x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 886

Importação de Alímentos com alíquota de 4%

Caroline

Caroline

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 23 julho 2013 | 17:44

Boa tarde!

Estou estudando a importação do NCM 1905.90.10. No entanto, este produto chegará a minha matriz em Santa Catarina e será transportado para São Paulo para ser efetuada a comercialização aqui na Filial. Na emissão da Nota Fiscal de Saida da matriz da minha empresa , a mercadoria tem que sair com a descrição de Transferência, qual o CFOP e a Classificação que devo utilizar nesta operação fiscal?

Detalhe , outra hipotese de estudo é a embarcação do Produto pelo Porto de SP. Aonde ganho mais vantagens ? Importando e trazendo o produto de SC para SP , ou, importando diretamente no Estado de comercialização, em relação a Alíquota de ICMS e o MVA ajustado?

João Alves de Menezes Júnior

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 24 julho 2013 | 17:02

Boa tarde Caroline,

Na emissão da Nota Fiscal de Saida da matriz da minha empresa , a mercadoria tem que sair com a descrição de Transferência, qual o CFOP e a Classificação que devo utilizar nesta operação fiscal?

6.152 - TRANSFERÊNCIA DE MERCADORIA ADQUIRIDA OU RECEBIDA DE TERCEIROS

Com relação às possibilidade de porto, você pode mesmo estando em SP importar por qualquer porto diretamente para a unidade de São Paulo, para isso precisará de um despachante local e um no local do porto. Importando por algum porto de SP você economizará no frete, porém tem que avaliar os custos da operação portuária, pois variam muito de porto pra porto por diversos fatores (tipo de carga, operador, armazenagem, etc...). Com relação a tributação será a mesma independente do porto caso faça a importação direta.

AVANT ASSESSORIA CONTÁBIL
Contador - CRC SE/007331
Pós-graduando em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário
Tel.: (79) 99854-8128

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 25 julho 2013 | 08:45

A unidade importadora deverá emitir nota de entrada já que o fornecedor é estrangeiro. Porém a partir do momento que a mercadoria já foi desembaraçada e encontra-se disponível para ser vendida, transferida a tributação é normal.

AVANT ASSESSORIA CONTÁBIL
Contador - CRC SE/007331
Pós-graduando em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário
Tel.: (79) 99854-8128

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade