Marcos Confidente
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Amigos,
Tenho alguns clientes com transporte de água potável CNAE 36006-02, o transporte consiste no seguinte:
1 – Eles recebem um telefonema de um cliente pedindo um caminhão, ou seja, não existe estoque de mercadorias.
2 – Eles vão ate um posto de abastecimento, que chamam tecnicamente de adutora, abastecem e saem para a entrega.A cobrança da água pela CEDAE é feita no final do mês com a emissão de uma conta de água comum, que vem a quantidade em metros cúbicos da água retirada na adutora.
Agora vem a duvida:
O que emitirem para cobrança e acobertarem essa operação?
Entendo que para haver a emissão do CTRC ou atualmente o CT-e, deve existir três pessoas, se tratar de uma mercadoria e atravessar municípios:
As três pessoas são:
1 – Quem envia a mercadoria,
2 – Quem Recebe a mercadoria,
3 – quem transporta a mercadoria,
Pois bem, só que não existe uma mercadoria, pois se trata de água potável, retirada da CEDAE e como o código civil Artigo 100, se trata de um bem publico e para tanto não pode ser vendida.
Peguei uma conta de Água, acessei a legislação da Cedae e vi que ela não vende, mas cobra pela purificação, distribuição, etc....Inclusive nem ICMS é cobrado, pois tem uma redução de 100% de imposto.
Portanto, a CEDAE não manda entregar,então não existe um remetente.
A empresa de transporte recebe a ligação de alguém, retira a agua e cobra pelo transporte, então quem manda pegar não é dono da mercadoria e sim o recebedor., portanto, a meu ver, não têm como emitir esse CT-e.
Sempre orientei a eses clientes a emissão da Nota Fiscal de Serviços, pois, eles pegam a água na CEDAE por a ordem de alguém, cobram pelo serviço de transporte e pelo reembolso da água que a CEDAE cobrara no final do mês, através de uma conta em nome dessa empresa de transporte.
Queria saber se o meu pensamento esta correto, pois como disse acima, não tenho como emitir o CT-e, ate porque se trata de um serviço isento de ICMS, Água da maneira como é coletada não se trata de uma mercadoria, e atividade fim da empresa é transporte de água potável.
Desde já o meu muito obrigado,