x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 741

Transferência para Junta

Edson Nazareno de Castro Paulosso

Edson Nazareno de Castro Paulosso

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 16 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2007 | 10:25

Pessoal, uma empresa registrada na Junta Comercial "Simples Nacional", e agora passará para Sociedade simples com registro no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica.

Pergunta: quais os documentos necessários e se primeiro tem que averbar na Junta Comercial e depois ir para o Cartório? ou se primeiro registra no Cartório e depois averbar na Junta Comercial???

Qual o procedimento correto para essa transferência??

Obrigado

Edson

Patricia

Patricia

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 8 outubro 2007 | 10:41

No caso de transformação de sociedade empresária em sociedade simples, deverão ser observados os seguintes procedimentos:

a) arquivar, na Junta Comercial, além dos demais documentos formalmente exigidos:

- se sociedade anônima:

- ata de assembléia geral de transformação, na qual será aprovada a transformação (código do ato: 013 - ATA DE ASSEMBLÉIA GERAL DE TRANSFORMAÇÃO; código do evento: 056 - Transformação em sociedade civil/simples);

- se outro tipo societário:

- alteração contratual, devidamente adaptada às disposições do Código Civil/2002, modificando a natureza para sociedade simples e o tipo de sociedade ;

b) inscrever, no Registro Civil, após o arquivamento na Junta Comercial, a documentação que for exigida por aquele Registro.

Patricia
"Nada é tão impossível que não se possa realizar!!!!"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.