x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 17

acessos 31.335

Cálculo Revisional de Financiamento

Bruno Santos de Moura

Bruno Santos de Moura

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 17 setembro 2012 | 12:32

Olá amigos,

Estou elaborando um cálculo revisional de um financiamento para um processo jurídico, como é a primeira vez, precisarei de algumas orientações.

Estou com um cálculo para exemplo elaborado por outro contador, no qual ele limita o juros a 20% como limite e mais um chamado "Custo Financeiro" de R$ 6.000, que representa em torno de 30%.

Minha dúvida, o que seria esses custos financeiros que o contador utilizou como base? Tenho alguns contratos em mãos em que até tem algumas taxas mais chegam até R$ 2.000, isso seria o custo financeiro?

OBS: Não tenho o contrato de origem em que tenho o cálculo.

Qualquer ajuda será bem vinda.

Obrigado,

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 18 setembro 2012 | 08:38

Prezado Bruno,

O documento mais importante que você necessita ter para fazer tal revisão é justamente o contrato de origem, sem ele seus cálculos podem estar todos errados. Procure ter posse de tal contrato. E quanto ao que o outro contador considerou para esse "custo financeiro", caso não tenha esta informação no contrato de origem creio que só entrando em contato com o mesmo para entender o calculo.

At.
Marcos Vinicius

Bruno Santos de Moura

Bruno Santos de Moura

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 19 setembro 2012 | 18:08

Entendi Marcos Vinicius, entretanto o contrato de origem está ilegível, não tenho encontrado nenhuma informação quanto a orientação de elaboração deste cálculo. Caso você ou alguém saiba como elaborar esse cálculo agradeço.

Ex. de dados de um contrato.

Valor total do bem: R$ 29.000,00
Qtd. Parcelas: 60
Parcelas: R$ 736,00

Repasse Encargos Oper. Arrend. Mercantil: R$ 499,00
Ressarcimento despesas gravame; R$ 34,44
Ressarcimento pagamento intermediador: R$ 1.944,00

Valor total do arrendamento: R$ 31.477,44

Obrigado.

Flávia de Jesus Teles

Flávia de Jesus Teles

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 11 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 16:35

Já eu estou com problema de encontrar uma planilha de cálculo revisional. Eu tabalho no escritório de advocacia e estou de cabelo em pé para resolver isso.rsrsrs
E é algo bem específico: Valores ( pagos, devidos e os juros)
Diferenças ( pagas, corrigidas e acumuladas)
Possuo uma tabela de exemplo, só que não entendo o processo que foi feito para se chegar a um determinado valor.
Alguém pode ajudar?

Luiz Gustavo Cezimbra

Luiz Gustavo Cezimbra

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 6 novembro 2012 | 08:44

Bom dia,

Estou realizando uma pequena perícia de revisão contratual de financiamento imobiliário, e o sistema de amortização que usam no contrato é o SAC. Será quem alguem poderia disponibilizar alguma planilha com esse sistema?

Obg !

Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 10:25

bom dia!!
Quando calculo revisional, o valor que esta financiado no contrato esta somado a TAC e o IOF, para fazer o calculo do valor correto tenho que subtrair esses valores ou esses valores fazem parte do financiamento mesmo e para calcular tenho que leva-los em consideração?

Esses sites on line que coseguimos calcular as parcelas no metodo Gauss e mesmo eficitente, realmente eles trazem o valor correto, ou não podemos confiar, gostaria de saber só poque fiz o calculo lá e minha prestaçao abaixou muito??

Alguem já comprou essas planilhas que vendem no mercado livre para calculo de revisional..será que serve para usar no processo e apresentar ao juiz, e mesmo confiavel??

Para calculo do juros simples e encontrar a parcela correta , qual metodo e mais confiavel usar que o juiz aceita ou pede e o GAUSS , SAC (juros simples)??

Obrigada

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
Ronnie Cleverton Bastos de Jesus

Ronnie Cleverton Bastos de Jesus

Prata DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 17 dezembro 2012 | 10:33

Bom dia caros colegas!

Pediram-me para elaborar uma planilha de cálculos para entrar com uma ação revisional de veículo.
Nunca fiz tal trabalho.Algum dos colegas poderia disponibilizar tal planilha com algumas informações,inclusive sobre honorários?

Grato.

Ronnie Bastos
wagner Moreira de Araújo

Wagner Moreira de Araújo

Iniciante DIVISÃO 2, Empreiteiro(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 24 dezembro 2012 | 00:23

Boa noite,estou querendo entrar na justiça ,para fazer uma revisão contratual de empréstimo conseguinado em nome da minha esposa
o valor contratado foi de R$ 20.000,00 com 60 parcelas de R$ 675,00
eu acredito que estão cobrando juros sobre juros,se for o caso isso é legal no sistema financeiro?Onde consigo uma planilha ?Podem me ajudar?

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2013 | 21:43

Boa noite.

Wagner, os juros que estão sendo cobrados pela instituição financeira do empréstimo à sua esposa são de 2,69% a.m.

Aline, um excelente programa para cálculos chama-se Ábacus.

Att

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
JERRI FERNANDO FERRARI

Jerri Fernando Ferrari

Iniciante DIVISÃO 5, Auditor(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2013 | 09:26

Bom dia, Aline
Concordo com o Hugo, eu utilizo o programa Abacus e sugiro a voce que procure alguém que tenha este software ou se voce faz bastante estes cálculos adquira um, não é muito caro.

Aline Cristine Marques de Melo

Aline Cristine Marques de Melo

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2013 | 17:09

Boa tarde.

Gente valeu a dica do programa Ábacus. Eu estava elaborando uma planilha no Excel, mas estou achando ela um pouco vaga, não passa clareza nas informações, acho que o programa irá me ajudar.

Um abraço,

Aline Marques

Luiz Gustavo Cezimbra

Luiz Gustavo Cezimbra

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 26 fevereiro 2013 | 15:02

Boa tarde

Estou fazendo alguns calculos revisionais de contratos, porém, não sei quanto cobrar. Quanto é o preço médio por um serviço desse?
E esse Ábacus, quanto custa e onde posso adquiri-lo?

Obg

Vinícius Ferreira

Vinícius Ferreira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 28 março 2013 | 08:17

O ABACUS é pago mensalmente, anualmente ou somente uma vez?

"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm).
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sábado | 30 março 2013 | 00:36

Pessoal, boa noite.

Longe do propósito de fazer propaganda, mas a fim de colaborar com aqueles que desejem ter um bom sistema para Perícias, informo que:

1 - Adquiri o meu sistema em 10/2010, cujo valor na época foi de R$ 500,00 (como um colega adquiriu mais um, houve desconto de 20%, com pagamento em até 4x no cartão).

2 - Pode-se alimentar os índices mensalmente sem pagamento de manutenção ou pagar um valor (não me recordo da periodicidade nem valor) para ter esses índices disponibilizados mensalmente.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Pedro Américo Martins Junior

Pedro Américo Martins Junior

Iniciante DIVISÃO 3, Bancário(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 10 abril 2013 | 17:13

No ABACUS tem planilha de financiamento do SIMC-Sistema Misto de Amortização com Prestações Reais Crescentes? Esse SIMC era utilizado no início dos anos 80 e não encontro planilhas, ainda que demonstrativas, na internet sobre essa metodologia de financiamento. Alguém tem alguma, ainda que simples, para me ceder? Ou que possa me indicar onde conseguir? Meu laudo tá parado em virtude dos cálculos ainda não efetuados.

ANGELICA KELY CORREIA OHNESORGE

Angelica Kely Correia Ohnesorge

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 17 abril 2013 | 10:56

Bom dia

Estou com a mesma dúvida do Luiz Gustavo Cezimbra...

Tenho feito cálculos revisionais mas não sei quanto as pessoas tem cobrado...

tenho medo de pedir um valor alto e as pessoas optarem por não fazer o calculo comigo...

mas por outro lado tenho medo de cobrar barato demais e as pessoas não valorizarem meu trabalho...

Como é a forma que vocês tem utilizado para cobrar por este serviço? Depende da causa, da forma do cálculo ou é um valor para todo os tipos???

Obrigada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.