x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 19.442

Reembolso ref. carga avariada no transporte.

Maria Paula Pestana Rodrigues

Maria Paula Pestana Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 29 novembro 2007 | 17:08

Prezados, boa tarde!

Estamos com uma carga que foi avariada no momento do transporte. Esta carga estava sendo levada de uma das filiais para a matriz. A empresa de transporte já se responsabilizou pelo pagamento da carga que foi avariada. Para constatar a real avaria na carga tivemos despesas na realização de uma perícia.
Tenho 2 perguntas:

1) Como a transportadora vai acionar o seguro para pagar essa avaria ela precisa receber a carga avariada através de uma nota fiscal. Esta transportadora é de SC e nós estamos em SP (será uma operação interestadual). Qual é o CFOP e a natureza de operação para este caso?

2) As despesas com pericia serão reembolsadas pela transportadora também, porém, recebemos a nota fiscal ref. serviço de perícia em nome da nossa empresa. Então gostaria de saber se posso discriminar essa despesa no campo "Dados do Produto" logo abaixo da discriminação dos produtos avariados ou se então seria melhor nós embutirmos essa despesa no valor do produto.

Para mim é um assunto muito complicado. Então, caso eu não tenha sido clara e vocês precisem de mais informações, por gentileza, me avisem.

Muito Obrigada!

Maria Paula

Valter A. Xavier

Valter A. Xavier

Prata DIVISÃO 2 , Não Informado
há 17 anos Sexta-Feira | 30 novembro 2007 | 10:51

Maria Paula,

Vou passar o procedimento que adotamos em um caso semelhante:

Partindo do pressuposto que a mercadoria estava sendo transferida de SC para SP e foi recebida em SP normalmente, apesar da avaria.

1) O ressarcimento a ser efetuado pela Transportadora deverá ser feito através da emissão de Nota Fiscal, se a entrada foi efetuada no CFOP: 2.151 (Transferencia para Industrialização) o CFOP da saída deverá ser 6.101 (Venda de Produção do Estabelecimento), se a entrada foi efetuada no CFOP: 2.152 (Transferencia para Comercialização) o CFOP da saída deverá ser 6.102 (Venda de Mercadoria Adquirida ou Recebida de Terceiros).
2) No caso dos valores gastos com perícia deverá ser acrescidos ao valor da mercadoria.

Abraços...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade