x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 21

acessos 18.759

Sped Fiscal - estoque

Rafael Romano Clares

Rafael Romano Clares

Prata DIVISÃO 2 , Administrador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 16:25

Boa tarde...

Em relação ao controle de Estoque no SPed Fiscal - Alguém está sabendo de uma nova obrigação a partir de dezembro/2012?

O Estoque já deve ser informado no SPED FISCAL, ou é somente a partir de dez/2012?

Att

Rafael Romano Clares

Depto. Contábil e Fiscal

FMC CONTABILIDADE

https://www.fmccontabilidade.com.br

Antes de imprimir pense em sua responsabilidade com o MEIO AMBIENTE

Martins

Martins

Prata DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 16:51

Boa tarde, conforme...

Artigo 3º - O arquivo digital da EFD de que trata o artigo 2º deverá conter:
...........
§ 4º - Além do disposto no “caput”, o contribuinte deverá incluir a EFD do livro fiscal Registro de Inventário, de que trata a alínea “c” do inciso I do artigo 2º, do último dia do mês anterior ao do início da obrigatoriedade, no arquivo digital da EFD relativo: (Redação dada ao parágrafo pela Portaria CAT-20/11, de 10-02-2011; DOE 11-02-2011)

1 – ao primeiro período de referência, contado a partir do mês de início da obrigatoriedade da escrituração digital;

2 – ao mês de fevereiro, quando o início da obrigatoriedade da escrituração digital ocorrer no mês de janeiro.
.......
Vide: PORTARIA CAT 147/09

"Todos nós nascemos originais e morremos cópias"
"A defesa da miséria é um subproduto da miséria intelectual"- Roberto Kenard
Luzmarina Duarte

Luzmarina Duarte

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 30 outubro 2012 | 16:02

Boa tarde Martins!!
No meu caso tenho dois clientes que entraram na obrigatoriedade agora em 10/2012. Neste caso quando eu for entregar a EFD de 10/2012 deverá constar o Livro de Registro de inventário até 30/09/2012?
E depois só vou incluir o Inventário quando for entregar a EFD em 02/2012 ref. ao fechamento do estoque em 31/12/2012.?! Estou cera?!!
E quando fala-se "livro de inventário" (ref. fechamento de 30/09/2012)seria todos os produtos especificados , e não só o valor total ?!!!Correto?!!

Martins

Martins

Prata DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 30 outubro 2012 | 16:34

Boa tarde,

Correto, pelo meu entendimento, inicio em 01/10/2012, inventario de 30/09/2012, com todas informações do bloco H do EFD, enão só os totais.

"Todos nós nascemos originais e morremos cópias"
"A defesa da miséria é um subproduto da miséria intelectual"- Roberto Kenard
JOAO LUCIO CARVALHO JUNIOR

Joao Lucio Carvalho Junior

Prata DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 12 anos Domingo | 18 novembro 2012 | 14:02

Ao que me parece a Secretaria da Fazenda de SP pretender fazer o quantitativo do estoque dos contribuintes por isso a exigência da entrega já no primeiro mês de obrigatoriedade, e isso deve ser visto com preocupação para os contadores, pois como bem sabemos muitos dos contribuintes tem "furos" de estoque que ficarão expostos com a fiscalização.

Um detalhe, ao entregar esse estoque no bloco H tem que dar uma olhada no custo a ser apresentado pois muitos ERPs geram os estoques com custos médios totalmente diferentes do que deveriam.

Att,

João Lúcio Carvalho Jr.

Rafael Romano Clares

Rafael Romano Clares

Prata DIVISÃO 2 , Administrador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2013 | 09:41

Uma dúvida:

Se o cronograma de entrega da empresa começar em 01/2013, devo entregar a EFD em 25/02/2013, referente a 01/2013, certo?

E como ficaria essa questão do estoque?? Vou informando mensalmente? Não devo informar nada de 12/2012, certo?

Confuso

Rafael Romano Clares

Depto. Contábil e Fiscal

FMC CONTABILIDADE

https://www.fmccontabilidade.com.br

Antes de imprimir pense em sua responsabilidade com o MEIO AMBIENTE

Roseli

Roseli

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 20 fevereiro 2013 | 09:53

Bom dia,
O estoque ref. 31/12/2012 deverá ser apresentado na escrituração de 02/2013 que será entregue em 25/03/2013?Não é agora em 25/02, correto??

O bloco H, com informações do inventário, deverá ser informado junto com a movimentação do segundo período de apuração subseqüente ao levantamento do balanço. Em regra, as empresas encerram seu balanço no dia 31 de dezembro, devendo apresentar o inventário na escrituração de fevereiro. Havendo legislação específica, o inventário poderá ter periodicidade diferente da anual e ser exigido em outro período.

"Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente."
Chico Xavier
Fábio G

Fábio G

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 22 fevereiro 2013 | 08:37

Boa dia pessoal!

Qual é o entendimento de vocês quanto o valor do Inventário que deve constar na EFD ICMS/IPI. O custo médio, o último custo ou o valor da compra, com os tributos recuperáveis?

Marco Antonio Faé Venancio

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 22 fevereiro 2013 | 09:24

Fabio e Pessoal deste Fórum, bom dia

Eu estou usando o último valor de compra.

Agora estou na mesma dúvida da colega Rose.
Esse inventario 31/12/2012 é para ser declarado no SPED da competência 02/2013 que tem prazo de entrega em 25/03/2013, correto?

Agradeço a atenção e ajuda dos colegas

MARCO VENANCIO
Contabilista
NÃO EXISTE UMA RECEITA PARA O SUCESSO. MAS HÁ BONS REMÉDIOS PARA PREVENIR O FRACASSO!
Fábio G

Fábio G

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 22 fevereiro 2013 | 09:40

Marco, obrigado pelo posicionamento.
Ainda não estou convencido quanto a melhor forma de reconhecer tal valor.
Como você chegou neste entendimento?

Quanto a sua pergunta. Isso mesmo, conforme esta disposto no Guia Prático, lá no registro H005.

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 22 fevereiro 2013 | 09:52

Fabio

Estou me guiando pela legislação do Imposto de Renda, que determina desta forma. Ficaria mais louco que já estou em refazer todo o inventario por outra regra

MARCO VENANCIO
Contabilista
NÃO EXISTE UMA RECEITA PARA O SUCESSO. MAS HÁ BONS REMÉDIOS PARA PREVENIR O FRACASSO!
Aline Rossi

Aline Rossi

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 8 março 2013 | 13:17

Por favor, se alguem puder ajudar..a duvida é a seguinte:

Nosso cliente ( Lucro Presumido) foi obrigado a entrega do SPED fiscal desde 09/2012 ( SP )
Agora, na entrega do SPED de fevereiro temos que apresentar o estoque.
Ok, inseri os valores, porem ha alguns itens que o cliente compra de varios fornecedores, assim, o valor unitario é diferente.O SPED aceita apenas um item de cada no estoque, eu tenho que fazer o valor pela ultima nota de entrada independente de fornecedor?

Segunda questão: Alguem sabe se a legislação paulista tem alguma regra especifica para apresentação do estoque, pois ate onde eu saiba é apenas em fevereiro, mas tinha gente falando que era trimestral.

Obrigada

Aline Rossi
JOAO LUCIO CARVALHO JUNIOR

Joao Lucio Carvalho Junior

Prata DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 12 anos Domingo | 10 março 2013 | 08:07

Aline,

O custo é o que a legislação determinar, o mesmo que a contabilidade usa. Pode ser a média das ultimas entradas, pode ser PEPS com controle a cada entrada e saída, você tem que checar qual a metodologia de apuração do custo foi utilizada pela contabilidade até porque seu estoque tem que fechar com o valor contabilizado na contra estoque na contabilidade.

Quanto ao envio apenas de fevereiro ou trimestral, no seu caso por ser lucro presumido é apenas o de 31/12 enviado no arquivo de competência do mês de fevereiro.

Att,

João Lúcio Carvalho Jr.

Patricia Araujo Porto

Patricia Araujo Porto

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 12 anos Sábado | 16 março 2013 | 10:15

Pessoal, bom dia!

Importei meu sped Fiscal e estou com problemas em itens que não foram para o inventario, alguem teve um problema parecido? Tentei fazer a inclusão manual mas da o seguinte erro: "Não informar item, se não referenciado em pelo menos um dos demais blocos".

Patrícia

gustavo souza franco

Gustavo Souza Franco

há 12 anos Sábado | 16 março 2013 | 10:22

Esse problema vc irá resolver com seu adm sistema, para vc inserir manualmente da um pouco de trabalho, a questão de não ter vindo para o pva com certeza é erro no seu txt, dá uma consultada no adm do sistema e veja o que pode ter acontecido.

Att!!!

Aline Rossi

Aline Rossi

há 12 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 11:34

Patricia, eu inseri os produtos manualmente mesmo, inclusive os fornecedores tambem, pois o SPED só puxa os fornecedores e produtos do mes vigente.
Este erro tambem estava aparecendo , mas ao preencher o inventario com o produto, o erro sumiu

Aline Rossi

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade