Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 812

Retorno de Conserto (Produto diferente do enviado)

Thiago Souza

Thiago Souza

Iniciante DIVISÃO 2 , Engenheiro(a) Sistemas
há 11 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 00:15

Boa tarde,

Tenho uma questão na empresa que eu trabalho que não estou conseguindo solucionar. É o seguinte...

Somos empresa do ramo de varejo e sempre que temos uma mercadoria que está exposta para venda que apresenta defeito, enviamos a mesma para a devida assistência técnica com CFOP 5915/6915 e normalmente a mercadoria é consertada e recebemos a mesma com uma nota de retorno (CFOP 5916/6916).

Até aí, tudo ok. A questão é que eventualmente, por motivos variados, a mercadoria retornada do conserto é diferente daquela que foi originalmente enviada. Nós enviamos uma referência e volta outra no lugar.

Como dar entrada no nosso estoque nesta situação? Como seria o procedimento fiscal para fazermos as coisas corretamente? Apreciaria bastante se pudessem fornecer orientação.

Obrigado!

REGINA VITORIA RASTRELLI TEIXEIRA

Regina Vitoria Rastrelli Teixeira

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 00:33

Thiago Souza,

A situação apresentada é um tanto incomum.
O correto é a devolução das mesmas mercadorias reparadas e não mercadorias diferentes para substituir as que foram enviadas para conserto.
No caso específico seria ideal devolução por defeito e ponto final.
A Duplicata/Fatura seria paga com o desconto do material devolvido.

Caso o fornecedor envie outra mercadoria em substituição a devolvida, deverá emitir nota de venda normalmente.

Acredito que esta seria a forma correta para solucionar o problema.

Espero ter ajudado.

Regina Rastrelli
Contabilista - CRCRJ 043751/O-8
email - [email protected]
telefone - (21) 99268-7247

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade