Filipe Neto
Iniciante DIVISÃO 2 , Micro-EmpresárioOlá, tudo bem com vocês?
Estou com uma dúvida que está atrapalhando a implementação do meu negócio, uma vez que não tenho certeza sobre a legalidade e enquadramento do modelo..
O processo seria o seguinte, minha empresa prestaria serviço de representação comercial e vendas, no comércio eletrônico, sem manter estoque; e despacharia o pedido às empresas contratantes APÓS confirmação do pagamento dos consumidores finais.. Uma vez confirmado o pagamento e postado o produto, o valor da venda é creditado para a empresa contratante e a comissão contratada descontada.. Minha dúvida está nesse cenário; o modelo disposto é viável legalmente? Em caso de devolução (que normalmente se dá sem ônus ao comprador), fica por conta da empresa que me contrata, uma vez que ela será a emissora da nota fiscal ao cliente? Eventuais estornos por não reconhecimento de compra, como fica? Já que eu recebi primeiro para depois transferir para a empresa vendedora..
Agora sobre enquadramento fiscal, representação de vendas se limita à presumido ou real, podendo ser EIRELI; o fato de eu supor a atividade de gestão de pagamentos, muda o enquadramento? Existe incidência maior de impostos nesse modelo?
São muitas dúvidas e não consegui encontrar material de qualidade na internet. Agradeço pelas respostas! Obrigado!