x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 93.590

Nota Outras Saidas - CFOP 5949

LUCINEIA

Lucineia

Bronze DIVISÃO 4 , Supervisor(a)
há 11 anos Terça-Feira | 2 julho 2013 | 15:28

Tenho uma duvida:

nota com CFOP 5949 - Outras saídas mercadoria não esp.,como devo proceder a entrada da mesma? com natureza 1949?

Outro fato esta nota gera estoque? Onde acho legislação especifica de naturezas e seus procedimentos.
A minha duvida, é porque nosso fornecedor emitiu nota com esta a natureza e como procedimento emiti o retorno da mesma, para fechar a contabilidade nas entradas e saídas, ou seja, entrou 1949 e retornei com 5949.
É o procedimento correto?

José Diego Oliveira Silva

Prata DIVISÃO 3 , Coordenador(a) Adm. Financeiro
há 11 anos Terça-Feira | 2 julho 2013 | 15:36

O CFOP citado é conhecido como "CFOP Genérico"... pois abrange as operações não prevista na listagem de CFOP's...
Verifique qual a Natureza de Operação da NF... Geralmente o CFOP 5.949 é usado em: Remessa para Troca, Teste, Analise...etc. O retorno deve conter a natureza inversa da entrada (retorno)...
Quanto ao movimento de estoque, geralmente a operação não movimenta, mais isso é particular de cada empresa... verifique a parametrização de seu sistema...

1.949 - Outra entrada de mercadoria ou prestação de serviço não especificada

Classificam-se neste código as outras entradas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificadas nos códigos anteriores.

5.949 - Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado

Classificam-se neste código as outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificados nos códigos anteriores.

José Diego
Coord. Adm/Fin/Fiscal
R&D Mediq
LUCINEIA

Lucineia

há 11 anos Terça-Feira | 2 julho 2013 | 16:12

Obrigada Jose Diego, pela ajuda,

pois fiz corretamente então os procedimentos. Uma vez que em nossa empresa, há o parâmetro do produto entrar no estoque.(por isso tive que "matar" a nota de entrada)

Não entendo o porque do meu fornecedor não aceitar o retorno da nota, pedi a legislação de CFOP onde tenha especificamente onde NÃO posso emitir o retorno da mesma.

Tem algo especifico neste caso, na legislação de ICMS?

há 11 anos Terça-Feira | 2 julho 2013 | 16:33

Infelizmente não conheço a legislação do ICMS de seu estado... Vamos aguardar para ver se algum amigo pode auxilar...

Quanto ao fornecedor não aceitar o retorno, me explique qual o destino nesta mercadoria em sua empresa (Teste, troca...etc)

José Diego
Coord. Adm/Fin/Fiscal
R&D Mediq
LUCINEIA

Lucineia

há 11 anos Terça-Feira | 2 julho 2013 | 16:39

Esta nota esta com natureza: Outras saídas não especificadas, porque se trata de produto faltante em nota de venda (do mesmo fornecedor), ai fizeram esta nota para guiar o produto.

Ou seja, já consta o mesmo produto na nota de venda, ai emitem esta nota pelo produto faltante no físico. E no nosso sistema, fica duplicidade, tendo que zerar entende?

há 11 anos Terça-Feira | 2 julho 2013 | 16:46

Sim... agora entendi... Então esta explicado o porque o fornecedor não aceita a NF de retorno...

O Correto nesta operação seria:
Ao notar o produto faltante, sua empresa emitiria NF de devolução da mercadoria... O Fornecedor iria contabilizar esta NF e gerar uma nova NF de Venda para sua empresa, abatendo o crédito gerado com a Nf de devolução...
Agora cabe a sua empresa aceitar a operação incorreta que o fornecedor esta propondo...

José Diego
Coord. Adm/Fin/Fiscal
R&D Mediq

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade