x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 904

Recolhimento de Imposto

Marino Sampaio

Marino Sampaio

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 17 anos Terça-Feira | 25 dezembro 2007 | 18:57

Boa noite, um empresário me procurou para regularizar sua situação junto ao fisco. O ex-contador não enquadrou a empresa no "Simples (complicado) Nacional" na época regulamentar pois constava débito junto a Receita Estadual, acontece que nos meses seguintes (agosto, setembro, outubro e novembro) ele emitiu guias DAS para que fossem pagas e ela constava os dizeres: empresa não optante no SN e a empresa pagou as guias achando que estava tudo normal. Minha dúvida é: como as empresas que administro são todas SN, não tendo nenhum outro enquadramento (lucro pressumido ou real) não sei como resolver tal situação; como posso regularizar os recolhimentos feito irregulares pois a forma de apuração seria lucro pressumido, os impostos recolhidos podem ser compensados ou pedir sua restituição. Grato pela atenção.

Thiago de Souza Oliveira

Thiago de Souza Oliveira

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 17 anos Quarta-Feira | 26 dezembro 2007 | 10:31

Que eu saiba, tem que escriturar a empresa desde julho, como lucro presumido, e fazer a apuração dos impostos normalmente...

A respeito de compensação, eu aconselho vc explicar a situação pra RFB, pois nao tenho certeza da possibilidade... Se puder, provavelmente deve ser pela PER/DCOMP...

Desculpe nao saber mais detalhes, mas te desejo uma boa sorte...

Até...

Gabriel

Gabriel

Prata DIVISÃO 2 , Consultor(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 26 dezembro 2007 | 10:33

Bom dia Marino,

Se a empresa está com débito, ela não poderá ser Simples Nacional no 2º semestre de 2007, mesmo que regularize agora!

Desta forma, entendo que vc deverá fazer novamente o 2º semestre de 2007, e recolher os tributos. Apurando pelo presumido ou Real.

Na hora de escolher o porte, tome cuidado, pois dependendo da forma de tributar que vc escolher, vc poderá arrumar problemas...

Exemplo, se vc fizer um lucro real mensal, as DACON vai estar tudo em atraso...

Sobre as guias "DAS" já recolhidas, ainda não vi nada para compensar isto, por este motivo, vc poderá somente restituir os valores...

Assim entendo!

Atenciosamente,

Jonas

Jose Luiz Ferreira

Jose Luiz Ferreira

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 26 dezembro 2007 | 12:14

Marino,

Regularize o mais breve possivel, para poder se enquadrar no SN agora em jan/08.

Qto aos recolhimentos indevidos, aguarde noca versão do PER/DECOMP... mas solicite ao seu cliente q recolha agora os impostos atrasados...depois compensa...

Abraços!

Abraços!

JLF

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade