x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 4.186

patricia nayara

Patricia Nayara

Bronze DIVISÃO 4 , Secretária
há 11 anos Quinta-Feira | 19 setembro 2013 | 15:43

Boa tarde, preciso de uma ajuda na seguinte situaçao: tem um cliente que vendeu uma peça para um cliente e essa peça deu defeito, entao a empresa mandou uma nnota no cfop 5915 e voltou uma nova peça no cfop 5949,o cliente deu entrada na nota no 1949.Mas fiquei na duvida se essa transação esta correta ,alguem pode me ajudar?

Juber Roberto

Juber Roberto

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 20 setembro 2013 | 16:59

Boa tarde, Patricia Nayara!

Vou me colocar na situação de seu cliente e te explanar qual é o procedimento na minha empresa, comércio varejista de autopeças:

1) Adquirente emite NF-e de remessa para conserto para minha empresa com CFOP X.915 (X = 5 ou 6);
2) Minha empresa emite NF-e de remessa para conserto para fornecedor/indústria com CFOP X.915 (X = 5 ou 6);
3) Fornecedor/Indústria emite NF-e:
a. em caso de garantia procedente: de retorno de conserto/reparo para minha empresa com CFOP X.916;
b. em caso de garantia improcedente: de outras saídas de mercadorias para minha empresa com CFOP X.949 , especificando nos 'Dados Complementares' motivo de rejeição ou número do laudo com o motivo de rejeição;
4) Minha empresa emite NF-e:
a. em caso de garantia procedente: de retorno de conserto/reparo para adquirente com CFOP X.916;
b. em caso de garantia improcedente: de outras saídas de mercadorias para minha empresa com CFOP X.949 , especificando nos 'Dados Complementares' motivo de rejeição ou número do laudo com o motivo de rejeição;

Na minha visão, o retorno como outras saídas (X.949) deve ser utilizado se a mesma peça, por algum motivo técnico ou subjetivo, não foi passível de conserto, reparo ou substituição. Se foi consertada, reparada ou substituída, aí sim eu utilizaria o CFOP X.916 na emissão da NF-e para o adquirirente.

Espero ter ajudado!

Abraços,

Juber Roberto

Juber Roberto
CRC/GO 024.526/O-7
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade