x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 9

acessos 116.703

Frete sobre Compras/Vendas

Karin

Karin

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 17 anos Terça-Feira | 26 fevereiro 2008 | 17:30

Boa Tarde!

Tenho a seguinte duvida:
Acho que seria mais com o Depto Fiscal....frete s/ compras é lançado no fiscal como fretes e tal, só que o depto fiscal aqui da empresa entende que o Frete s/ vendas não deve ser lançado no fiscal pois não é sob as Entradas...

No meu entender, os dois são aquisição de serviço de frete.

E então, o frete s/ vendas deve ser lançado somente como uma despesa, ou deve ser provisionado no fiscal como aquisição de serv. de fretes?

URGENTE

Francisco Délio

Francisco Délio

Prata DIVISÃO 3 , Gerente Contabilidade
há 17 anos Terça-Feira | 26 fevereiro 2008 | 17:45

Karin, boa tarde.

Os CTRCs, ou Nfs de serviços de fretes, devem ser lançadas normalmente no fiscal, independente de serem de entradas ou de saídas.

Se a sua empresa terceiriza os serviços de entrega, evidentemente que os documentos fiscais que amparam tal operação deve ser registrados no Livro Fiscal.

Importante é entender que os fretes sobre as vendas, são classificados na contabilidade como despesas comerciais, enquanto que os fretes sobre as compras, são componentes do custo dos produtos, mercadorias ou matéria prima adquirida.

O frete s/compra somente é considerado despesa quando não se referir aquisições que não estejam relacionados ao produto, mercadoria ou serviço prestado.

Francisco Délio
Tatiana Goularte Dias

Tatiana Goularte Dias

Iniciante DIVISÃO 3 , Sócio(a) Proprietário
há 17 anos Quarta-Feira | 12 março 2008 | 23:25

Boa noite, tenho uma dúvida de principiante, que é a seguinte?
Como incorporo o custo do frete (sendo ele fob) no valor unitário de cada mercadoria a ser repassado na venda, sendo que nessa entrega, por exemplo, venha produtos que oneraram meu frete mais que outros, exemplo o frete total de R$ 400,00, com 100 itens(uns mais pesados e custando mais que outros) eu divido os 400 por 100, ou como seria?

Francisco Délio

Francisco Délio

há 17 anos Quinta-Feira | 13 março 2008 | 08:24

Tatiana, bom dia.

Uma vez que o frete s/ a compra de mercadorias para revenda ou matéria-prima, compõe o custo da compra, devendo ser agregado aos produtos, você não precisa fazer esse rateio do frete.

Basta no momento da contabilização da NF. lançá-lo na conta de estoques, que ele já estará compondo o valor da mercadoria adquirida.

Um exemplo da aquisição de mercadoria ao custo de R$ 1.000,00 com frete incluso de R$ 100,00, ICMS 18% e que o frete componha a base de cálculo do ICMS.

Valor das mercadorias = R$ 1.000,00
Frete = R$ 100,00
Total da NF = R$ 1.100,00
Base do ICMS = R$ 1.100,00

Contabilização:

D = Estoque mercadorias p/revenda = R$ 902,00
D = ICMS a recuperar = R$ 198,00
C = Bancos/Caixa/fornecedores = R$ 1.100,00

Se na mesma NF vier mercadorias cuja contabilização seja em contas diferentes do estoque, aí você deve dividir o valor do frete pelas quantidades.

Francisco Délio
Tatiana Goularte Dias

Tatiana Goularte Dias

Iniciante DIVISÃO 3 , Sócio(a) Proprietário
há 17 anos Quinta-Feira | 13 março 2008 | 11:18

Muito obrigado Francisco ficou bem claro a contabilização, só estou meio confusa como irei repassar isso para o cliente já que pretendo colocar em cima do valor unit. uns 40% para o cliente como faço com o valor do frete nesse valor unitário.

Francisco Délio

Francisco Délio

há 17 anos Quinta-Feira | 13 março 2008 | 13:55

Tatiana, boa tarde.

Veja um exemplo:

Compra de mercadoria: 100 un x R$ 10 = R$ 1.000,00
Frete pago: R$ 180,00

R$ 18,00/10 un = R$ 1,80 p/unidade.

R$ 1,80 + R$ 10,00 = R$ 11,80

No estoque a mercadoria entra ao custo de R$ 11,80 (ex. hipotético sem ICMS).

Ao fazer isso, automaticamente você já está repassando o custo do frete para o cliente, pois o seu preço de custo passou de R$ 10,00 para R$ 11,80 com o frete.

Preço de venda:

Margem de lucro desejada = 20%
ICMS = 18%
PIS/COFINS/CSLL = 9,25%
Total 47,25%

100% - 47,25% = 52,75%
52,75/100 = 0,5275

Preço de venda = 11,80/0,5275 = R$ 22,3697

Francisco Délio
Mariana Neto dos Santos

Mariana Neto dos Santos

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2009 | 17:21

Boa tarde GEnte!

Tenho uma dúvida...

Uma empresa, quando vende um produto, embute o valor do frete na nota...Como o valor do imposto não inside o valor do frete, acredito que os lançamentos sejam separados, correto? Como eu faria esse lançamento????

Mariana Neto dos Santos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade