x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 839

Emitir ou não nota fiscal?

jOTA pÊ

Jota Pê

Iniciante DIVISÃO 1 , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Sexta-Feira | 17 maio 2013 | 01:53

Estou com um problema, tenho uma empresa de pouco tempo e não sei bem como lidar com esses problemas. Peguei um trabalho, fiz um contrato com um representante de uma empresa, que nao apresentou procuraçao para assinar pela empresa, mas mesmo assim fez um deposito inicial na minha conta de PJ, porém, depois de muito tempo e enrolação. O acordo segundo o contrato que fiz era, o serviço sera iniciado depois de pagado a entrada de 40% e o material entregue, com prazo de entrega de 25 dias. Porém, comecei o trabalho antes da entrega do material e o pagamento da entrada, logo falei com meu contador e ele disse que se a empresa se recusa a assinar o contrato, que eu nao emita a nota fiscal. O que eu faço? ainda falta o pagamento de 60% do serviço e eu já discuti feio con o representante da empresa, pelo atraso da entreda e pressao que ele fazia pela realização do serviço, porem ele se recusa a devolver o contrato com a assinatura e carimbo da empresa. E se eu nao emitir a nota fiscal, ele pode me prejudicar de alguma forma? e eu, exigindo a assinatura de contrato de prestaçao de serviço pelo responsavel da empresa posso nao emitir a fatura nem entregar o maquinario que foi reformado?

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 17 maio 2013 | 07:48

Bom dia Smailon!

O contrato é feito para firmar o acordo e as condições que devem ser feitas, bem como os direitos e deveres de ambos.
A nota fiscal é emitida após os serviços prestados, podendo ser semanal, quinzenal ou mensal.
Portanto pode ser emitido as notas fiscais dos serviços já executados, os que estão no contrato e que ainda não foram executados não devem ser emitidos, somente após os serviços prestados.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Nilton Dias Lima

Nilton Dias Lima

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 17 maio 2013 | 11:54

Smailon, no meu entender seria interessante você tentar entrar em contrato direto com a empresa (dependendo do porte da empresa com o dono ou com um gerente responsável) para ver o que realmente esta acontecendo, pois esta aparecendo uma situação "estranha".

Se já recebeu o Adiantamento e os materiais, teria que ver como esta a execução do serviço, se já terminou seria interessante entrar em contrato com a empresa para a entrega do maquinário e da NF de prestação de serviços e solicitar o contrato assinado ou o pagamento dos 60% (dependendo do que foi combinado) e ver como será efetuado o pagamento dos 60% que estão faltando.

jOTA pÊ

Jota Pê

Iniciante DIVISÃO 1 , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Sábado | 18 maio 2013 | 19:19

Gilberto e Nilton, obrigado pelas respostas.
O combinado como forma de pagamento seria 30% mais quando entregar o serviço e 30% mais depois de 30 dias no boleto. Mas tenho entendido que sem o contrato se emito o boleto e coloco para protesto caso nao receba, a empresa poderia alegar cobrança indevida. Já que não assinam o contrato.
Sobre ligar e falar com o responsável. Liguei e falei com o financeiro deles duas vezes e eles disseram que me enviariam o contrato que já estava assinado, porém isso foi no inicio da semana passada.
A NF seria feita apenas uma. De prestação de serviços, que seria mao de obra para reforma do maquinario, ainda que, uma parte do maquinário se tenha que refazer por completo (silo), mas ficou combinado que fechariamos um preço e colocariamos todo como mao de obra de reforma.
Porém a ideia de fazer varias separadas por serviço executado está bem, Vou fazer assim.

Está semana tive outro problema com o representante desta empresa, e disse que como ele coloca as coisas, não me convêm e que caso queira levar o serviço que ainda não iniciei a outro não tem problemas. Disse ele que o iria fazer porém já não apareceu mais aqui. O serviço que tenho iniciado espero que chegue material para a finalizaçao, porém nao entregaram ainda e a razao é que tb esperam o pago da entrada.

Cada dia mais esquisita está historia.

Guilherme Figueira Santos

Guilherme Figueira Santos

Bronze DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 20 maio 2013 | 13:00

Smailon,

Voce não possui algum documento que possa ser apresentado diretamente a empresa que voce prestou o serviço?

Como o Gilberto disse a Nota fiscal de Serviço serve para comprovação efetiva da realização do serviço e o recolhimento dos impostos incidentes. Fatores como forma de pagamentos são acertados por contratos, pedidos ,etc.

Na sua situação, se o representante é realmente da empresa e houve um pedido, as notas fiscais dos serviços já efetuados devem ser emitidas. Voce não deverá será penalizado nesse caso.

*editado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: