x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 8

acessos 1.811

Apuração de Nota fiscal lucro presumido

TCHELER DE OLIVEIRA

Tcheler de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 7 maio 2013 | 09:25

Bom dia,

Preciso cadastrar no sistema uma nota fiscal de entrada de um cliente que está no lucro presumido e estou em dúvida quanto ao lançamento dos valores no sistema, pois lá tem os campos: Base de calculo-aliquota-valor-isentos-outros(este ultimo eu uso para empresas do simples)
Dados da NF: Valor total dos produtos 774,00
valor total da nota 644,26
desconto 129,74
base calculo do icms 0,00
valor do Icms 0,00
base calculo icms-st 378,96
valor do icms -st 0,26
aliquota RJ 19%
cfop 5405
OBS: Todos os produtos estão com o código 060 e seus valores são:156,156,156,120,108 e 78 reais
A outra dúvida é porque na nota o valor da base de calculo e do Icms estão zerados.

Lucas Santana Costa

Lucas Santana Costa

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 08:39

Tcheler,

A base de calculo e o valor do ICMS estão zerados porque a cadeia tributária do item foi encerrada pelo fornecedor. A escrituração será na coluna contabil e outras.

Lucas Santana Costa
Corporate Tax Advisor
& Tax Solution

"As informações contidas nesta mensagem não produzem os efeitos do processo de consulta tributária"
Site: https://www.liberpatrimonii.com
TCHELER DE OLIVEIRA

Tcheler de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 10:08

Bom dia Lucas,

Entendi, então quando vem zerado é porque encerrou o ciclo,mais no caso esta minha empresa está no lucro presumido e eu vou vender estes produtos,então, o total das minhas compras foram de R$ 5.000,00 e as minhas vendas R$ 8.000,00, neste caso vou ter que pagar o ICMS da diferença entre minhas compras e minhas vendas,é isso mesmo??
Lucas me desculpe qualquer coisa é que eu iniciando e to tentando juntar todos os pontos, e desde já te agradeço pela atenção!

Lucas Santana Costa

Lucas Santana Costa

há 12 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 11:08

Tudo bem. Estamos aqui para aprender e auxiliar. Não, o lucro presumido é uma forma de apuração dos tributos federais, mas isso não se aplica no tributo estadual. Você vai pagar em grosso modo, a aliquota interna x o total das vendas, abatendo o crédito do ICMS na aquisição. Sendo que, como sua aquisição a cadeia foi encerrada, não há que se falar em recolhimento de ICMS.

Lucas Santana Costa
Corporate Tax Advisor
& Tax Solution

"As informações contidas nesta mensagem não produzem os efeitos do processo de consulta tributária"
Lucas Santana Costa

Lucas Santana Costa

há 12 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 16:26

Tcheler,

Você irá pagar os tributos federais oriundos da receita bruta. O ICMS com a cadeia encerrada não se fale em débito e nem em crédito.

Lucas Santana Costa
Corporate Tax Advisor
& Tax Solution

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade