x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 461

NF-E - Esquecimento de Emissão de Notas Anteriores

DANILO DE CARVALHO SANTOS

Danilo de Carvalho Santos

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 17 junho 2013 | 09:06

Gostaria que me ajudassem.

Tenho uma empresa na qual a mesma emitiu no mês anterior uma NF-e de número 25. Quando foi esse mês a empresa chegou aqui no escritório com as NF-e emitidas no mês e percebi que a numeração da primeira nota era de número 41. Então gostaria de saber o que devo fazer com as Notas que não foram emitidas, ou seja, as notas de números 26 a 40 que ficaram em aberto no sistema sem serem informadas para a SEFAZ. Essa empresa trabalha com o emissor gratuito.

Queria que me ajudassem.

Fico Grato.

Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3 , Administrador(a) Empresas
há 11 anos Segunda-Feira | 17 junho 2013 | 11:16

Bom dia,

Vc pode Inutilizar as referidas NFes, sendo que:

A inutilização tem função diferente do cancelamento, assim, durante a emissão de NF-e é possível que ocorra, eventualmente, por problemas técnicos ou de sistemas do contribuinte, uma quebra da seqüência da numeração.
Exemplo: a NF-e nº 100 e a nº 110 foram emitidas, mas a faixa 101 e 109, por motivo de ordem técnica, não foi utilizada antes da emissão da nº 110.

A inutilização de número de NF-e tem a finalidade de permitir que o emissor comunique à SEFAZ, até o décimo dia do mês subseqüente, os números de NF-e que não serão utilizados em razão de ter ocorrido uma quebra de seqüência da numeração da NF-e. A inutilização de número só é possível caso a numeração ainda não tenha sido utilizada em nenhuma NF-e (autorizada, cancelada ou denegada).

A inutilização do número tem caráter de denúncia espontânea do contribuinte de irregularidades de quebra de seqüência de numeração, podendo o fisco não reconhecer o pedido nos casos de dolo, fraude ou simulação apurados.

Pelo exposto acima, deve o contribuinte analisar caso a caso as situações intercorrentes e adotar, da forma que melhor se adequar ao seu caso, o procedimento específico.


att..

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade