x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 314

acessos 209.914

Cadastro FICUS / PIS

Lucas

Lucas

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 11:21

Rodolfo,
O tempo vai depender do movimento da agência que você protocolou.

Mas eles não enviarão nenhum link com senha. Você precisa cadastrar o usuário externo que foi colocado no FICUS.
Acesse o site https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CONVENIADO01 e crie uma senha na opção "Cadastrar senha".

Se não aparecer a empresa que você cadastrou, ligue ou volte até a agência e cobre pela liberação. Às vezes, pode demorar meses se não forem cobrados.

Abraço

Renata Silva

Renata Silva

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 6 dezembro 2016 | 15:48

Boa tarde gente.

Hoje fui na CEF fazer um serviço de RDT e parou um moço do meu lado e pediu a senha pra FICUS para empresa.
Fiquei numa duvida enorme se estou fazendo errado durante anos.
Minha duvida é:
Fiz a FICUS pelo escritório, deveria ser feita de empresa por empresa?

Lembro que perguntei para gerente na época e ela disse que só pelo escritório era suficiente.

Desde já agradeço!

Josias

Josias

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2017 | 15:14

Boa tarde,

Amigos, o FICUS é só para cadastro de NIS ? Preciso entregar a SEFIP de uma MEI e o funcionário da CAIXA me mandou preencher o FICUS e levar na agência, está certo ?

Outra situação, estou regularizando uma empresa paralisada para encerrar, da qual tenho a procuração no meu certificado digital, tentei entregar uma SEFIP sem movimento e o COnectividade ICP não aceitou. A procuração na Receita foi com todos os poderes, o que deve estar faltando para eu poder acessar o Conectividade em nome da empresa ? O mesmo funcionário tambme me diz que preciso do FICUS para essa outra empresa.

Alguem poderia me auxiliar ?

att,
Josias

Celina Y

Celina Y

Bronze DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Quarta-Feira | 27 setembro 2017 | 13:10

Renata, para fazer o FICUS você precisa fazer empresa por empresa, senão vai tirar todos os cadastros de PIS vinculados ao escritório, razão pela qual desisti desse papo de FICUS, porque daria muito trabalho. É mais fácil fazer com procuração digital pelo Conectividade Social, usando o token de certificado digital.

Josias, você precisa, usando o certificado digital de seu cliente, acessar o Conectividade Social e autorizar todos os serviços, via procuração digital, para o seu certificado digital
Se você já tinha feito isso, talvez a procuração que foi feita, já tenha expirado. Neste caso, precisa fazer a procuração do seu cliente para você de novo.

Celina Y

Celina Y

Bronze DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Quinta-Feira | 8 fevereiro 2018 | 13:21

Vanessa, esse tópico é meio velho e o FICUS perdeu sua utilidade nesse meio tempo.
Era o sistema de cadastro de PIS que a Caixa tinha criado. Vocês fazia um cadastro na Caixa, com procuração, empresa por empresa, e fazia o que hoje a gente faz pelo Conectividade Social ICP, usando procuração eletrônica. Ficou mais fácil, porque todas as empresas tem certificado digital e não precisa preencher formulários à parte, muito menos (e essa é a parte boa) ir numa agência da Caixa, encarar aqueles atendentes de má vontade.

Paulo Renato Martins Vieira

Paulo Renato Martins Vieira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 8 fevereiro 2018 | 13:48

Prezada Vanessa,

Fique tranquila! Como a colega Celina explicou, trata-se de um procedimento para cadastramento de PIS onde era feito um pedido através de formulário próprio junto à Caixa, que deveria ser feito à medida em que a empresa tivesse necessidade de cadastrar funcionários no PIS.

Contudo, como já foi explicado, é um procedimento que caiu em desuso, em virtude de o certificado digital das empresas já prover acesso ao sistema de cadastramento.

Bom carnaval à todos!

Paulo Renato
Guareí - SP
Paulo Renato Martins Vieira

Paulo Renato Martins Vieira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 15 fevereiro 2018 | 10:59

Imagina, Vanessa, disponha!

Todos nós temos muito a aprender!

Por mais paradoxal que possa ser a afirmação que irei fazer, é a mais pura realidade: trata-se de uma área em que a mudança é a única coisa permanente.

E nem vou me atrever a falar da área fiscal e da área contábil, porque é ainda pior! rsrs

Paulo Renato
Guareí - SP
Página 11 de 11

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.