x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 2.804

Compra de Combustiveis por Requisições

Vanivaldo Avelar
Articulista

Vanivaldo Avelar

Articulista , Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2008 | 17:33

Somos uma empresa transportadora de Cargas tributada pelo lucro real e tenho a seguinte duvida sobre a aquisição de combustiveis.

Fazemos o abastecimentos de alguns veículos na base da requisição. Quinzenalmente o posto nos emite uma nota fiscal do valor total daquelas requisições. No corpo da Nota fiscal é relacionado os numeros das requisições.

Pergunta:

Existe a necessidade de estar relacionada e arquivada junto a cada Nota Fiscal emitida as referidas requisições?

Existe algum tipo de penalidade para a empresa caso não "guarde" estas requisições?

Proteja a sua familia, REZE por ela! EU protejo a minha familia, EU REZO POR ELA.
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2008 | 17:40

Vanivaldo.

A nota fiscal por si só é o documento hábil que acorberta a operação comercial, discartando então as requisições.

Agora, se o amigo quiser manter nos seus arquivos as tais requisições poderá ser feita, lembre-se apenas que não haverá nenhuma sanção caso as mesmas não estejam arquivadas jutamente com as notas fiscais.

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Francisco Délio

Francisco Délio

Prata DIVISÃO 3 , Gerente Contabilidade
há 17 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2008 | 17:41

Vanivaldo, boa tarde.

Na minha interpretação, essas requisições servem apenas para controle interno da empresa. As empresas geralmente adotam esse tipo de procedimento, para controlar seus gastos com combustíveis, e ter a certeza que nenhum funcionário está utilizando combustível de forma indevida.

A NF é o documento hábil que ampara a operação.

Francisco Délio
Vanivaldo Avelar
Articulista

Vanivaldo Avelar

há 17 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2008 | 17:47

Claudio e Francisco, boa tarde!

O meu questionamento é porque uma fiscalização esta exigindo essas requisições para conferencias.

Tambem achei estranho pois esse sistema de requisições é um acordo entre clientes (posto e Transportadora).

Proteja a sua familia, REZE por ela! EU protejo a minha familia, EU REZO POR ELA.
Francisco Délio

Francisco Délio

há 17 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2008 | 17:52

Vanivaldo,

Pode ser que o fiscal esteja solicitando, por na NF. não conter algumas informações como: Valor unitário, quantidade de litros, etc.

Se na Nf tiver somente a informação:

Vr. ref. a requisição xxx.

O fiscal com certeza vai querer ver as requisições para verificar se o preço cobrado não está abiaxo do permitido, o que significaria elisão fiscal.

Francisco Délio
Vanivaldo Avelar
Articulista

Vanivaldo Avelar

há 17 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2008 | 18:01

Francisco,

É mais ou menos isso que esta acontecendo.

Mas, estão todas as informações necessárias na NF. Valor Unitário, quantidade, etc.

O problema maior é que não estamos localizando as requisições que comprovem a referida Nota fiscal.

Francisco Délio

Francisco Délio

há 17 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2008 | 08:13

Vanivaldo, bom dia!!

Não entendo essa solicitação do fiscal. Se na NF constam todas as informações pertinentes, não há necessidade dele solicitar essas requisições. Sinceramente não vejo motivos para o fiscal insistir nessas requisições.

Para esse problema, de imediato, não vejo outra saída, senão conversar com fiscal, tentar entender os motivos dessa solicitação.

Para o futuro, sugiro que vocês orientem o Posto de gasolina a não mais discriminar na NF nenhuma informação acerca das requisições. Devendo colocar somente as informações de praxe.

Nesse caso as requisições continuarão acompanhando a NF, porém somente para controle interno da empresa.

A empresa na qual trabalho utiliza esse mesmo procedimento. As requisições apenas acompanham a NF para comprovar para gerência a origem daqueles abastecimentos. Sendo a NF totalmente independente.

Faça isso, meu amigo, e boa sorte.

Francisco Délio

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: