para entender a respeito do lançamento "transferido para perdas" o gerente me disse que não se trata de bloqueio judicial. Devido a empresa estar com esta divida a algum tempo, o Banco contabiliza como perdas até que o cliente realize o pagamento onde o Banco retorna a divida para a conta corrente, para assim creditar a divida.

agradecida
Lidiany

Will Lima

Will Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 8 maio 2014 | 12:50

Lidiany, bom dia!

Seu cliente tem uma dívida com o Banco do Brasil, certo?

O fato do Banco do Brasil ter "sumido" com esta dívida do extrato, provavelmente, seguindo os critérios da res. 2.682 do Bacen, não significa que seu cliente deixou de dever tal valor. Desta forma, é necessário que você mantenha esta dívida no passivo circulante da empresa e se possível, atualize-a.

Espero ter ajudado.

Matheus Hermes

Matheus Hermes

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 8 maio 2014 | 12:55

Boa Tarde Will,

Concordo com a sua opinião. A empresa não deixou de dever tal valor, devendo assim mantê-la no passivo, o que provavelmente ocorrerá será um processo por parte do banco ( tentativa de negociação ou algo nesse intuito) para que ele possa receber esse valor.

Abraço

"Corrija um sábio e o fará mais sábio. Corrija um ignorante e o fará teu inimigo."

Matheus Hermes
Auxiliar Contábil
DANIELLE GONÇALVES SILVA

Danielle Gonçalves Silva

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 27 fevereiro 2015 | 10:53

Prezados colegas,

Lendo as mensagens pude entender que o saldos bancários negativos devem ser transferidos para o passivo, mas minha grande dúvida é em que momento isto deve ser feito?

Devo transferir o saldo negativo no final do mês ou no dia exato em que ficar negativo?

Pergunto pois, mesmo no negativo a empresa realiza movimentações de pagamentos e recebimento constantes, conforme o seu extrato bancário e realmente não sei se devo esperar fechar o mês e transferir este valor negativo.

Estaria errado lançar (mesmo no negativo) os valores na conta banco e só no final do mês transferir o saldo negativo para o passivo?

No aguardo de uma orientação bem didática para que possa entender bem.

Danielle Gonçalves
Administradora e Contabilista
DGS Assessoria Empresarial & Contabilidade
Salto - Itu - Indaiatuba e Região
[email protected]
Laís de Matos

Laís de Matos

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 27 fevereiro 2015 | 14:08

Danielle Gonçalves Silva;

Eu entendo que, no decorrer do mês, por mais que a conta fique negativa, não irá prejudicar o movimento e nem mesmo o balancete;
portanto, eu sempre transfiro o saldo negativo no final do mês, então se a conta encerrar o mês negativo vou lá e transfiro.

Pois, você transferindo no decorrer do mês, só vai aumentar a quantidade de lançamentos e não vai fazer diferença alguma para os demonstrativos da empresa...

Espero ter ajudado.

Laís de Matos
Especialista Contábil

"Experiência é o nome que nós damos aos nossos próprios erros." (Oscar Wilde)
Raphael Vianna Braghetto

Raphael Vianna Braghetto

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 30 novembro 2015 | 19:35

Boa noite,

Acredito que o tema esteja claro a esta altura, porém citarei trecho do Manual de Contabilidade Societária com o objetivo de complementar o assunto. Como segue:

1.4.3 Compensação de saldos
A lei das Sociedades por Ações, no § 3º do art. 178, que trata do Balanço Patrimonial, estabelece que "os saldos devedores e credores que a companhia não tiver direito de compensar serão classificados separadamente". Isso significa que os saldos devedores das contas devem figurar no ativo, e os credores, no passivo, nas seguintes situações:

a) o saldo credor em um banco não deve estar como redução do saldo total devedor de bancos, mas como conta de passivo, como se fosse empréstimo a pagar;


Retirado no Manual de Contabilidade Societária
Noções Introdutórias - página 9.

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.