x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 1.019

Andressa

Andressa

Iniciante DIVISÃO 1 , Médico(a) Veterinário
há 12 anos Quarta-Feira | 29 maio 2013 | 12:52

Boa tarde, Descobri que uma empresa emitiu nota fiscal no nome da minha empresa sem que eu soubesse, não sou mais cliente deles a anos. e alguns dias atrás recebi um comunicado do cartório que não havia pago a duplicada,liguei na dita empresa e a secretaria me passou a copia das notas que eles emitiram em meu nome. Foi quando descobri que essa empresa estava emitindo notas no nome de minha empresa o que devo fazer agora? Eu devo emitir notas de devolução agora, não sei o que faço!!!!

Belton

Belton

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 29 maio 2013 | 12:54

Peça para cancelar as notas emitidas em nome da sua empresa. apenas faça isso nada mais, voce nao tem que emitir nota de devolução, como voce falou a cima que foram emitidas sem a sua permissão e conhecimento peça para eles cancelarem a nota, caso isso nao ocorra. chame a policia ou vá no procon

Maicon de Carvalho

Maicon de Carvalho

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 29 maio 2013 | 15:40

Mas as notas fiscais tem 5 dias para serem canceladas na receita não é??? por esse motivo pensei em fazer nota de devolução.

Andressa, nesse caso recomendo que deixa eles que resolvem, pois pelo jeito não houve movimentação de mercadoria e com isso você não precisa lançar a nota no seu sistema e emitir uma nota de saída fazendo a devolução. O erro foi deles, eles que emitem uma nota de entrada de própria emissão.

Laís de Fátima Pinheiro

Laís de Fátima Pinheiro

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 30 maio 2013 | 13:10

Andressa, as notas fiscais não tem como serem canceladas mesmo. Mas nesse caso em que eles estão errados e provavelmente agindo de má fé e não por engano, procure o ProCon, porque além dessa emissão indevida está gerando ônus através dessa duplicata e possivelmente vai gerar um protesto no nome de sua empresa. Isso poderá impossibilitar suas negociações junto a bancos e fornecedores.

FRANCISCO SANTOS

Francisco Santos

Iniciante DIVISÃO 4 , Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 30 maio 2013 | 14:06

prezada andressa,

essa empresa emitiu um documento fiscal/nota fiscal sem a correspondente saída da mercadoria, consignando declaração falsa de venda de produtos para você e isso é uma infração tributaria e a previsão legal: artigo 531 paragrafo 1° do decreto 45.490/200 ricms.

cuidado essa empresa pode ter emitido essa nota objetivando praticas ilícitas pois talvez esteja antecipando títulos em bancos por meio da emissão desta nota.

tome providencias imediatas em notificar a empresa declarando que você nao efetivou qualquer compra de produtos e peça que a empresa assine uma das vias de sua notificação.

e caso queira procure o posto fiscal e denuncie o ocorrido

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade