x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 6.650

Ganho de capital de Imóvel: fim 12 inicio 13

Cristiano Rocha

Cristiano Rocha

Bronze DIVISÃO 2 , Engenheiro(a) Eletricista
há 13 anos Domingo | 13 janeiro 2013 | 14:53

Prezados, deparo-me com as seguinte dúvida. Quitei um imóvel no meio de 2012, vendi financiado pela caixa por 165.000,00, assinei o contrato de venda em novembro de 2012 e recebi da caixa, devidamente corrigido, em janeiro de 2013. Recebi 10.000 de sinal na promessa de compra e venda, 6.000 no contrato e o restante em janeiro, da caixa, como descrevi.

1a dúvida: Não paguei o imposto de ganho de capital antes de receber da caixa (com o dinheiro do sinal, por exemplo). Entendi que só devo pagar o imposto depois de receber o dinheiro total. Assim o meu prazo seria até o fim de fevereiro. Certo?

2a dúvida: Se for pelo contrato, vendi o bem em 2012. Se for pelo recebimento do total, só em 2013. Se eu declarar que vendi em 12, na minha declaração não terei nem o imóvel (pois já teria sido vendido), nem o dinheiro, pois não tinha recebido ainda nas minha CC (a não ser que a caixa informe uma provisão de rendimentos). E agora? Declaro que o imóvel ainda era meu em 31/12/2012 e só digo que vendi na declaração do ano que vem? Aí eu digo que recebi apenas o sinal de 16.000 do comprador em 2012? Ou digo que vendi ainda em 12 e declaro que tinha o dinheiro, sendo que não tinha?

Se a venda for considerada na assinatura do contrato em 12 quer dizer q perdi o prazo e pagarei multa??

Mto obrigado e desculpem por tantas dúvidas!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Domingo | 13 janeiro 2013 | 21:59

Boa moite Cristiano

Para todos os efeitos a venda ocorreu em 2012, logo você deverá informá-la (detalhando a forma do recebimento) na DIRPF referente aquele ano

O imposto de renda sobre o ganho de capital (se houver) deverá ser pago na medida em que acontecerem tais recebimentos.

...

CLEITON

Cleiton

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2013 | 13:41

Boa Tarde

Senhores estou com duvida de como preceder contabilizo uma ADM de Imoveis onde esta empresa tinha um imovel no valor de R$ 71.000,00 este foi vendido por R$ 300.000,00 o pagamento foi feito da seguinte forma:
R$120.000,00 a vista
R$ 180.000,00 em 3 sobrados no valor de R$ 60.000,00 cada (R$180.000,00)

Minha duvida:
Como deverei apurar o imposto a ser pago pela empresa (lucro presumido)?
Tive um ganho de R$229.000,00 so que destes 229.000,00 180.000,00 são referente a aquisiçao dos 3 sobrados

muito obrigado

Cristiano Rocha

Cristiano Rocha

há 13 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2013 | 15:31

Então Saulo, eu recebi em ago/12 10.000, em nov/12 mais 10.000 e em 01/13 o principal de 145.000. o que entendi da sua explicação foi: considerar que a venda foi em ago/12, mas não dar baixa total do imóvel da minha declaração, afinal não havia recebido o dinheiro todo. Eu devo retirar do valor cheio os 20.000 do sinal, manter a diferença lá como imóvel ainda (e não como saldo de CC, pois o informe de rendimentos da caixa vai vir zerado). Quanto ao imposto, eu recolho um proporcional ao sinal com multa e o proporcional ao principal sem multa? Ou pago tudo agora sem multa sendo que a venda foi em ago/12?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2013 | 17:53

Boa tarde Cristiano,

Não Exatamente!

DIRPF 2012
Você deve dar baixa do imóvel em questão da ficha "Bens e Direitos" em sua DIRPF/2012 detalhando (no campo discriminação) como se dará o recebimento.

Na ficha "Bens e Direitos" acrescente um item com o número 52 "Crédito decorrente de alienação" e nele informe o total que ainda tem a receber em 2013 referente a venda do imóvel, bem como e os dados do devedor.

Pagamento do Imposto
Você deve promover a apuração do ganho de capital e rateá-lo na medida em que houver recebimentos. Utilize o programa, Ganho de Capital/2012 preencha-o correta e atentamente e terá (se for o caso) o valor exato do imposto a ser pago.

Este deve ser pago proporcionalmente ao valor recebido e vence no último dia útil do mês subsequente ao da alienação.

...

Cristiano Rocha

Cristiano Rocha

há 13 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2013 | 16:21

No site da RFB diz-se assinatura do contrato e liberação do financiamento. Não sei o que se intende por liberação do financiamento, mas o dinheiro eu nao recebo na mesma data, como dá a entender a RFB. E sem ele nao da pra pagar o IR...

572 - Como proceder quando a alienação do imóvel fica condicionada à aprovação de financiamento por uma instituição financeira, com recursos fornecidos pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH)?

Esta hipótese configura modalidade de ato jurídico sob condição suspensiva, ou seja, o fato gerador da obrigação tributária (alienação) somente ocorre com o implemento da condição, isto é, com a aprovação do financiamento pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e a celebração do contrato definitivo de compra e venda, concretizando a transmissão dos direitos sobre o imóvel (PMF n º 80, de 1979, item 7).

Como exemplo, suponha-se que a operação sob essa condição foi acordada em 18/10/2010, sendo o financiamento liberado e o contrato celebrado em 25/03/2011. Assim, somente na data do implemento da condição (25/03/2011), considera-se consumada a transmissão do imóvel, com todos os efeitos fiscais dela decorrentes.

Na hipótese de ter havido qualquer pagamento inicial em 18/10/2010 (como o sinal para garantia do negócio), o alienante e o adquirente devem registrar esse fato em suas declarações de bens, historiando a operação efetuada e o valor pago ou recebido, a fim de evitar a ocorrência de variação patrimonial não justificada no período correspondente. Contudo, para os efeitos fiscais devem ser considerados os dados da operação computados em 25/03/2011. Para o alienante, para fins de apuração do ganho de capital: considera-se 25/03/2011 como data de alienação, o preço efetivo de alienação acordado nessa data como valor de alienação e o valor constante na Declaração de Ajuste Anual de 2011 (ano-calendário de 2010), acrescido dos valores pagos até março de 2011 como custo de aquisição, para apuração do ganho de capital. Para o adquirente, considera-se data de aquisição 25/03/2011 e o custo de aquisição os valores efetivamente pagos.

Atenção :

Neste exemplo, o pagamento inicial, recebido pelo alienante em 18/10/2010, comporá a parcela sujeita à tributação do ganho de capital em 25/03/2011, devendo o imposto decorrente ser pago até o último dia útil de abril de 2011.

Como outro exemplo de modalidade de ato jurídico sob condição suspensiva, pode-se citar o caso de o proprietário contratar a alienação da casa onde reside, mas que a transmissão só seria efetivada depois que ele se mudasse para outro imóvel. Assim, somente após a desocupação do imóvel e celebração do contrato de compra e venda ocorreria o implemento da condição, gerando os efeitos fiscais referidos.

Alerte-se que a condição suspensiva deve constar expressamente do contrato inicial para que o exposto tenha plena validade. Caso contrário, considera-se consumada a transmissão do imóvel na data da assinatura do documento inicial, ainda que firmado por instrumento particular.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies