x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 816

Estorno de Débito em operações interestaduais

Patricia Trevisan

Patricia Trevisan

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 18 novembro 2013 | 10:33

Bom dia,

Uma empresa do estado de São Paulo, que promover saída (transferência para uma filial) para o estado do Mato Grosso do Sul, debitará em sua nota de saída 7%.

Caso a mercadoria, seja tributada por ST, o imposto já estará retido pela industria calculado pelo IVA o percentual até a venda para o consumidor final.

1 - Com base no principio da não cumulatividade, posso eu, estornar o debito de 7% em minha GIA?
2 - O artigo 269, IV diz:

Artigo 269 - Nas situações adiante indicadas, o estabelecimento do contribuinte substituído que tiver recebido mercadoria ou serviço com retenção do imposto, observada a disciplina estabelecida pela Secretaria da Fazenda, poderá ressarcir-se (Lei 6.374/89, art. 66-B, na redação da Lei 9.176/95, art. 3°, e Convênio ICMS-81/93, cláusula terceira, § 2°, na redação do Convênio ICMS-56/97, cláusula primeira, I):

IV - do valor do imposto retido ou da parcela do imposto retido em favor deste Estado, referente a operação subseqüente, quando promover saída para estabelecimento de contribuinte situado em outro Estad
o.

Este artigo serve como base legal?

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies