Pedro L M
Prata DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeBoa tarde, preciso de uma ajuda.
Na hora de fazer uma devolução de mercadoria para "uso e consumo", na nota de devolução tenho que colocar o valor do ICMS caso tenha vindo na nota de entrada, sendo assim irei debitar esse ICMS e pelo principio da nao cumulatividade poderei me apropriar do ICMS da entrada (ja que é um material para uso e consumo e inicialmente eu nao teria o direito ao credito).
Mas surgiu uma duvida, no caso, se eu lanço a nota de entrada, e nao me aproprio por se tratar de uso e consumo, e depois de 1 mes verificamos que o produto veio com algum defeito interno que nao deu para verificar na hora da compra.
Sendo asim irei fazer a devolução, faço a nota de devolução e debito o imposto conforme a nota de entrada.
Mas como vou me apropriar do imposto da entrada, sendo que essa nota ja foi lançada a 1 mes? teria eu que excluir a nota do sistema e lançar novamente me apropriando do imposto?
Ou basta eu destacar no Registr de Apuração de ICMS o valor do crédito dessa nota de entrada e mencionar que se refere a uma devolução?
Obrigado.