x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 3.788

Devolução NF

Vitor Martins

Vitor Martins

Iniciante DIVISÃO 1 , Gerente Administrativo
há 12 anos Quinta-Feira | 23 maio 2013 | 12:59

Boa tarde!

Emiti duas NF uma com CFOP 5116 e outra com CFOP 5922.
Gostaria de saber qual o CFOP respectivo das duas para eu fazer a devolução delas.
Sendo que o destinatário não emitiu NF de devolução.

Grato

Em aguardo

João Alves de Menezes Júnior

João Alves de Menezes Júnior

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 23 maio 2013 | 13:43

Boa tarde Vitor,

pelo que entendi você emitiu uma nota de simples faturamento (5922) e ao dar saída na mercadoria emitiu uma de simples remessa (5116). Se houve devolução dessa mercadoria você deverá emitir uma nota de entrada com CFOP 2201 - DEVOLUÇÃO DE VENDA DE PRODUÇÃO DO ESTABELECIMENTO para anular a saída da 5116, porém para a 5922 não existe devolução pois não houve saída de mercadoria, foi apenas faturamento. Nesse caso pode se fazer um Termo de Desfazimento, documento informando sobre a anulação do negócio entre ambas as partes, assinado e reconhecido firma das partes.

Atc

AVANT ASSESSORIA CONTÁBIL
João Alves de Menezes Júnior
Contador - CRC SE/007331
Pós-graduando em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário
Tel.: (79) 99854-8128
Vitor Martins

Vitor Martins

Iniciante DIVISÃO 1 , Gerente Administrativo
há 12 anos Quinta-Feira | 23 maio 2013 | 14:16

acho que não expliquei corretamente.

Emiti uma NF para meu destinatário com CFOP 5116 no valor de 60 mil, porém este valor esta incorreto o correto seria 36 mil, já passou o prazo de 24 hr para cancelamento, como meu destinatário não emitiu uma NF de devolução, desta forma tenho que emitir uma NF de devolução e não sei qual o CFOP devido para esta devolução.

Agora também emiti outra NF para outro destinatário só que o nome, cnpj, endereço etc ficaram errados esta foi emitida com CFOP 5922 como passou o prazo de 24 hr para cancelamento, como meu destinatário não emitiu uma NF de devolução, desta forma tenho que emitir uma NF de devolução e não sei qual o CFOP devido para esta devolução.

João Alves de Menezes Júnior

João Alves de Menezes Júnior

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 23 maio 2013 | 15:50

Agori entendi,

então para o primeiro caso emitira uma NF de entrada como devolução com CFOP 2201.

Já para o segundo caso, que apesar dos dados estarem incorretos, acho que não houve transito de mercadoria, por se tratar de nota de simples faturamento não existe devolução para ela, surgiro fazer o termo desfazimento e emitir uma outra com os dados corretos.

Atc

AVANT ASSESSORIA CONTÁBIL
João Alves de Menezes Júnior
Contador - CRC SE/007331
Pós-graduando em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário
Tel.: (79) 99854-8128

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade