
Gilmar Ferreira Cordeiro
Ouro DIVISÃO 1 , Analista TributosNicolas, boa tarde.
Qual a alíquota interna, NCM e MVA original?
Gilmar Cordeiro
respostas 223
acessos 63.224
Gilmar Ferreira Cordeiro
Ouro DIVISÃO 1 , Analista TributosNicolas, boa tarde.
Qual a alíquota interna, NCM e MVA original?
Vagner Fernando de Freitas Junior
Ouro DIVISÃO 1 , Analista FiscalNo caso de Diferencial de Alíquotas, qual sera o calculo realizado.
Meu cliente de Sp, compra produtos do ramo têxtil no Parana, para revender a consumidor final aqui mesmo.
Vou fazer a diferença entre as alíquotas, que seria 4%-18% = 14% ????
Jenny P
Ouro DIVISÃO 1 , Não InformadoPessoal, saiu o manual da FCI e o validador para testes, segue links:
http://www.fazenda.sp.gov.br/fci/downloads/downloads.asp
http://www.fazenda.sp.gov.br/fci/manual/manual.asp
Marcela Vaz
Iniciante DIVISÃO 1 , Coordenador(a) AdministrativoPessoal,
Para as empresas que ainda não estavam considerando o MVA ajustado para 4% nos casos de ST, cabe nf complementar pra resolver a situação? nesse caso, a empresa teria que cobrar a ST maior do cliente, certo? como seria isso?
Adriana Meloni de Melo
Prata DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBom dia...
tambem tenho duvidas...caso alguem possa me ajudar...
recebi uma nota de compra destacado apenas 4% de icms de peixes...como devo agir?
(a empresa que comprou é lucro presumido e debito e credito em mg)
Vivian Cristina Gonaçalves Manso
Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a) EmpresasBom dia,
Nós somos revendedores de produtos importados.
Compraremos do distrbuidor com ICMS de 4%? E quando formos revender para nossos clientes finais emitirei com qual ICMS 4% ou com o icms do estado?
Agradeço muito pela ajuda
Eric Massarioli
Iniciante DIVISÃO 4 , Coordenador(a) FiscalVivian a aliquota de 4% é somente para operações interestaduais, ou seja, se o seu cliente final for, por exemplo, de MG aplica-se a aliquota de 4%, caso ele seja do estado de SP aplica-se a aliquota do estado.
Luiz Henrique Hass
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Boa tarde
Empresa varejista no Paraná adquiri o produto de SP com aliquota 4% mais revende dentro do proprio estado para consumidor final (pessoa fisica) utilizarei aliquota interna 18 ou 12 no PR? Haverá ou calculo a ser feito ou simplesmente credita 4% e debita 18%?
Desee ja agradeço
Att Luiz Henrique
Vivian Cristina Gonaçalves Manso
Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a) EmpresasObrigada Eric,
Somente para esclarecer mais um poquinho:
Exemplo:
1)Recebo a nota fiscal do distribuidor com ICMS destacado de 4% -Certo ou errado?
2) Emito a nota fiscal de venda para meu cliente, consumidor final de São Paulo ICMS detacado de 18%? Não terei credito da diferença, e terei que pagar o imposto (ICMS) da diferença? 14%?
3) Emito a nota fiscal de venda para meu cliente, consumidor final de Minas Gerais ICMS detacado de 4%? Não terei credito da diferença, e terei que pagar o imposto (ICMS) da diferença? 8%?
Muito,muito obrigada por sua ajuda
Raphael Rodrigues
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Pessoal,
Lembrem-se que o benefício de 4% para produtos importados que não estão na lista CAMEX (Resolução 79/2012) só pode ser aplicado se a operação for interestadual e entre contribuintes.
Aos consumidores finais não contribuintes do ICMS, aplica-se a alíquota interna estipulada para o produto no RICMS de cada estado.
Infelizmente quem se creditou de 4% e vendeu com 18% por exemplo, terá que arcar com a diferença.
Bases.
Ajuste SINIEF 19/2012
Ajuste SINIEF 20/2012.
Abs.
Eliel Souza da Silva
Prata DIVISÃO 1 , Agente Administrativotem uma empresa de vitoria de ramo têxtil envia a nf com 4% , quando eu for revender a mercadoria para outro estado(apos a industrialização eu seja mercadoria acabada) posso revende-la com 4% , e no caso de consumidor final uso ainda a regra de alíquota interna ou posso usar 4%.
Eric Massarioli
Iniciante DIVISÃO 4 , Coordenador(a) FiscalVivian
1) Na nota do seu distribuidor só poderá estar destacado os 4% caso o item seja importado, ou se for um produto industrializado, ter mais de 40% de conteudo importado, a operação tem que obrigatóriamente ser interestadual e o ncm não estar na lista de CAMEX de bens sem similar nacional. Se o seu produto caiu nessas regras a aliquota de 4% está certa. LINK PARA A LISTA CAMEX
2) Sim você vai destacar os 18% pois a operação é dentro do estado. Você terá que recolher o diferencial de aliquota de 14% referente a entrada da mercadoria no estado de SP.
3) Na operação interestadual você apenas irá destacar os 4%, caso o seu produto caia dentro das mesmas regras do item 1, ou seja, não vai precisar recolher nenhuma diferença.
Espero ter ajudado
Luiz Henrique Hass
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Obrigado Raphafel
Voce esclareceu muito bem essa duvida, melhor coisa que a empresa faz é comprar dentro do proprio estado...
Obrigado
Raphael Rodrigues
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Eliel Souza da Silva
Ao comprar insumos importados e industrializa-los, você deverá verificar se o conteúdo de importação (parcela de de insumos importados dentro do produto final) é superior ou inferior a 40% da BC do ICMS. Para comprovação dessa porcentagem deve-se preencher a "Ficha de Conteúdo de Importação - FCI".
Se o seu produto final tiver mais de 40% de conteúdo de importação e não estiver listado na lista CAMEX da Resolução 79/2012, aplica-se 4% na saída interestadual para contribuintes do ICMS. Caso seja inferior, aplica-se a alíquota interestadual normal.
No caso do consumidor final, se o mesmo não for contribuinte do ICMS, aplica-se a alíquota interna estipulada no RICMS do seu estado.
Vivian Cristina Gonaçalves Manso
Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a) EmpresasEric,
Muitíssimo obrigada!
Luiz Henrique Hass
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Raphael Rodrigues P. de Souza
Boa tarde
Se puder me orientar é o primeiro ano que faço Lucro Real de uma empresa varejista de materias de contrução, lendo o decreto 6.080/2012 art.14 material da IOB, diz operações internas e interestaduais utilizar aliquota de 12%, exemplo de alguns produtos, cal, telha, areia, pedra, tijolo isso apenas serve para contribuintes do ICMS ou posso utilizar para consumidor final ou mantenho 18% mesmo...Surgiu essa duvida
Se puder me orientar desde já agradeço
Raphael Rodrigues
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Luiz Henrique,
O art. 14 do RICMS/PR, Dec. 6.080/2012 especifíca as alíquotas internas por produtos no Paraná. No seu caso, a alíquota interna é 12%, sendo aplicado tanto para contribuinte quanto para não contribuinte do ICMS (consumidor final).
Luiz Henrique Hass
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Obrigado Raphael Rodrigues P. de Souza
Isso indica que posso utilizar nessas vendas direta para consumidor final, para esses produtos 12% aliquota do icms, valeu pela ajuda pois ficar em duvida numa hora dessa de decidir o melhor e o que é certo para uma empresa é dificil...
Obrigado mesmo e tenha um otimo fim de semana e um excelente carnaval
Jenny P
Ouro DIVISÃO 1 , Não InformadoPessoal, preciso tirar uma duvida em relação a FCI. A FCI deverá ser feita apenas quando o material passar por industrialização? No caso em que compro importado e faço a revenda, sem nenhuma modificação, preciso preencher a FCI?
Alguém já fez algum teste no validador da FCI?
Hudson Moura de Oliveira
Prata DIVISÃO 2 , Assistente ContabilidadeCara Jenny bom dia.
Em relação a FCI conforme a Cláusula quinta do ajuste somente será preenchida a FCI caso o produto seja industrializado, lembrando que o percentual de conteúdo importado deverá ser recalculado a cada novo processo de industrialização da mercadoria conforme o § 1º da cláusula quarta do ajuste.
Cláusula quinta No caso de operações com bens ou mercadorias importados que tenham sido submetidos a processo de industrialização, o contribuinte industrializador deverá preencher a Ficha de Conteúdo de Importação - FCI, conforme modelo do Anexo Único, na qual deverá constar:
Conforme o inciso II da Cláusula sétima só na revenda só deve informar o valor da imporatação.
§ 1º O Conteúdo de Importação deverá ser recalculado sempre que, após sua última aferição, a mercadoria ou bem objeto de operação interestadual tenha sido submetido a novo processo de industrialização.
Espero ter ajudado,
Eliel Souza da Silva
Prata DIVISÃO 1 , Agente Administrativoola..gostaria de saber se: apenas quem é importador é que pode usar a aliquota de 4%. ou todo tipo de comercio. tenho um cliente que recebe a rolos de tecido como materia prima, e apos produzir a mercadoria vende a 4% ? para fora do estado?
Raphael Rodrigues
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Eliel Souza da Silva
Não precisa ser importador direto para se beneficiar da alíquota de 4%, qualquer tipo de cliente não sendo do SIMPLES pode utilizar a alíquota.
É mais ou menos como lhe respondi alguns posts acima.
" Ao comprar insumos importados e industrializa-los, você deverá verificar se o conteúdo de importação (parcela de de insumos importados dentro do produto final) é superior ou inferior a 40% da BC do ICMS. Para comprovação dessa porcentagem deve-se preencher a "Ficha de Conteúdo de Importação - FCI".
Se o seu produto final tiver mais de 40% de conteúdo de importação e não estiver listado na lista CAMEX da Resolução 79/2012, aplica-se 4% na saída interestadual para contribuintes do ICMS. Caso seja inferior, aplica-se a alíquota interestadual normal.
No caso do consumidor final, se o mesmo não for contribuinte do ICMS, aplica-se a alíquota interna estipulada no RICMS do seu estado."
Claudia
Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Escrita FiscalBoa Tarde
A minha duvida é o seguinte ate o mes 04/2013 não preciso preencher o FCI para as empresas , somente devo informar
parcela importada
conteudo de importação % e valor de importação na NF , correto?
Como faz o calculo da % e valor da importação .
Obrigada
Marco Antonio Faé Venancio
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa Tarde
Sou de São Paulo
Li o tópico inteiro e ficou uma dúvida sobre diferencial de aliquotas:
Contribuinte de SP que faz recapeamento de pneus sob encomenda(Pres.Serviços, incidência ISS) adquire mercadoria (borracha) de MG para aplicar nos pneus (processo de recapeamento) e classifica-a com CFOP "2128" . Com essa nova lei terá duas aliquotas, maioria 12% e alguns casos 4%.
Já fazia tradicionalmente o pagamento de diferencial (18% interno menos os 12% destacados, resultando 6%) e agora terá também os 14% (18 menos 4%).
Pergunto:
1) sómente faz a apuração do diferencial? Essa FCI é só para fabricantes?
2) Tirando essa FCI e lógico a apuração do diferencial, alguma outra obrigação acessória?
3) O preço unitário do produto deveria cair? (antes o fornecedor aplicava 12% e agora apenas 4%)
4) Em outras operações onde aplica-se calculo de diferencial (Imobilizado e Uso/Consumo) o tratamento fica igual, considerando-se a aliquota de 4% vinda de outro Estado? (Estou tentando entender na prática, qual o motivo desta aliquota)
Hudson Moura de Oliveira
Prata DIVISÃO 2 , Assistente ContabilidadeMarco Antonio Faé Venancio, boa tarde.
Bem vamos lá, em resposta aos questionamentos:
1) Sim, você irá fazer apenas o diferencial de alíquota, em relação a FCI conforme o AJUSTE SINIEF 19/2012
Cláusula quinta No caso de operações com bens ou mercadorias importados que tenham sido submetidos a processo de industrialização, o contribuinte industrializador deverá preencher a Ficha de Conteúdo de Importação - FCI, conforme modelo do Anexo Único, na qual deverá constar:
Ou seja o industrializador da mercadoria que deverá apresentar a FCI.
2) Em relação as obrigações a única que foi instituída é realmente a FCI que fora prorrogada para Maio/2013 conforme Ajuste 27/2012.
3) Esta questão é mais comercial, pela lógica sim, mas não há como delimitar o preço que o seu fornecedor deverá usar.
4) Sim, nas compras para Uso/Consumo e Ativo imobilizado de produtos importados deverá ser feito o cálculo do difal.
O Argumento utilizado foi o da harmonia das alíquotas interestaduais já que alguns estados ( principalmente aqueles que tem portos) concediam benefícios fiscais em relação as importações, esta alíquota unificada "deveria" reduzir e até mesmo findar tal impacto, mas pelo que vejo com a maioria dos colegas não há mudança significativa notada e em alguns casos fica até desvantajoso.
Sergio Rodrigues Nobre
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Caro Eliel se isso ajuda....gostaria de falar o seguinte: a aplicação da aliquota de 4% nas operações interestaduais independe do tipo de operação que o contribuinte do ICMS fará, está atrelada diretamente ao produto Importado, entendeu?
Eliel Souza da Silva
Prata DIVISÃO 1 , Agente Administrativoola adquiro mercadoria indireta da china (roupas e bolsa) no caso posso usar a alíquota de 4% na operações interestaduais. E onde eu encontro a lista de similaridade para produtos acabados onde nao haverá processo de industrialização? por favor se alguem puder postar o link.
Eliziane Cordeiro Lima
Iniciante DIVISÃO 4 , Cortador(a)Bom dia
Estou com uma dúvida se eu comprar mercadoria importada de um fornecedor de dentro do estado virá com a alíquota estadual normal, no caso 18% pois estou no estado de SP, mas e se eu for revender esta mercadoria para fora do estado irei utilizar 4% ou a alíquota interestadual normal?
Jenny P
Ouro DIVISÃO 1 , Não InformadoEliel, no meu entendimento, vc deve usar aliquota de 4%.
A lista está no seguinte link:
http://www.camex.gov.br/conteudo/exibe/area/0/menu/78
Eric Massarioli
Iniciante DIVISÃO 4 , Coordenador(a) FiscalEliziane bom dia!
Isso mesmo você deve utilizar a aliquota de 4% para as operações interestaduais, mesmo que tenha adquirido numa operação estadual
Espero ter ajudado
Eric
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade