x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 7.814

Emissão de NF em vendas com cartão - MEI

Carlos Luciano

Carlos Luciano

Iniciante DIVISÃO 1 , Economista
há 11 anos Segunda-Feira | 10 junho 2013 | 21:23

Boa noite.

Gostaria de uma ajuda com relação ao assunto tratado no tema.

Tenho uma MEI e conheço as regras para retirada de NF, tanto para PF como para PJ, porém estou com dúvidas e não consigo solucioná-las quando ocorre uma venda com cartão de crédito para uma PF.
Agluns contadores da minha cidade me recomendaram retirar as notas fiscais quando a venda for por cartão, pois a transação de pagto para mim apareceria para a receita e eu teria que ter a contrapartida, o que não ocorre quando uma pessoa me paga em dinheiro, não tenho essa obrigatoriedade.

Ocorre o seguinte, alguns clientes se negam a me fornecer os dados para eu poder retirar a nota via receita estadual (paraná), pois conforme orientação tenho que tirar as notas individuais, para cada venda no cartão de crédito, não importando o valor ou qtde de vendas do dia.

Então pergunto, devo mesmo tirar essas notas ou a regra da obrigatoriedade de retirada de notas apenas para PJ (por ser MEI) já basta???

Fico muito agradecido pela ajuda e estou a disposição para detalhar o caso se for necessário. Obrigado e aguardo.

Edson Amauri Corteze

Edson Amauri Corteze

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 11 junho 2013 | 11:56

Prezado Carlos,

Bom dia. Somente complementado a excelente resposta do Marcelo, realmente não está obrigado a emitir a Nota Fiscal Eletrônico, visto que é facultativo.

O que sugiro é que se atente aos valores das vendas do Cartão de Credito, pois caso você tenha operações acima das permitidas para o MEI, poderá ser desenquadrado.

Valores atuais de R$60.000,00 anuais, ou proporcional ao mes de abertura.

Atenciosamente,

Edson Amauri Corteze
CRC/SP - 1MG093692/O-2 'T' SP
CRA/MG - 43.001

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade