x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 1.579

Mercadoria em consignação

murilo da silva liberato

Murilo da Silva Liberato

Bronze DIVISÃO 3 , Assessor(a) Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 29 maio 2013 | 17:42

Olá colegas,

Este é meu primeiro questionamento no Fórum, portando peço desculpas se estou cometendo algum erro. Vi vários assuntos sobre o tema Mercadoria em consignação, no entanto nenhuma sanou por completo minha dúvida.

Gostaria de saber se existe tributação sobre as notas de Consignação de mercadorias, ou se a mesma só ocorre sobre a venda, ou seja, quando feito a devolução dos produtos que sobraram e o recebimento daquelas vendidas.

Segue meu exemplo: empresa de confecção que "empresta" suas mercadorias para o seu cliente fazer a venda. Este empréstimo de mercadorias é tributado?

Agradeço muito se puderem esclarecer passando a legislação pertinente ao tema.

Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3 , Administrador(a) Empresas
há 11 anos Sexta-Feira | 31 maio 2013 | 10:54

Bom dia, Murilo!

O procedimento de emissão e escrituração de notas fiscais para ambos os estabelecimentos é relativamente de fácil compreensão:

1º passo - o consignante emite uma nota fiscal com natureza de operação "Remessa em Consignação", CFOP 5.917/6.917, destacando o ICMS e IPI quando devidos. O consignatário, poderá escriturar a nota fiscal no Livro Registro de Entradas com crédito do imposto, salvo disposição em contrário.

2º passo - ocorrendo a venda da mercadoria remetida a título de Consignação Mercantil, o consignatário deverá emitir nota fiscal com destaque do ICMS, quando devido, com natureza de operação "Venda de Mercadoria Recebida em Consignação" CFOP 5.115/6.115 para o comprador da mercadoria, registrando-a no livro Registro de Saídas, conforme determina o Regulamento do ICMS;

3º passo - o consignante, para transmitir a propriedade da mercadoria ao consignatário emitirá nota fiscal, com natureza de operação "Venda de Mercadoria Remetida em Consignação", sem destaque do ICMS e do IPI, isso porque os impostos já foram destacados na nota fiscal de remessa, adotando os CFOPs 5.113/6.113 ou 5.114/6.114. contendo, além dos demais requisitos exigidos, o valor da operação, o valor correspondente ao preço da mercadoria remetida em consignação, neste incluído, quando for o caso, o valor do reajuste de preço. Deverá constar no campo "informações complementares" do documento fiscal a expressão "Simples Faturamento de Mercadoria em Consignação - NF nº____, de ____/____/___" e, se for o caso, "Reajuste de Preço - NF nº____, de ____/____/____", ou seja deverá constar o nº e data da nota fiscal da nota fiscal de Remessa em Consignação, a mesma regra vale para a nota fiscal de reajuste de preço.

o tratamento tributário dado nas operações de consignação mercantil, encontram-se dispostos no RICMS-SC/01, Anexo 6, arts. 32 ao 36.


Espero que ajude!

att..

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade