Marcos Bruno
Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a)Pessoal,
Precisava de uma ajuda de vocês. O caso é o seguinte, uma transportadora com sede no RJ, vai realizar embarques periódicos a partir de GO, mas por enquanto não quer abrir filial em GO, até pegar um volume de cargas que justifique naquele estado.
Segundo já pesquisei, a primeira providência é usar uma série distinta para os CTe que são emitidos para esse transporte iniciado em outro estado. Confere?
Adicionalmente, no Livro de Registro de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrência, devo registrar que "Adotamos, na data X, a série 0 para as prestações internas e interestaduais, e a série 1 para as prestações de serviço de transporte iniciada em unidade da federação diversa daquela do credenciamento para a emissão do CT-E", por exemplo. Confere?
Essa minha interpretação vem do § 4º da Cláusula Quinta do Ajuste Sinief n. 09/2007. Estou certo?
Quanto ao pagamento do ICMS, ele será recolhido em GO por ST, pelo tomador do serviço (indústria estabelecida naquele estado, que despacha as mercadorias para seus clientes, através da transportadora, e paga o frete)? Ou será recolhido em GO pela transportadora (sem ST)?
De acordo com a resposta acima, a guia do ICMS de GO deve ser emitida em nome da indústria tomadora do serviço de transporte ou em nome da transportadora (que não tem inscrição estadual em GO)?
E qual a CST a ser usada na emissão do CT-e? No sistema de emissão de CT-e tem algumas opções:
60 - Recolhimento do ICMS atribuído ao tomador ou ao 3º previsto por ST
Outra UF - ICMS devido à outra UF
Essa opção de outra UF tem no sistema, mas sem nenhum número de CST na frente.
Nessa operação, qual a base de cálculo dos impostos federais (PIS, COFINS, CSLL, IRPJ)? O valor total do conhecimento, incluindo o ICMS, ou o valor do CT-e sem o valor do ICMS?
Agradeço muito se puderem me ajudar com essas dúvidas!
Aliás, se puderem indicar contadores no Rio de Janeiro que entendam bem desse setor de transportes, seria muito útil, pois há tempo procuro um, e não encontro quem conheça.