Tatiana Oliveira
Prata DIVISÃO 2 , Assistente FiscalBom dia.
Alguém sabe me dizer qual a CFOP de devolução eu utilizo para a CFOP 5102 de entrada?
Obrigada.
respostas 20
acessos 113.677
Tatiana Oliveira
Alguém sabe me dizer qual a CFOP de devolução eu utilizo para a CFOP 5102 de entrada?
Obrigada.
Mauri Seabra
Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)Tatiana,
Bom dia!!
5.202 6.202 7.202 Devolução de compra para comercialização
Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias adquiridas para serem comercializadas, cujas entradas tenham sido classificadas como "Compra para comercialização".
Luciano Antonio da Silva
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Bom dia
Conforme o Mauri informou corretamente os CFOP´s serão os 5.202 6.202 7.202 Devolução de compra para comercialização, caso as vendas sejam com os CFOP´s 5403;5405;6403;6404 as devoluções serão com os CFOP 5411;6411.
Atenciosamente
Luciano
Tatiana Oliveira
Prata DIVISÃO 2 , Assistente FiscalBom dia Mauri,
No nosso caso o fornecedor fez a nota com a CFOP 5.102
Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, e nós não comercializamos.
Eu encontrei a CFOP 1.202 Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.
Será que é correto utilizá-la?
Att
Mauri Seabra
Qual a finalidade da compra?
Termy Ferreira de Lima
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Tatiana o corr5eto é você dar entrada com o CFOP 1202, já que o fornecedor enviou com CFOP 5102.
Patrícia Machado Belinato
Bronze DIVISÃO 4 , Analista FiscalBom dia Tatiana!
É correto utilizar o CFOP 1.202 pois vocês estará fechando a operação, devolvendo a mercadoria para seu fornecedor.
Att
Bronze DIVISÃO 4 , Analista FiscalBom dia Tatiana!
É correto utilizar o CFOP 1.202 pois vocês estará fechando a operação, devolvendo a mercadoria para seu fornecedor.
Att
Termy Ferreira de Lima
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Tatiana entendi errado sua pergunta, por isso estou retornando. Você adquiriu mercadorias com CFOP 5102 e quer fazer devolução? Se é isso o correto é devolver com CFOP 5202.
William Carvalho
Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)Tatiana, mas se você esta devolvendo a mercadoria você irá fazer 5.202, o 1.202 é quando você esta recebendo a devolução e vai dar entrada no seu sistema. mas você disse que não comercializa? se for uma compra para Industrialização por exemplo, agora você vai devolver como 5.201 (Devolução de compra para industrialização ou produção rural) porque independente do CFOP que seu fornecedor tirar, você vai classificar de acordo com a sua utilização.
Tatiana Oliveira
Obrigada vocês sempre me amparando rs!!
Então eu fiz uma compra e tem a CFOP 5102, mas vou devolver então coloquei 1.202.
Parece que nossa colega Patricia tem o mesmo entendimento que eu.
Obrigada mais uma vez.
Glerisson Gomes
Prata DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadeOlá Tatiana,
Veja:
Termy Ferreira de Lima
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Se vai devolver Tatiana o CFOP é 5202 e não 1202, este é usado quando você recebe a devolução de uma venda.
Bronze DIVISÃO 4 , Analista FiscalTatiana recapitulando...
Somente o CFOP da nota fiscal do seu fornecedor está errado? O produto entregue está correto? Seria para industrialização?
Se caso o produto entregue na sua empresa estiver correto, solicite junto ao seu fornecedor uma carta de correção alterando o CFOP, assim você irá escriturar conforme o CFOP correto (1.101 se for o caso). Mas não esqueça de verificar se os impostos foram destacados corretamente.
Att
Luciano Antonio da Silva
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)1202 ou 2202 você só utilizará na entrada da mercadoria conforme o Termy te informou.
Na saída será 5202 ou 6202.
Atenciosamente
Luciano
William Carvalho
Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)Tatiana, o modo que descrevi é exatamente o que o colega Glerisson demonstrou acima, como 1.202 seu fornecedor não irá aceitar, já que este código é o que ele teria que usar para retornar a mercadoria como entrada.
Os colegas Termy e Luciano também tem o mesmo entendimento.
Mauri Seabra
Tem que definir qual a finalidade da sua compra, foi para revenda ou para uso/consumo
Tatiana Oliveira
Prata DIVISÃO 2 , Assistente FiscalGente, fiquei confusa...
A nota do meu fornecedor veio com CFOP 5102 ele me vendeu um suporte para uso e consumo, mas vou devolver...
Eu não efetuei a entrada, estou com a NF da saída dele e devolvendo...
Att,
William Carvalho
Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)Tatiana, como foi uma compra para uso consumo a devolução é feita no CFOP 5.556 (Devolução de compra de material de uso ou consumo) Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias destinadas ao uso ou consumo do
estabelecimento, cuja entrada tenha sido classificada no código 1.556 - Compra de material
para uso ou consumo.
assim será o mais correto no seu caso. este produto não é substituição tributaria né? caso for o CFOP é 5.413
Bronze DIVISÃO 4 , Analista FiscalTatiana você tem duas opções:
1ª Para que você faça uma nota de devolução, primeiramente você deverá escriturar a nota do seu fornecedor no seu livro de entrada (somente poderá devolver algo que você tenha recebido), então no seu livro de entrada você deve escriturar a nota fiscal como 1.556 (Aquisição de bem para uso e consumo) e depois emitir a SUA NOTA de Saída como 5.556 Devolução de compra de Material para uso e consumo;
2ª Na entrada da mercadoria na sua empresa, fazer recusa do produto no ato da entrega, descrevendo atrás da nota do seu fornecedor o porque do não recebimento.
Então, caso o produto já esteja em poder da sua empresa você deverá seguir a 1ª opção.
Att
Tatiana Oliveira
Prata DIVISÃO 2 , Assistente FiscalMuito Obrigada.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade