x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 821

Renatinha C

Renatinha C

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Domingo | 28 julho 2013 | 15:31

Tenho muitas duvidas ainda sobre o ICMS. Por exemplo em uma nota fiscal que foi emitida por uma indústria vendendo seu produto para revenda para uma empresa comercial, quem emite a nota é a indústria, correto? Na nota fiscal vem o valor do ICMS destacado na nota, sim ele é embutido no valor total da nota, porem tem seu valor na nota. Quem de fato esta pagando o ICMS? A indústria ou a empresa comercial? E o que é tomar credito neste caso?

FRANCISCO JOSE INACIO VIANA

Francisco Jose Inacio Viana

Iniciante DIVISÃO 1 , Auditor(a)
há 11 anos Domingo | 28 julho 2013 | 17:09

Caríssima Renata,

A questão é simples, mais preciso retroceder um pouco mais na matéria, vejamos:

I - Quando vc falar de ICMS, nunca se esqueça de está falando de IMPOSTO INDIRETO - que aquele que está embutido no preço final da mercadoria, ou seja, somos nós consumidores que acabamos pagando esse imposto, o empresário apenas tem a obrigação de recolher esse impostos aos cofres dos Estados.

II - Na venda da indústria para o comercio, é preciso analisar qual a situação tributária da mercadoria que está sendo vendida. Se a mercadoria for sujeita a ICMS SUBSTITUIÇÂO pela saída - imposto pago fonte -, então a industria terá que recolher esse imposto, porem, se a mercadoria for sujeita SUBSTITUÍÇÃO pela entrada, então, quem paga é o comerciante que comprou da industria.

III - Em relação ao crédito é o seguinte:

Cada Estado da Federação tem seu REGULAMENTO DE ICMS PRÓPRIO, de forma que cada um definirá seu modo de creditamento.

Espero ter ajudado

TECNICO DO TESOURO ESTADUAL/AUDITOR ASSISTENTE DA RECEITA ESTADUAL DA SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DO CEARÁ

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade